WhatsApp começa a implementar novo logotipo do Facebook

Facebook lançou nova identidade visual que já aparece no WhatsApp Business para iPhone; Instagram fará o mesmo em breve

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp e Facebook

O Facebook lançou uma nova identidade visual que aparecerá nos aplicativos da empresa: o WhatsApp Business para iPhone já inclui o logotipo em caixa alta na versão beta mais recente, e o Instagram fará o mesmo em breve na tela de login e nas configurações. O app da rede social Facebook, no entanto, continuará com o ícone azul e branco.

Segundo o WABetaInfo, o WhatsApp Business para iPhone tem uma nova tela de abertura na versão beta 2.19.120.11: o ícone do aplicativo aparece bem no meio e, na parte inferior, fica o aviso “from FACEBOOK” na cor verde. Na aba Ajustes, o logotipo aparece mais uma vez, agora na cor preta.

Enquanto isso, no Instagram, o logotipo terá as cores laranja, rosa e roxo do aplicativo; e poderá exibir uma animação dentro das letras para chamar a atenção.

Vale lembrar que o aplicativo do Facebook continuará com o ícone azul e branco. A ideia é justamente comunicar, de forma mais clara, a diferença entre a rede social e a empresa que controla o Instagram, WhatsApp, Messenger, entre outros.

WhatsApp from Facebook

O Facebook também quer deixar claro que é, sim, dono desses serviços. Em uma pesquisa nos EUA, 22% dos entrevistados disseram ao Pew Research Center que Instagram e WhatsApp não pertencem ao Facebook, enquanto 49% não tinham certeza. Os aplicativos foram adquiridos em 2012 e 2014, respectivamente.

Zuckerberg tem mais controle sobre Instagram e WhatsApp

Por muito tempo, os dois apps foram administrados de forma independente. Mas, com o passar dos anos, o CEO Mark Zuckerberg aumentou sua influência no desenvolvimento dos dois aplicativos, para que eles rendam mais dinheiro à medida que as pessoas usam menos o Facebook.

Por isso, os cofundadores do Instagram deixaram a empresa no ano passado; assim como Jan Koum, cofundador e então CEO do WhatsApp. Brian Acton, o outro cofundador do WhatsApp, já havia saído em 2017 e hoje apoia a iniciativa #DeleteFacebook.

Depois que os cofundadores do Instagram saíram, o Facebook ordenou que o aplicativo dobrasse o número de anúncios, segundo o The Information. O WhatsApp, por sua vez, vem trazendo mais novidades para o aplicativo Business, a fim de atrair mais empresas — e potencialmente oferecer um serviço pago no futuro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados