WhatsApp está gastando muita bateria em iPhones e celulares da Xiaomi e OnePlus

WhatsApp consome mais energia em segundo plano nas versões mais recentes para iPhone e Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp para iPhone

Há algo de errado no WhatsApp: as versões mais recentes para iPhone e para Android vêm consumindo muito mais energia que o normal, especialmente quando estão em segundo plano. O aplicativo chega a drenar de 15% a 30% da bateria, tanto em celulares da Apple como em dispositivos da OnePlus e Xiaomi.

De acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp para iOS consome muita bateria em segundo plano na versão 2.19.112. Diversos relatos no Reddit mencionam o mesmo problema na versão 2.19.308 para Android.

No Twitter, o desenvolvedor André Van Dal mostra que o WhatsApp ficou ativo por quase três horas em seu iPhone, duas delas em segundo plano. Outro usuário do iOS teve um uso total de quase 18h, das quais 11h foram com o app fechado.

Esta semana, a Apple corrigiu um bug no iPhone e iPad que fechava apps em segundo plano com mais frequência que o normal. Ou seja, é possível que o WhatsApp volte ao normal ao rodar no iOS 13.2.2 ou iPadOS 13.2.2.

WhatsApp consome muita bateria em celulares Android

Esse problema não se limita aos celulares da Apple. Diversos usuários do Android, especialmente de smartphones da OnePlus, também se queixam disso.

No Reddit, um dono do Oneplus 7T relata que o WhatsApp ficou aberto por menos de cinco minutos, mas gastou 16% da bateria. Por sua vez, um usuário do OnePlus 5 com Android 9 Pie diz que o aplicativo “vem drenando a bateria insanamente, acho que vi 33% do consumo total só pelo WhatsApp nas estatísticas”.

Isso parece ser menos recorrente em celulares da OnePlus que atualizaram para o Android 10. Acredita-se que o WhatsApp esteja conflitando com um recurso embutido pela fabricante no Android 9 Pie, que fecha apps em segundo plano para economizar bateria.

Celulares da Xiaomi também adotam essa prática; o WhatsApp vem consumindo mais bateria que o normal em modelos como o Mi 8, Mi Mix 3 e Redmi Note 7, segundo relatos no Reddit.

O WhatsApp ainda não se pronunciou sobre o assunto. E no seu celular, o aplicativo está gastando muita bateria?

Com informações: WABetaInfo, 91mobiles.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados