A Claro passou a disponibilizar a tecnologia RCS – Rich Communication Service – para seus clientes do Brasil: o recurso é considerado a evolução do SMS e traz melhorias para o envio de mensagens com imagem, áudio e vídeo. No Brasil, a tecnologia já é adotada pela Oi e Vivo.
- O que é RCS? (sucessor do SMS)
- Claro confirma interesse na Oi e diz não ter pressa para implementar 5G
Além de enviar arquivos, a tecnologia permite criar grupos, obter recibos de leitura e saber quando o outro interlocutor está digitando a resposta. A Claro diz que o RCS será liberado para os clientes ao longo dos próximos dias.
Ao contrário do tradicional SMS, o RCS depende de conexão com à internet para funcionar. E assim como no WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem, é possível usar uma rede Wi-Fi para se comunicar, sem depender do sinal da operadora.
A Claro adotou a plataforma do Google, que possui interoperabilidade com as outras empresas que utilizam o mesmo sistema. A operadora não informou, no entanto, se cobrará pela utilização do serviço ou se o tráfego de dados será descontado do plano – a concorrência não faz nenhuma cobrança.
Para utilizar o RCS é necessário ter um smartphone Android com o aplicativo Mensagens do Google como padrão. O app já vem pré-instalado em smartphones de algumas fabricantes, como é o caso da Motorola, mas para quem usa Samsung e outras marcas é só baixá-lo na Play Store. A Apple não oferece suporte no iOS, que utiliza o iMessage.
RCS deve atrair empresas
Os tradicionais “torpedos” SMS perderam relevância por conta da alta adoção de aplicativos de mensagens. O brasileiro já está acostumado com o WhatsApp, que é multiplataforma (não há RCS no iPhone), e grande parte dos planos atuais das operadoras não descontam o seu uso na franquia de dados.
É bem provável que sua caixa de SMS esteja cheia de códigos de verificação e mensagens publicitárias, e é aí que a tecnologia pode ser útil, uma vez que o RCS permite mensagens mais dinâmicas. Lojas podem enviar imagens de ofertas e produtos, empresas podem integrar seus chatbots e sistemas de atendimento, e companhias aéreas podem enviar o cartão de embarque com o código de barras direto para o cliente.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Eles estão assim... Ignoram nas redes sociais, no e-mail... Não sei onde o Tecnoblog se perdeu, mas essa interação com o leitor é necessária. Não dá pra atender todo mundo, mas pelo menos ler e se a informação for válida, deveria dar um retorno, para o leitor que se importou em alertá-los sinta-se parte.
Esse recurso é irrelevante para o Brasil, mas se for no EUA por exemplo Italia, Espanha que tem um uso baixo do whatsapp e uso maior de sms fará toda diferença.
bom, tem que usar O APP do google (link tá no artigo). vai no menu configurações > recursos de chat > "ativar recursos de chat" (e confirmar seu número do cel). foi só isso.
A meu ver é simples, se ninguém vai usar = irrelevante.
Boa. Traduzindo em míudos: é o iMessage de código aberto.
Irrelevante talvez seja uma palavra pesada demais. SMS era um coisa bem arcaica. A versão atual dele é resultado de anos e anos de remendos feitos pra manter o protocolo. Assim, acho o RCS necessário, MAS não é o "próximo" whatsapp.
A diferença é que quando uma mensagem simples é enviada, se vc ou a outra ponta estiver sem Internet, a mensagem é entregue por sms
Como faz para ativar? Fiz download do aplicativo de SMS porém diz que não ta conectado
https://www.softdownload.co...
Vão se divertir bastante com os gifs / stickers de bom dia, boa tarde e boa noite então.
Ou seja, não tem.
Já funciona na TIM também! Já testei por aqui!
KKKKK você sabe que saber o que tu conversa e vender seus dados é muito mais importante que HD's, né?
Bem, ela tem a chave para abrir as mensagens... Então...
É um serviço irrelevante atualmente.
E a troco de que o Google vai armazenar trilhões de petabytes do mundo todo por décadas?
Sim, senhor.
me manda seu # por dm no twitter: filipeycarvalho
ou telegram: xlipe
(acabei de habilitar aqui tambem)
sim, vacilo de amador
não testei porque não achei ninguém, mas lá nas configurações está: "Chat features: Connected" (em verde) acho que está habilitado sim.
a TIM era a única operadora que não tinha firmado compromisso com o RCS. ja testou?
Pergunta é: por que o provedor tem de suportar isso? Tipo, todo provedor suporta WPP e Telegram.... :I
Sim. Eu achava que a intenção era justamente ser um substituto do SMS, não um mensageiro alternativo...
Estranho, no S10 eu tive a opção de nem instalar o da Samsung.
Sem root?
Digamos que o RCS seja adotado por todas as operadoras. Tudo vai ficar armazenado nos servidores do Google?
Se você tiver acesso a um computador, sim, é possível desinstalar.
Eles não costumam verificar as informações dos leitores. Na época que o WhatsApp estava começando a testar o recursos de chamadas no app, eu avisei ao Tecnoblog e fui ignorado. Duas semanas depois eles publicaram a notícia rs
Claro que tem criptografia. Só não é ponta a ponta. É como as mensagens não secretas do Telegram.
Nenhum dos dois são desinstaláveis, e o da Samsung está milhas à frente do Chrome em funcionalidades. Preferível desativar o Chrome mesmo.
Servidores do Google com AES-256.
Mas o Google tem a key, logo ela pode ler sua conversa e por enquanto não há rumores de um E2EE.
a TIM acho que atualizou isso essa semana, porque chegou mensagem pra mim para ativar no meu celular ontem.
mas se eu apelo pro sms justo quando eu ou a pessoa nao vai ter internet lol kkkk
Precisa de internet e faz coisas que o SMS não faz... qual é a diferença de usar isso ou o Whatsapp ou Telegram? Se nao tiver um diferencial não vai vingar.
Isso deveria ter sido bolado lá nos primórdios do próprio Android
Só tenho uma dúvida: onde os dados ficam armazenados?
RCS é uma idéia muito boa que chegou estupidamente atrasada. Seria muito legal terem implementado isso lá pra 2009 ou 2010.
Hoje ele só é relevante em países onde as pessoas ainda tem o costume de usar SMS. Não é o caso no Brasil.
Problema aqui agora é o app de Mensagens do Google não estar instalado nem ser padrão em todas as fabricantes. Mais provável é que elas atualizem seus apps de mensagens com suporte a RCS.
Ou desativar o Chrome...
Lojas podem enviar eu querendo me livrar de propaganda de SMS e vocês dando como algo positivo.
Quando preciso de algo até mesmo um cartão de embarque tem o e-mail pra isto kkk
Só desinstalar o navegador Samsung...
Acre News... Eu até mandei um email qnd isso foi liberado na Claro, mas o Tecnoblog n os lê
A tentativa falha do Google em competir com o iMessage.
Já tenho disponibilizado pela vivo no meu Motorola, faz tempo.
Então tá igual o telegram
Só usarei no dia que a Samsung disponibilizar o recurso no seu aplicativo de mensagens, pois não costumo ter dois aplicativos com a mesma função no celular, só quando sou "obrigado", como no caso do Chrome, que vem no aparelho junto com o navegador da marca.
Ativei na Tim com uma dica que tinha no AndroidPolice, mas ninguém tem então deu na mesma kkkk
Acredito que a adesão será baixa , tem alternativas mais populares no mercado