Início » Telecomunicações » Claro lança mensagens RCS, evolução do SMS, em parceria com Google

Claro lança mensagens RCS, evolução do SMS, em parceria com Google

Claro disponibilizará RCS para clientes ao longo dos próximos dias; tecnologia sucessora do SMS é usada pela Vivo e Oi no Brasil

Lucas Braga Por

A Claro passou a disponibilizar a tecnologia RCSRich Communication Service – para seus clientes do Brasil: o recurso é considerado a evolução do SMS e traz melhorias para o envio de mensagens com imagem, áudio e vídeo. No Brasil, a tecnologia já é adotada pela Oi e Vivo.

Mensagens via RCS

Além de enviar arquivos, a tecnologia permite criar grupos, obter recibos de leitura e saber quando o outro interlocutor está digitando a resposta. A Claro diz que o RCS será liberado para os clientes ao longo dos próximos dias.

Ao contrário do tradicional SMS, o RCS depende de conexão com à internet para funcionar. E assim como no WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem, é possível usar uma rede Wi-Fi para se comunicar, sem depender do sinal da operadora.

A Claro adotou a plataforma do Google, que possui interoperabilidade com as outras empresas que utilizam o mesmo sistema. A operadora não informou, no entanto, se cobrará pela utilização do serviço ou se o tráfego de dados será descontado do plano – a concorrência não faz nenhuma cobrança.

Para utilizar o RCS é necessário ter um smartphone Android com o aplicativo Mensagens do Google como padrão. O app já vem pré-instalado em smartphones de algumas fabricantes, como é o caso da Motorola, mas para quem usa Samsung e outras marcas é só baixá-lo na Play Store. A Apple não oferece suporte no iOS, que utiliza o iMessage.

RCS deve atrair empresas

Os tradicionais “torpedos” SMS perderam relevância por conta da alta adoção de aplicativos de mensagens. O brasileiro já está acostumado com o WhatsApp, que é multiplataforma (não há RCS no iPhone), e grande parte dos planos atuais das operadoras não descontam o seu uso na franquia de dados.

É bem provável que sua caixa de SMS esteja cheia de códigos de verificação e mensagens publicitárias, e é aí que a tecnologia pode ser útil, uma vez que o RCS permite mensagens mais dinâmicas. Lojas podem enviar imagens de ofertas e produtos, empresas podem integrar seus chatbots e sistemas de atendimento, e companhias aéreas podem enviar o cartão de embarque com o código de barras direto para o cliente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ial

Eles estão assim... Ignoram nas redes sociais, no e-mail... Não sei onde o Tecnoblog se perdeu, mas essa interação com o leitor é necessária. Não dá pra atender todo mundo, mas pelo menos ler e se a informação for válida, deveria dar um retorno, para o leitor que se importou em alertá-los sinta-se parte.

ial
Já não está mais funcionando aqui, nas configurações do app a mensagem de antes: Os recursos de chat não estão disponíveis para este dispositivo.
ial

Já não está mais funcionando aqui, nas configurações do app a mensagem de antes: Os recursos de chat não estão disponíveis para este dispositivo.

Paulo Victor Merino

Esse recurso é irrelevante para o Brasil, mas se for no EUA por exemplo Italia, Espanha que tem um uso baixo do whatsapp e uso maior de sms fará toda diferença.

Matheus Eduardo

bom, tem que usar O APP do google (link tá no artigo). vai no menu configurações > recursos de chat > "ativar recursos de chat" (e confirmar seu número do cel). foi só isso.

Credulos

A meu ver é simples, se ninguém vai usar = irrelevante.

Helio Almeida

Boa. Traduzindo em míudos: é o iMessage de código aberto.

Helio Almeida

Irrelevante talvez seja uma palavra pesada demais. SMS era um coisa bem arcaica. A versão atual dele é resultado de anos e anos de remendos feitos pra manter o protocolo. Assim, acho o RCS necessário, MAS não é o "próximo" whatsapp.

Gustavo

A diferença é que quando uma mensagem simples é enviada, se vc ou a outra ponta estiver sem Internet, a mensagem é entregue por sms

Rodrigo Sena

Como faz para ativar? Fiz download do aplicativo de SMS porém diz que não ta conectado

Manoel Verícimo
Rod

Vão se divertir bastante com os gifs / stickers de bom dia, boa tarde e boa noite então.

Capitão Caverna

Ou seja, não tem.

Matheus Eduardo

Já funciona na TIM também! Já testei por aqui!

raphael_silva

KKKKK você sabe que saber o que tu conversa e vender seus dados é muito mais importante que HD's, né?

Exibir mais comentários