Início » Aplicativos e Software » No Android 10, Google remove suporte a antigo botão Menu

No Android 10, Google remove suporte a antigo botão Menu

Android exigia botões Home, Voltar e Menu para abrir opções adicionais dentro do app; Google retirou recurso do Android 10

Felipe Ventura Por

Se você usa o Android há muito tempo, deve se lembrar que o sistema exigia os botões Home, Voltar e Menu: este último abria opções adicionais dentro do app, mas várias pessoas não entendiam seu funcionamento. Pior: era necessário segurá-lo para ativar o modo multitarefa. No Android 10, o botão Menu foi totalmente removido do código-fonte.

Samsung Galaxy S3

Botões Menu, Home e Voltar no Samsung Galaxy S III

Em 2012, o Google avisava em seu blog oficial: "diga adeus ao botão Menu". Na época, a empresa pediu que desenvolvedores parassem de usar esse botão porque ele não era mais obrigatório nas versões Ice Cream Sandwich e posteriores do Android.

Em vez disso, os aplicativos deveriam exibir os principais comandos em uma barra na parte superior (ou inferior), e deixar itens menos usados em um menu visível na interface, seja na forma de três pontos ou de um botão hambúrguer ≡.

No entanto, aplicativos feitos para o Android 2.3 Gingerbread ou inferior ainda forçam o sistema a exibir um botão Menu na parte inferior, no canto direito da tela:

No Android 10, isso não acontece mais:

Google: botão Menu "foi removido intencionalmente"

"Isso foi removido intencionalmente porque a API foi descontinuada há muitas versões, portanto isso está funcionando como previsto", explica um engenheiro do Google na plataforma Issue Tracker, que recebe relatos de bugs no Android.

Ou seja, apps bem antigos que exigem o botão Menu deixarão de funcionar direito. As fabricantes estão atualizando celulares mais rápido graças ao Project Treble, e serão autorizadas a lançar apenas dispositivos com Android 10 a partir de janeiro de 2020. No entanto, imagino que isso afetará pouquíssimas pessoas.

Eu tenho dois apps antigos no meu Moto Z que exibem o botão Menu: o jogo Amazing Alex (dos mesmos criadores de Angry Birds) e o SleepBot para acompanhamento de sono. Ambos foram removidos da Play Store há algum tempo e, felizmente, não precisam desse botão para funcionarem direito. Você usa algum aplicativo que exige o botão Menu?

Com informações: Android Police.

Mais sobre: , ,