O que é um WhatsApp Sniffer?

Soluções de WhatsApp Sniffer monitoram atividades do celular; o propósito é dar controle aos pais, mas nem sempre é isso o que acontece

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é um WhatsApp Sniffer? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

WhatsApp Sniffer é um aplicativo espião que monitora praticamente todas as informações do seu dispositivo. Apesar de ser legalizado e destinado a controle parental e corporativo, nem sempre essa é a finalidade. Quando o assunto é privacidade e espionagem, todo cuidado é pouco. Conheça os aplicativos mais populares e entenda como são usados.

Como já explicado resumidamente logo acima, um WhatsApp Sniffer funciona como um aplicativo espião que, quando instalado no celular, pode monitorar não só as conversas do WhatsApp, como praticamente todas as informações que entram e saem do dispositivo.

Não é nada como ter o WhatsApp hackeado. Diferente disso, que é quando alguém rouba o número do usuário e instala o app de mensagens em outro celular, esses aplicativos de espionagem são instalados no iOS (iPhone) ou no Android (quase sempre sem autorização do dono) para rastrear as ações do dispositivo.

O propósito desses aplicativos é dar controle aos pais para monitorar as atividades dos filhos na internet e intervir caso algo suspeito ocorra; e também para empresas que fornecem dispositivos aos funcionários, incentivando-os (ou coagindo) a manter a ética e a usar o telefone ou computador apenas para tarefas relacionadas ao trabalho… Mas, nem sempre é para isso que são contratados.

Os aplicativos mais populares

1- FlexiSPY

O FlexiSPY é um software de monitoramento que, entre as suas funções, inclui intercessão e gravação de chamadas e audição ambiente.

2- Spyzie

Permite o monitoramento de mensagens de texto, rastreador de localização do celular, monitoramento de contatos, WhatsApp, chamadas, sistema de notificação chamado Geocercas, acesso ao histórico do navegador.

3- mSpy

Rastreador de celular para controle dos pais que monitora: pressionamento de tecla, ligações, pesquisas, bate-papos, textos, localização, fotos e compartilhamentos.

Todos são apps pagos compatíveis com Android e iOS e alguns ainda operam com computador. Os preços variam bastante de serviço para serviço.

Do que os WhatsApp Sniffers são capazes

WhatsApp
WhatsApp Sniffers podem monitorar desde fotos até as digitações no teclado. (Imagem: Jeso Carneiro/ Flickr)

Em especial para o WhatsApp, os Sniffers são capazes de capturar os históricos e mídia das conversas e enviá-las para uma painel de controle do usuário que instalou o aplicativo no telefone. Entretanto, a rastreabilidade não para por aí: praticamente toda função do telefone é acumulada e enviada para a pessoa que contratou o software.

São registros de ligações, notificações, e-mails e mensagens recebidas nos mais diversos apps, notas, atividades nos navegadores, no calendário, digitações no teclado, vídeos e fotos feitas, localização e status da bateria, variando entre cada plataforma.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados