Xiaomi patenteia celular flip com tela dobrável no estilo Razr V3

Xiaomi recebe patente de smartphone semelhante a Motorola Razr na China; fabricante tem protótipo Mi Fold duplamente dobrável

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Parece que está surgindo uma tendência para os celulares de 2020: aparelhos com tela dobrável e estilo flip, lembrando o clássico Razr V3. Teremos o novo Motorola Razr e um modelo semelhante da Samsung; além disso, a Xiaomi patenteou um design de smartphone que se dobra na vertical.

Xiaomi

A patente foi registrada em 2018 e concedida em outubro de 2019 pela CNIPA (Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China). Nela, vemos um celular com tela grande e sem notch; há apenas uma borda superior para a câmera, o alto-falante e os sensores.

Essa tela se dobra para dentro, assim como no novo Motorola Razr. Na parte externa, há um pequeno display que deve exibir data, hora, chamadas e notificações. Na traseira, encontra-se uma câmera dupla com sensores dispostos verticalmente.

Como nota o Gizmochina, esse parece ser um local inconveniente para colocar uma câmera: quando o aparelho estiver aberto, os dedos encostarão nessa área da traseira e talvez manchem a lente. O lado positivo é que será possível tirar fotos com uma câmera boa mesmo quando o celular estiver fechado; o Motorola Razr só permite tirar selfies no modo compacto.

Xiaomi

Xiaomi mostrou protótipo de celular duplamente dobrável

A Xiaomi ainda não confirmou se vai lançar um smartphone flip. Este ano, ela demonstrou o protótipo de um celular duplamente dobrável conhecido como Mi Fold, mas não revelou planos de comercializá-lo por enquanto.

A Samsung, por sua vez, deu uma prévia de seu futuro celular dobrável que terá o formato flip. Será possível usar a tela mesmo quando ela estiver dobrada em um ângulo de 90 graus — para filmar alguém usando a câmera traseira, por exemplo.

Segundo a Bloomberg, esse aparelho virá com tela de 6,7 polegadas e será lançado no primeiro semestre de 2020 a um preço mais acessível que o Galaxy Fold.

Mais imagens da patente da Xiaomi:

Xiaomi

Com informações: TigerMobiles, Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados