Início » Computador » Como comprar um monitor? [Guia & Dicas]

Como comprar um monitor? [Guia & Dicas]

Na dúvida de como comprar um monitor? Veja algumas dicas para escolher a melhor tela para seu tipo de uso

Vivi Werneck Por
14/11/2019 às 14h42

Geralmente, quando se vai comprar um computador (seja para uso básico ou mais avançado), o monitor é quase sempre o último na lista das prioridades. O que muitos podem não saber é que ter uma tela adequada impacta na experiência final do que se está assistindo, de acordo com a configuração da sua máquina. Neste guia, veja como comprar um monitor de acordo com suas necessidades.

Como comprar um monitor básico

Tamanho e resolução da tela

Sobre tamanho do monitor, se vai usá-lo numa mesa e com uma cadeira próxima, 24 polegadas já oferecem uma boa experiência de uso. Se tiver condições financeiras e espaço, de 27 a 32 polegadas são ideais, permitindo até assistir filmes, por exemplo, com boa qualidade a distâncias maiores. Vai muito da sua preferência, mas procure manter um mínimo de 24” para não começar a perder em qualidade de imagem.

Quando for analisar resolução, ao pesquisar por um monitor novo, pense em área visível da tela. Quanto mais alta a resolução, mas clara e melhor definida serão as imagens.

Resoluções de tela mais altas também aumentam a área de trabalho disponível. Por exemplo, em displays Ultra HD (UHD ou 4K), de 3840×2160 ou 4096×2160, você realmente sente que há bastante espaço para organizar várias janelas abertas ao mesmo tempo - sem precisar de um segundo monitor.

É claro que resoluções de tela maiores impactam no preço. Mais qualidade de imagem = mais caro. É bem lógico isso. Para um uso básico, um monitor 4K é muita coisa (e bem mais caro). Procure focar em displays Full HD, de 1920×1080, neste caso.

Frequência do monitor

Monitor 4K Samsung UE590

A frequência do monitor não é a mesma coisa que quadros por segundo (FPS). A frequência indica quantas vezes por segundo a tela atualiza a imagem exibida. Já FPS é uma informação da placa de vídeo e representa o número de quadros por segundo que esta GPU envia de volta para a tela.

O monitor está constantemente atualizando as imagens, portanto, se a placa de vídeo não enviar esse quadro rápido o suficiente, o monitor simplesmente repetirá a imagem anterior.

Em resumo, se sua placa não aguentar uma taxa de atualização de 75Hz ou 144Hz, por exemplo, não adianta você investir mais caro num display com essa frequência. Você não irá tirar proveito de todo potencial da sua tela.

Caso sua placa de vídeo seja integrada à placa mãe, ou mais antiga, comprar um monitor de 60Hz deverá suprir sua necessidade. Acima disso é mais para quem joga mesmo no PC, ou trabalha com edição de vídeo. Para tarefas do dia a dia, ou mesmo para assistir a vídeos, 60Hz já faz um bom trabalho.

Conectores

Os conectores são as entradas que o monitor traz na parte traseira do aparelho. Alguns deles, dependendo do modelo, também podem vir na base da tela ou nas laterais. De qualquer forma, vale muito do que você precisa para avaliar se a quantidade é suficiente.

Mesmo para um monitor básico, recomendo ter ao menos uma entrada HDMI, especialmente para melhorar a qualidade da imagem. Caso vá assistir séries e filmes nesta tela também, por exemplo usando a Netflix, conectar o computador ao monitor por meio de um cabo HDMI faz toda a diferença.

Como comprar um monitor gamer

Investir num monitor para games é uma outra história. Eles são bem mais caros, mas oferecem - na maioria dos modelos - uma qualidade visual incrível, taxa de atualização alta (entre 75Hz a 240Hz) e tempo de resposta baixo (em torno de 1ms). Isso tudo, inclusive, em resoluções de tela Full HD, mas também existem os modelos 4K (ainda mais caros).

Dá uma olhada, no link abaixo, e tire suas dúvidas no que você precisa ficar atento antes de investir numa tela parruda dessas:

Conclusão

Como dito no início deste artigo, muitas vezes os monitores ficam por último na lista de importância na hora de comprar um computador. Independentemente se vai usá-lo para tarefas comuns do dia a dia ou para jogos, é importante escolher bem qual melhor modelo te atende já que, geralmente, esse é o equipamento (do conjunto PC + monitor + teclado e mouse) que você levará mais tempo para trocar.

Mais sobre: ,