Como limpar cache do PS4

Saiba como limpar o cache do PS4 e remova arquivos temporários que podem causar erros em jogos ou deixar o console lento

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
InspiredImages / PS4 / Pixabay

Nem todo mundo sabe como limpar o cache do PS4, um procedimento simples, mas que pode fazer a diferença no dia a dia, já que o sistema do console, jogos e apps com tempo acumulam arquivos que podem se corromper e prejudicar a performance.

Como limpar cache do PS4

Conforme você roda jogos e aplicativos no PS4, o console armazena dados temporários ou arquivos cache para acessar recursos e executar funções com mais velocidade e eficiência. O procedimento é o mesmo usado por sistemas operacionais e aplicativos de computadores e celulares e, da mesma forma, esses dados tendem a se corromper com o tempo, por diversos motivos.

Uma vez corrompido, o cache do PS4 pode levar a instabilidade de jogos e apps, bem como do próprio sistema do console em si. No entanto, é possível limpar esses dados e forçar o sistema a baixar novos arquivos de cache conforme o uso, livres de erros e que deixam o sistema, jogos e apps rodando mais rápido e de forma mais estável.

Veja como fazer.

Sony / Menu rápido / como limpar cache do ps4
  1. Aperte e segure o botão “PS” do DualShock 4 para abrir o Menu Rápido;
  2. Selecione a opção “Desligar PS4” e aguarde até o console desligar por completo;
  3. Desconecte o cabo de energia da parte traseira do PS4 (obrigatório).
    O procedimento não funciona se você apenas tirar o PS4 da tomada, o cabo de energia precisa ser totalmente desconectado;
  4. Mantenha o PS4 desligado e desconectado da rede elétrica por no mínimo 5 minutos;
  5. Reconecte o cabo de energia e ligue o PS4.

Após esse procedimento, o cache do PS4 será apagado e os jogos poderão baixar novos conjuntos de dados temporários, menos sujeitos a erros.

É importante lembrar que esse método só funciona desligando completamente o console, portanto não adianta colocá-lo em modo de repouso. Da mesma forma, é obrigatório que o cabo de energia seja totalmente removido da parte traseira do dispositivo, não basta apenas tirar o PS4 da tomada e manter o cabo conectado ao console.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados