WhatsApp caiu: app não deixa usuários fazerem login nesta segunda (11)

WhatsApp está fora do ar para alguns usuários no Android e iPhone; app pede para esperar 5 minutos e tentar login de novo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses
WhatsApp (Imagem: Pexels)

Parece que os serviços do Facebook estão caindo aos poucos: o Instagram teve problemas com o Stories na semana passada, então agora é a vez do WhatsApp. Usuários no Android e no iPhone não conseguem fazer login nesta segunda-feira (11), pois o aplicativo pede para esperar 5 minutos e tentar de novo — o que não funciona. Alguns acham que a culpa é da Fátima Bernardes (!) por recomendar a verificação em duas etapas.

“Não consigo cadastrar nova conta”, afirma um usuário no DownDetector. “Desisntalei meu wpp achando que ia resolver o probleminha que tava dando, mas agora não consigo instalar”, diz outro. “Não consigo confirmar meu número, e eu achando ser problema do celular dei até hard reset”, explica outra pessoa.

O WhatsApp fica emitindo uma mensagem de erro, dizendo que “está temporariamente indisponível” e pedindo que você “tente novamente em 5 minutos”. Isso já faz horas; as queixas vêm se acumulando desde as 11h da manhã (horário de Brasília).

Alguns usuários não conseguem enviar mensagens nem fazer download de arquivos, apenas receber mensagens de texto. O WhatsApp às vezes deixa de abrir; quando o usuário reinstala, não consegue fazer login.

Usuários têm problema após verificação de duas etapas

Curiosamente, algumas pessoas estão culpando a apresentadora Fátima Bernardes pelo problema. O especialista em segurança Emilio Simoni, da PSafe, participou hoje do programa matinal na TV Globo e recomendou que os usuários ativem a verificação de duas etapas para se protegerem contra a fraude de SIM swap (chamada informalmente de “clonagem”).

Os espectadores seguiram a dica, mas isso coincidiu com um problema nos servidores do WhatsApp. “Fui fazer a confirmação em duas etapas, agora meu whats não envia mais mensagem e dá como conexão com servidor interrompida”, explica um usuário. “O meu também, foi depois de ativar segurança em duas etapas, aí desinstalei e agora não consigo mais entrar”, diz outro.

O problema não está na autenticação de dois fatores, algo que todo mundo deveria ativar no WhatsApp — há uma falha nos servidores do aplicativo. Usuários estão se queixando especialmente no Brasil e na Europa; também há relatos dos EUA, Canadá e Oriente Médio.

Queixas começaram a se acumular às 11h:

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados