Início » Negócios » Cade decide revisar compra da Fox pela Disney

Cade decide revisar compra da Fox pela Disney

O Cade não aprovou o acordo porque a Disney ainda não vendeu o canal Fox Sports

Victor Hugo Silva Por

A Disney confirmou a aquisição da Fox em março, mas o negócio ainda não foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão determinou nesta quarta-feira (13) que o acordo seja revisado.

Cade decide revisar compra da Fox pela Disney

Isso porque, no Brasil, ele foi condicionado à venda do canal Fox Sports, uma exigência do Cade para evitar a criação de um monópolio. A Disney, que já é proprietária da ESPN, teria vantagem sobre o SporTV (da Globosat) se continuasse com os ativos do canal esportivo da Fox.

Ainda antes da aquisição ser anunciada, o Tribunal do Cade havia definido um prazo para que a Disney realizasse o chamado desinvestimento do Fox Sports. Como a venda não foi concretizada, o órgão vai analisar a operação novamente.

Para o presidente do Cade, Alexandre Barreto, a decisão é a que melhor atende às preocupações com a manutenção da concorrência no setor. “A medida mostra-se equânime e proporcional justamente por oportunizar que se manifestem sobre outras opções viáveis”, afirmou.

A compra da Fox pela Disney envolve um investimento de US$ 71,3 bilhões para se obter a 21st Century Fox, que inclui os estúdios 20th Century Fox, Fox Searchlight Pictures, Fox 2000 Pictures, Fox Family e Fox Animation.

A Disney também se a tornou proprietária das produtoras de televisão 20th Century Fox Television, FX Productions e Fox 21; dos canais por assinatura Fox, National Geographic e FX; e da rede de canais por assinatura Star India.

Os canais abertos da Fox nos Estados Unidos, assim como os canais de notícias Fox News, Fox Business e as matrizes dos canais esportivos Fox Sports, FS1, FS2, Fox Deportes e BTN passaram a formar a Fox Corporation, uma marca criada por conta do acordo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

kadu

A proposta não é de acabar com os canais, mas sim passá-los para outro controlador.

Leandro Amaral

"Vamos combater o monopólio removendo o EI e Fox Sports deixando só o SporTV como opção"

SmokingSnake

O único monopólio que tem é o da globosat com sport tv e premier, isso que querem proteger...

Luigi Lambri

Pq o CADE não se preocupa com o monopolio da petrobras?

小岩井

AGORA que eles se preocupam com o monopólio da Disney?

Alisson Santos

Sim, tem que ser aprovada em cada país que atua. Se eventualmente não fosse aprovada no Brasil, caberia a empresa escolher entre desfazer o negócio ou deixar o país, o que fosse menos danoso.

Anakin
Uma coisa não ficou clara pra mim, para essa aquisição ela tem que ser aprovada em cada país que atua? Porque fiquei pensando, o que tem a ver o Brasil com a compra da Fox lá nos USA? Devo ter perdido alguma parte importante dessa história.
Anakin

Uma coisa não ficou clara pra mim, para essa aquisição ela tem que ser aprovada em cada país que atua? Porque fiquei pensando, o que tem a ver o Brasil com a compra da Fox lá nos USA? Devo ter perdido alguma parte importante dessa história.