Facebook para iPhone corrige bug que mostrava câmera após abrir fotos no app

Facebook para iPhone ativava câmera quando usuário abria imagens do feed; rede social diz que isso era bug no app para iOS

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook Page / Tim Bennett / Unsplash

Nos últimos dias, o Facebook para iPhone foi flagrado carregando a interface da câmera quando o usuário abria imagens do feed em tela cheia. A rede social diz que se tratava de um bug no aplicativo para iOS, e que nenhuma foto ou vídeo foi capturada por causa disso. O problema foi corrigido na versão mais recente, já disponibilizada pela Apple na App Store.

Era assim: você tocava em uma imagem no feed de notícias, ou abria uma foto de perfil, e ela ocupava toda a tela. Ao deslizar o dedo para minimizá-la, a interface da câmera aparecia na lateral esquerda, mostrando o que estava à sua frente. O Tecnoblog confirmou que esse bug estava presente na versão 246.0, rodando no iOS 13.2.2.

Nas últimas horas, foi liberada a versão 247.0 para o iOS, que não exibe mais esse comportamento: quando você fecha uma foto, surgem apenas bordas pretas nas laterais que somem com uma animação.

Guy Rosen, vice-presidente de segurança e integridade do Facebook, diz no Twitter que o bug da câmera ocorria porque a empresa tentou consertar outro bug. “Recentemente, descobrimos que nosso aplicativo para iOS abria incorretamente no modo paisagem”, explica o executivo.

“Ao corrigir isso na semana passada na versão 246, inadvertidamente introduzimos um bug no qual o aplicativo navega parcialmente para a tela da câmera quando o usuário toca em uma foto”, diz Rosen.

Facebook: não fizemos upload e câmera não capturou nada

Em comunicado ao Gizmodo, o Facebook é categórico em negar qualquer tipo de violação de privacidade: “o bug ativava a visualização da câmera e, uma vez acionada, ela permanecia ativa até você tocar em outro lugar no aplicativo. Em nenhum momento o conteúdo da prévia da câmera foi armazenado pelo app ou enviado para nossos servidores”.

A empresa continua: “confirmamos que não fizemos upload de nada no FB devido a esse bug e confirmamos que a câmera não capturou nada, pois estava no modo de visualização”. Ainda assim, dado o histórico do Facebook, muita gente ficou desconfiada.

O iOS não permite que apps acessem a câmera em segundo plano, e avisa em uma notificação se um app “fechado” estiver usando o microfone. No entanto, não há nenhum alerta caso o app esteja em primeiro plano, aberto na tela.

Portanto, se você quiser restringir o acesso à sua câmera e microfone, siga estes passos:

  • vá até Ajustes > Privacidade;
  • toque em Microfone e desative o acesso dos apps que você desejar;
  • volte à tela anterior, toque em Câmera e faça o mesmo.

Facebook no iPhone

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados