Android deixa de fazer backup no Google Drive em alguns celulares

Há mais de nove meses, usuários relatam problemas com o backup do Android

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Android possui uma ferramenta que permite fazer backup de dados como fotos, mensagens e contatos. Porém, há mais de nove meses, vários usuários relatam problemas com o recurso, que de uma hora para outra deixa de criar cópias das informações.

Segundo o Android Police, a falha afeta os celulares com Android 9 e Android 10. Para verificar se o seu dispositivo está fazendo o backup, acesse Configurações > Sistema > Backup (o caminho pode variar de acordo com o aparelho) e confira se o botão “Fazer backup agora” está ativado.

Caso o botão esteja cinza (desativado), o sistema não está conseguindo salvar cópias dos dados na sua conta do Google Drive. Neste caso, você também deverá notar que a seção de “Backups ativos” mostra uma frase como “Aguardando para fazer backup”.

A falha impede o backup de qualquer categoria de dados que costuma ser salva pelo Android. Isso inclui o histórico de chamadas, a lista de contatos, as fotos, os vídeos, as mensagens de texto, os dados ligados aos aplicativos e as configurações do aparelho.

Ainda de acordo com o Android Police, uma das soluções que têm ajudado os usuários é desativar por um instante o bloqueio de tela. Os métodos como código PIN, impressões digitais e reconhecimento facial é que estariam impedindo as cópias.

Desde o Android 9 Pie, os backups passaram a ser criptografados. Aparentemente, um erro ligado a essa mudança está impedindo o sistema de salvar os dados no Google Drive automaticamente enquanto o bloqueio de tela está ativado.

A medida recomendada pelos usuários é provisória e bastante inviável a longo prazo, já que ao ativar o bloqueio de tela novamente, o backup volta a ficar indisponível. Resta aguardar uma correção oficial para o problema.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados