Início » Internet » Cofundador do WhatsApp volta a sugerir que você delete o Facebook

Cofundador do WhatsApp volta a sugerir que você delete o Facebook

Durante evento da Wired, Brian Acton comentou seu apoio à campanha #DeleteFacebook

Victor Hugo Silva Por

Não são poucos os ex-executivos do Facebook que passaram a criticar a companhia após se desligarem dela. Um deles é o cofundador do WhatsApp, Brian Acton, que há algum tempo defende a exclusão de contas da rede social.

Brian Acton, cofundador do WhatsApp, defende exclusão de contas do Facebook

Brian Acton, cofundador do WhatsApp (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

Em evento realizado pela Wired, Acton voltou a sugerir que os usuários deixem de usar o Facebook. Ele afirmou que as pessoas devem tomar suas próprias decisões, mas disse que mantém sua posição de não usar a rede social.

“Se você quer estar no Facebook e deseja ter anúncios à sua frente, vá com tudo”, afirmou. A posição de Acton sobre a rede social de Mark Zuckerberg ficou evidente em março de 2018, em meio à revelação do caso Cambridge Analytica.

À época, ele publicou no Twitter que “estava na hora” e mostrou apoio à campanha #DeleteFacebook. O comentário foi base de uma das perguntas para Acton, que explicou o motivo para ter se posicionado tão claramente contra a plataforma.

“Na época, havia uma pressão contra o Facebook”, afirmou. “Eu estava meio que ‘talvez esteja na hora’. Mas então percebi que uma falha fatal no Facebook é que eles não têm lápides. Quando você desaparece, você desaparece”.

“Então deixei minha lápide no Twitter. Para meu desgosto, era muito mais público e visível”, completou. Acton deixou em Facebook em setembro de 2017 após discordar de Zuckerberg sobre como o WhatsApp deveria ser monetizado.

Em maio de 2018, outro cofundador do WhatsApp, Jan Koum, também deixou o Facebook. O executivo, que ocupava a posição de CEO do WhatsApp, se desentendeu com a administração do Facebook sobre planos envolvendo a privacidade dos usuários, incluindo a criptografia.

Ao anunciar a saída, Koum afirmou apenas que era hora de seguir em frente. Acton, por sua vez, investiu US$ 50 milhões na Signal Foundation. A organização é responsável pelo aplicativo de mensagens criptografadas Signal.

Com informações: The Verge, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Genumano

Se os donos,não quisesses vender, não venderiam. O Whatsapp não tinha ações abertas na bolsa nem grupo societário.

Isaquiel

Não é propriamente uma VPN, ele fornece uma VPN com alguns servidores, mas eu só uso anti tracker mesmo, nem modifica o IP

Daniel Matos

Todo mundo tem o direito de criticar o que achar que deve ser criticado. O cara é o cofundador. A venda de uma empresa nem é essa simplicidade que você esta fazendo parecer. As criticas dele são validas e ele tem a liberdade de faze-las quando quiser.

Kazz

Cômicamente acho mais uma jogada de mestre do que hipocrisia.

Os fundadores literalmente ficaram famosos e super ricos por conta do Faceboook, e agora usam o dinheiro e a fama pra bater nele. Quer tática pró-privacidade mais incrível que essa? Tire dinheiro do seu inimigo, e use contra ele. :-P

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

instagram é bom pra promover trabalho cara.

tenho um pra portfólio e tá indo bem.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

hipocrisia nada.

é querer ganhar dinheiro mesmo.

Thiago Calazans

No mundo de hoje deve ser bem difícil não saber o que é Instagram, deve ser a rede social mais utilizada hoje em dia, salvo engano.
E mesmo não usando, você fica sabendo por causa das pessoas ao redor, porque realmente tá pra todo lado! Mas enfim, se vc tá dizendo né...

Thiago Calazans

Huum, pelo que eu entendi, você usa a VPN criada por ele, né?

José Vieira

E é daí pra pior! rs...

Epic Mac Fadden - ODZ -

Dois.

Isaquiel

Oi, eu uso o https://disconnect.me/ ele bloqueia bem, deixa o carregamento das páginas bem mais rápido. Ele é pago mas tá com uma promoção muito boa (lifetime) no StackSocial. Vale a pena

Isaquiel

Oi, eu uso o https://disconnect.me/ ele bloqueia bem, deixa o carregamento das páginas bem mais rápido. Ele é pago mas tá com uma promoção muito boa (lifetime) no StackSocial

Fernando Litre

Só tem uma coisa que o Facebook faz e que o Instagram ainda não disponibilizou: avisar quando meus amigos fazem aniversário

Genumano

Sério. Há alguns anos atrás eu vi que era um aplicativo para colocar efeitos em fotos e compartilhar com os outros. Nunca fui muito fã de fotos em celular e por isso não me chamou a atenção, ainda mais depois que o Facebook comprou.

Mike Cross

Isso levanta um ponto: talvez o grande problema não seja só o uso do Facebook, mas sim sua "dependência" por redes sociais.
Eu mesmo posso me colocar na berlinda: se eu inventar de deletar minhas redes sociais, minha interação social se reduz a quase zero.

Exibir mais comentários