Início » Telecomunicações » Claro lança mensagens RCS, evolução do SMS, em parceria com Google

Claro lança mensagens RCS, evolução do SMS, em parceria com Google

Claro disponibilizará RCS para clientes ao longo dos próximos dias; tecnologia sucessora do SMS é usada pela Vivo e Oi no Brasil

Lucas Braga Por
14/11/2019 às 12h12

A Claro passou a disponibilizar a tecnologia RCS - Rich Communication Service - para seus clientes do Brasil: o recurso é considerado a evolução do SMS e traz melhorias para o envio de mensagens com imagem, áudio e vídeo. No Brasil, a tecnologia já é adotada pela Oi e Vivo.

Mensagens via RCS

Além de enviar arquivos, a tecnologia permite criar grupos, obter recibos de leitura e saber quando o outro interlocutor está digitando a resposta. A Claro diz que o RCS será liberado para os clientes ao longo dos próximos dias.

Ao contrário do tradicional SMS, o RCS depende de conexão com à internet para funcionar. E assim como no WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem, é possível usar uma rede Wi-Fi para se comunicar, sem depender do sinal da operadora.

A Claro adotou a plataforma do Google, que possui interoperabilidade com as outras empresas que utilizam o mesmo sistema. A operadora não informou, no entanto, se cobrará pela utilização do serviço ou se o tráfego de dados será descontado do plano - a concorrência não faz nenhuma cobrança.

Para utilizar o RCS é necessário ter um smartphone Android com o aplicativo Mensagens do Google como padrão. O app já vem pré-instalado em smartphones de algumas fabricantes, como é o caso da Motorola, mas para quem usa Samsung e outras marcas é só baixá-lo na Play Store. A Apple não oferece suporte no iOS, que utiliza o iMessage.

RCS deve atrair empresas

Os tradicionais "torpedos" SMS perderam relevância por conta da alta adoção de aplicativos de mensagens. O brasileiro já está acostumado com o WhatsApp, que é multiplataforma (não há RCS no iPhone), e grande parte dos planos atuais das operadoras não descontam o seu uso na franquia de dados.

É bem provável que sua caixa de SMS esteja cheia de códigos de verificação e mensagens publicitárias, e é aí que a tecnologia pode ser útil, uma vez que o RCS permite mensagens mais dinâmicas. Lojas podem enviar imagens de ofertas e produtos, empresas podem integrar seus chatbots e sistemas de atendimento, e companhias aéreas podem enviar o cartão de embarque com o código de barras direto para o cliente.

Mais sobre: , ,