Início » Aplicativos e Software » 4Bus é um novo "Uber de ônibus" que promete viagens até 60% mais baratas

4Bus é um novo “Uber de ônibus” que promete viagens até 60% mais baratas

4Bus começa a operar nesta quinta-feira (14) em Santa Catarina e tem app para Android e iPhone

Emerson Alecrim Por

A Buser já não é a única plataforma que pode ser considerada um “Uber dos ônibus”: nesta quinta-feira (14), a 4Bus começa a operar oficialmente em Santa Catarina. O serviço por aplicativo (para Android e iOS) promete transporte rodoviário por valores até 60% mais baratos na comparação com as passagens oferecidas pelos serviços tradicionais de ônibus.

Ônibus da 4Bus

Ônibus da 4Bus (Foto: Revista do Ônibus)

Por ora, a 4Bus destaca apenas viagens de Florianópolis para Curitiba ou São Paulo e vice-versa, mas, com o tempo, rotas em todo o Brasil poderão ser adicionadas, tanto intermunicipais quanto interestaduais.

É preciso apenas que haja demanda. A empresa explica que o próprio usuário pode sugerir um destino — se um grupo for montado a partir daí, a viagem acontece. Se houver cancelamento, os usuários serão avisados com até 48 horas de antecedência e poderão reaver o valor pago ou usá-lo como crédito para outra viagem.

Basicamente, o que esse tipo de serviço faz é montar grupos de viagem e contratar empresas de fretamento de ônibus para cumprir as rotas. A 4Bus afirma que os veículos ligados à sua plataforma são novos e trazem recursos como Wi-Fi, TV e tomada USB para recarga de celular.

A 4Bus é fruto de uma parceria entre a Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina (Aettusc) e a Cooperativa de Transporte Rodoviário de Passageiros, Serviços e Tecnologia (Buscoop). O investimento para botar a plataforma para funcionar é estimado em R$ 20 milhões.

4Bus - aplicativo

Sem nenhuma surpresa, empresas de ônibus que realizam rotas regulares não estão gostando nada disso. Ao site NSC Total, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros em Santa Catarina (Setpesc) disse que já denunciou a 4Bus à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que irá levar a empresa à Justiça.

“É clandestino. Isso é muito sério. Pode quebrar as empresas. Eles não têm compromisso, como nós, de conceder as gratuidades, como dois lugares para idosos e 50% de desconto aos demais [idosos que não conseguirem a gratuidade]”, declarou Elias Sombrio, superintendente do Setpesc.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

deivit

Não amigo, não sou taxista hahah, foi uma mera provocação, claro que não é um monopólio, mas do mesmo jeito que tem poucos bancos no Brasil, eu só conheço dois apps de corridas disponível na minha região, espero que com o tempo surja mais opções, pois acredito que tem margem de um corrente cobrar uma taxa menor dos seus motoristas e concorrer com o Uber.

Rod

Se te assaltam num ônibus de linha, a empresa / prefeitura te indeniza?

Rod

Uber?

RodrigoCard

Torcendo muito pras empresas de ônibus e seus cartéis lixo se foderem, não tem serviço mais super faturado que ônibus no Brasil, e quem se fode é quem mais precisa.

Rod

Explora por que?

Nioshi

2 meses

Igor

Fanboy é florida....

Luciano Carvalho

Não há o menor cabimento essa sua pergunta / ideia. O Uber não faz reserva nenhuma de mercado. Não exige exclusividade. Tanto que centenas de apps surgiram com a mesma ideia no mundo todo e hoje competem diretamente com o Uber. Como é que você pode ver algum tipo de monopólio no Uber, se a empresa é justamente considerada, no mundo inteiro, como aquela que quebrou o monopólio dos taxis? Que mal lhe pergunte, mas vc é taxista? Porque uma pergunta dessas só pode ser influenciada por emoção e interesse, não é possível...

Fabio Santos

Se uber as prefeituras já piram imagina este serviço kkk

deivit

O Uber não é "quase" um monopólio? Tem o aplicativo de taxi, mas como dizem "nunca nem vi"

Samuel Cesar
Peguei um busao da buser pela primeira vez saindo do rj pra bh neste fim de semana. Serviço excelente e deram kit kat. Adeus cartel.
Samuel Cesar

Peguei um busao da buser pela primeira vez saindo do rj pra bh neste fim de semana. Serviço excelente e deram kit kat. Adeus cartel.

leoleonardo85

Eu nunca usei esse ou o Buser, só fico com o pé atrás porque pode achar que tá tudo certo, que o grupo fechou a viagem e dias antes ver que não.

Fabio Almeida

Eu quero que chegue esse formato em todas as áreas!Quero ver esses filhos da puta que defendem o ilegal continue defendendo quando chegar na sua área de atuação colocar uma pessoa recebendo a metade que vc e vc se fuder tbem e se obrigado a ouvir que quebre o monopólio!Falem menos merda se informem primeiro antes de defender uma empresa que explora mão de obra e um país em crise!!!!!
Vão pra rua reclamar de corrupção mas se corrompem por migalhas!Os políticos são o espelho da sociedade!!!!!

Guilherme Borges Cunha

Com certeza vão. É aquela mesma desculpa dos taxistas em relação ao Uber pra não revelar que a real intenção é cartelizar o mercado e que são preguiçosos demais para competir no mercado de verdade.

Exibir mais comentários