Início » Aplicativos e Software » Windows 10 November 2019 Update é lançado com novidades da Microsoft

Windows 10 November 2019 Update é lançado com novidades da Microsoft

Windows 10 recebe atualização de novembro com busca melhorada no Explorador de Arquivos e mais controles para notificações

Felipe Ventura Por

O Windows 10 está recebendo mais uma atualização semestral: o November 2019 Update pode ser baixado por usuários de PC que visitarem o Windows Update. Há poucas novidades, incluindo uma busca mais poderosa no Explorador de Arquivos, controles adicionais para notificações e melhorias nos bastidores.

A Microsoft deixou de forçar atualizações desde que o October 2018 Update apagou arquivos no ano passado. Agora, a empresa começa liberando a nova versão do Windows 10 apenas para usuários que forem até o Windows Update. Aos poucos, ela vai expandindo isso para mais PCs.

Atualmente, cerca de 57% dos computadores com Windows 10 estão no May 2019 Update, segundo o AdDuplex. Enquanto isso, 14% ainda rodam o April 2018 Update, cujo suporte acaba agora: essa versão não receberá mais atualizações de segurança nas variantes Home e Pro.

Por isso, a Microsoft avisa: se você estiver rodando o April 2018 Update (1803), o sistema vai baixar automaticamente o November 2019 Update (1909) nas próximas semanas; você poderá escolher quando o PC vai reiniciar. Para saber sua versão, abra o menu Iniciar e digite "winver".

Windows 10

Como instalar atualização de novembro do Windows 10

Para instalar o November 2019 Update, faça o seguinte:

  • siga o caminho Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update;
  • selecione Verificar se há atualizações;
  • abaixo desse botão, deve aparecer um item chamado "Atualização de recursos para o Windows 10, versão 1909", então selecione Baixar e instalar agora;
  • selecione Reiniciar agora ou, se preferir, clique em Agendar a reinicialização para escolher uma data e horário específicos.

O Windows pode agendar automaticamente o reboot em um horário no qual você não costuma usar o PC. Também é possível pausar a atualização por até 35 dias (sete dias por vez, até cinco vezes).

Windows 10

Vale lembrar que, se a versão 1909 não aparecer para você, provavelmente a Microsoft bloqueou a atualização em seu PC devido a alguma incompatibilidade, seja de programas instalados ou drivers. Neste caso, será necessário esperar mais um pouco até que isso seja corrigido.

Caso você prefira instalar a atualização através do ISO, siga estas instruções do Bleeping Computer.

O que há de novo no Windows 10 November 2019 Update

O November 2019 Update traz poucas novidades; o Windows 10 deve ganhar mais recursos em 2020 devido a mudanças internas na Microsoft.

É possível criar um evento diretamente a partir da barra de tarefas:

O gerenciamento de notificações recebeu melhorias, incluindo um novo botão na parte superior da Central de Ações e uma interface mais intuitiva nas configurações:

O conteúdo online do OneDrive foi integrado aos resultados indexados na caixa de pesquisa do Windows Explorer:

O painel de navegação no menu Iniciar se expande quando você passa o mouse sobre ele. Além disso, assistentes de voz (além da Cortana) agora podem rodar na tela de bloqueio do Windows 10 — inclusive a Alexa. E há alguns ajustes nos bastidores; a lista completa de mudanças está aqui.

Em setembro de 2019, a Microsoft disse que o Windows 10 rodava em mais de 900 milhões de dispositivos, incluindo PCs, tablets, Xbox One e outros gadgets.

Mais sobre: , ,