Início » Aplicativos e Software » Instagram expande teste de esconder likes para o mundo inteiro

Instagram expande teste de esconder likes para o mundo inteiro

Instagram para iPhone e Android já esconde número de curtidas para usuários no Brasil; Facebook faz teste semelhante na Austrália

Felipe Ventura Por
14/11/2019 às 16h52

Desde julho, o Instagram para iPhone e Android esconde o número de curtidas para quem acessa o aplicativo no Brasil. Agora, isso está sendo levado para o mundo inteiro: o teste será realizado com uma pequena porcentagem de usuários em cada país. A rede social promete, no entanto, oferecer uma forma de influenciadores informarem os likes e engajamento para anunciantes.

Katka Pavlickova / Instagram / Unsplash

O Instagram começou a esconder likes em abril no Canadá; então, isso foi levado em julho para o Brasil, Irlanda, Itália, Japão, Austrália e Nova Zelândia. A rede social prometeu expandir os testes para os EUA, mas agora resolveu fazer isso em todos os países nos quais atua.

Usuários em todo o mundo, inclusive no Brasil, estão vendo a seguinte mensagem:

Estamos testando mudanças em como você vê curtidas

Queremos que seus seguidores se concentrem no que você compartilha, não em quantas curtidas suas publicações recebem. Durante esse teste, somente você poderá ver o número total de curtidas nas suas publicações.

Instagram

Instagram terá ferramentas para influenciadores

Os testes serão feitos com uma pequena porcentagem dos usuários em cada país. Segundo o Instagram, o feedback do experimento vem sendo positivo, mas só é possível implementar uma mudança tão grande no aplicativo de forma gradual.

Por exemplo, a rede social sabe que o número de curtidas é importante para influenciadores, e vem procurando formas de comunicar o valor de uma conta aos anunciantes. O TechCrunch especula que isso poderia ser feito através de URLs privadas ou APIs. Vale lembrar que a versão web do Instagram ainda exibe a quantidade de likes.

Um estudo do HypeAuditor mostra que, sem o número de curtidas, o número de likes despencou 28% no Brasil entre contas com 100 mil e 1 milhão de seguidores. No caso de "microinfluenciadores", com 5 mil a 20 mil seguidores, esse engajamento caiu 15% em média.

Isso não deve dissuadir o Instagram de esconder likes, e poderia tornar dar ao feed uma experiência mais próxima aos Stories — que nunca tiveram curtidas, apenas visualizadores. O Facebook já está fazendo um experimento semelhante na Austrália desde setembro.

Número de curtidas caiu 28% no Brasil em contas com 100 mil e 1 milhão de seguidores:

Em contas com 5 mil a 20 mil seguidores, o número de curtidas diminuiu 15% no Brasil:

Com informações: TechCrunch.

Tecnocast 122 – Instagram sem likes: o que muda?

O Instagram começou a esconder o número de likes no Brasil. A justificativa é que essa medida pode reduzir a "pressão social" dentro da rede, fazendo com que as pessoas foquem mais no conteúdo e menos na quantidade de likes dos posts. Mas será que a novidade vai mudar em alguma coisa a dinâmica da rede? E como será que fica o conteúdo sem os likes? Dá um play e vem com a gente!

Mais sobre: ,