Início » Jogos » Desenvolvedores de jogos temem que Google Stadia seja cancelado

Desenvolvedores de jogos temem que Google Stadia seja cancelado

Histórico de cancelamento de serviços do Google é uma das razões para a preocupação dos desenvolvedores

Emerson Alecrim Por

O Stadia está vindo aí. Com a proximidade do lançamento, previsto para a próxima terça-feira (19), o Google até liberou, meio que extraoficialmente, uma demonstração da interface do serviço. Apesar disso, há desenvolvedores de games preocupados com a possibilidade de a plataforma não durar muito.

Google Stadia - joystick

Quem se manifestou sobre o assunto é Gwen Frey, desenvolvedora responsável pelo jogo Kine, um dos títulos que estarão disponíveis no lançamento do Google Stadia.

Em entrevista recente, ela se mostrou empolgada com a chegada da plataforma, mas também mencionou algumas preocupações, entre elas, um temor que parece rondar a maioria dos desenvolvedores que trabalham com o serviço: a possibilidade de o Stadia simplesmente não vingar.

Há duas razões principais para essa preocupação: a primeira é o fato de o streaming de jogos ser uma ideia relativamente nova e, portanto, cheio de desafios técnicos pela frente; a segunda é o histórico de serviços cancelados pelo Google.

Esses temores não são exagerados. Um estúdio grande de jogos tem mais chances de sair ileso de cancelamentos de plataformas, mas desenvolvedores independentes frequentemente contam com recursos muito limitados, razão pela qual precisam de alguma segurança para apostar em serviços novos.

Apesar de mencionar a preocupação com a sobrevivência do Google Stadia, Gwen Frey demonstrou otimismo. "Ao trabalhar com tecnologia, você tem que estar disposto a fazer movimentos ousados e tentar coisas que podem fracassar", diz.

Frey finalizou dizendo "o Google cancelou muitos projetos, mas eu tenho um Pixel no bolso, uso o Google Maps para me locomover e só cheguei até aqui porque o Google Agenda me enviou um aviso no Gmail; não é como se o Google cancelasse todas as coisas que faz".

Embora Gwen Frey e outros desenvolvedores se mostrem otimistas, o mercado olha para o Google Stadia com certa desconfiança. O The Verge chegou a publicar um editorial nesta quinta-feira (14) com a chamada "O mundo está esperando o Google Stadia fracassar" (no sentido de que não será surpresa se isso acontecer).

A principal razão para esse ceticismo são os indícios de que a plataforma ainda não está pronta para ser lançada e as possíveis questões técnicas, como oscilações na velocidade de conexão à internet do usuário ou sobrecarga nos servidores da plataforma.

Como já informado, o Google Stadia começará a funcionar no dia 19. Não há previsão de disponibilidade no Brasil, porém.

Com informações: Ars Technica.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Joao Godoy
Não, o meu ponto é que do jeito que o pessoal estava falando parecia que eles acham que será gratuito... quando na verdade não é... vc vai pagar, mesmo que seja apenas os jogos.
ricms
ainda foi atras do meus outros posts ahhaah. cara nada contra, sou hétero, vou recusar a tua vontade de me dar.
D.
se mata cara, você é um retardado!!
Mauricio Castro
Vc consegue jogar um PS4 comprando só os jogos?
Joao Godoy
Mas se a plataforma é gratuita mas os jogos são pagos... ainda fica sem ser gratuito.
Marco Antonio
Valeu pela força Maurício, tem gente que nem sabe os detalhes do projeto e querem ver o troço morto, eu só quero ver esse projeto dando certo ao contrário de palpiteiros que não querem enxergar a revolução que isso pode ser e preferem destruir esse avanço antes de começar, tudo por causa de lucros. Ainda que seja obrigado a pagar uma taxa anual para usar o serviço, ainda é mais vantajoso do que comprar um PS5 ou Scarllet que nem vão ser tão poderosos assim quando lançarem o que vai obrigar o povo a compra uma versão "modernizada" deles no futuro, exatamente como foi nessa geração.
Maurício Castro
sinto muita falta dele também, mas ele era prejuízo, não exibia anúncios.
Maurício Castro
Só a versão PRO, a plataforma vai ser gratuita, você só pagará pelos jogos
Joao Godoy
Não ser a gratuito, é um serviço por assinatura
Marco Antonio
Olha pelo título, dá a entender que não querem ver o serviço do stadia dar certo, eu me perguntou, porque? Porque tanto medo? É normal sentirem medo de uma tecnologia nova obviamente q se esse "console em nuvem" der certo vai mudar tudo que conhecemos como jogos, mas mudar de que forma? Obviamente para mais acessível e GRATUITO, será que esse último aspecto desse projeto é o que deixa muitas empresas e fanboy de empresas indignados?
Fabio Santos
Mesmo que não vá longe arriscou, em algo que muitos sabem que pode ser o futuro mais temem, porém eu acredito que o maior problema para isto emplacar está na conexão de internet, talvez se o 5G emplacar forte nos próximos anos.Talvez a Google se precipitou ao lançar digamos uns 3 a 5 anos antes da solidez de uma rede bem mais eficaz que tudo.
Matheus
é certeza que vai fracassar, mas é errando que se aprende
Rafa Almeida
Que as desenvolvedoras não temam, tenham certeza do flop! KKKKKKKKKKKKK
johndoe1981
Até hoje não vi sucessor à altura do saudoso Orkut. Tinha o Google+ que era muito usado pela comunidade Android, mas Mountain View fez o desfavor de matar também.
johndoe1981
Sempre cantei essa pedra, o Google não passa muita confiança quanto à longevidade de seus serviços.
ricms
Orkut foi o BR que deu a redenção e o fim da plataforma. Depois que vincularam a rede social com o povão a "elite conectada" migrou para o FB, que quem diria hoje é a curva de rio da internet.Mas realmente as comunidades e as formas de interações do Orkut deixaram saudades. Era algo duradouro, não algo q se perde ao rolar do feed.
Arthur Reyx
No meu caso foi com a morte do Orkut. Choro até hoje.
Luizão
é só os devs não lançarem nenhum exclusivo para o Stadia, enquanto ele existir vai ser só mais uma fonte de renda pro devs.se cancelar, cancelou.
T Soares
Nunca mais confiei no Google depois que eles mataram o Google Reader, por isso não estou levando muita fé no Stadia
T Soares
Nunca mais confiei no Google depois que eles mataram o Google Reader, por isso não estou levando muita fé no Stadia
Vinicius Andrade
Os usuários também. Hue