Início » Computador » Intel faz recall de processador Xeon por cooler padrão ser insuficiente

Intel faz recall de processador Xeon por cooler padrão ser insuficiente

Cooler que acompanha chip Intel Xeon E-2274G não estaria dando conta do recado

Emerson Alecrim Por

Essa não foi uma boa semana para a Intel. A companhia foi acusada de não corrigir totalmente falhas relacionadas aos seus processadores e, para completar, teve que abrir um processo de recall para um dos seus chips para servidores, o Xeon E-2274G. O motivo, porém, é bastante incomum: o cooler que acompanha o produto não seria suficiente para resfriá-lo.

Intel Xeon E

Anunciado no segundo semestre do ano, o Xeon E-2274G é um processador quad-core de 4 GHz (4,9 GHz em boost). O chip também conta com litografia de 14 nanômetros, 8 MB de cache e TDP de 83 W. Com base neste último parâmetro, é de se presumir que o modelo não esquenta fora dos padrões de normalidade.

A Intel informa em seu comunicado, no entanto, que o DHA-A (ou E97378-003), como é identificado o cooler que acompanha o Xeon E-2274G, “não atende aos requisitos de desempenho térmico”, ou seja, não resfria o processador como deveria.

Um detalhe que torna o recall curioso — e, consequentemente, acaba nos fazendo questionar se não há outra razão para o procedimento — é o fato de o cooler DHA-A ser usado pela Intel em processadores de até 84 W desde 2013.

Comunicado da Intel para recall do Xeon E-2274G

Seja como for, a Intel tem orientado distribuidores a devolverem as caixas do Xeon E-2274G que estiverem em estoque e trocá-las por unidades que não acompanham o cooler.

A Intel não informou se pretende relançar as caixas com um cooler mais eficiente, mas o Xeon E-2274G em si deverá continuar no mercado, com a contrapartida de que os fabricantes que montarem computadores com esse processador deverão recorrer a sistemas de resfriamento de terceiros.

Com informações: AnandTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

joaoserpa

Se considerarmos quem entrega mais fps na maioria dos jogos, que é o principal benchmark utilizado no mercado, a Intel realmente está a frente. Se mudarmos a análise para algo como o custo / fps ou fps / energia consumida, a conta se inverte..

Tux

Falei que clock não serve como comparação pq antigamente mto fã da AMD dizia, "nossa AMD tem mto mais núcleos q intel... ai meu processador tem tantos GHz a mais", e óbvio q apenas isso não serve como comparação, usuário vê número maior e já acha q por aquilo ali é melhor...

Abandonar acho muito difícil, bom q a AMD está com força, assim motiva a intel a evoluir. Não sei te informar qual o critério das empresas de console usarem AMD (custo, desempenho, etc, mas vou te dizer q meu xbox esquenta vei! kkkk), smartphone já temos empresas competentes no mercado, não cabe a intel se meter. Ficando no desktop, notebooks, servers, já está ótimo. Pra mim, único problema da intel eh o alto custo, nunca tive problema, meus clientes nunca tiveram problema, os usuários das empresas q já trabalhei tbm nunca tive problema. Usei poucos com AMD, mas tbm nunca tive problema, a não ser la na época do dos soquetes m2, com athlon, phenom mas ai nao serve como base kkkk.

Tux

Ainda bem q to sabendo o q to comprando então rsrsrs

Tux

Pode pesquisar ai, sobre performance, dos processadores de alto desempenho a intel ainda dominam o mercado. Sobre falhas, qualquer hardware está vulnerável a falhas, os que são mais usados, normalmente são mais explorados e descobertos, questão de lógica. Mas claro q eh um ponto a se pensar. Processador mal conservado tem durabilidade sim, já viu como usuário cuida de um PC?

Ian Santos

Exato. Do que adianta ter 3 fps a mais e 10 núcleos a menos pagando o dobro do preço? A AMD antigamente era um lixo, mas hoje em dia isso mudou completamente, receio até dizer que a Intel vai começar a abandonar o mercado de processadores já que o desktop era o único que sobrou pra ela (os consoles são AMD e os smartphones também não são Intel), ela vai precisar se dividir entre vários focos pra conseguir dinheiro, e com isso a dominação da AMD só tende a aumentar com o tempo.

Ian Santos

Eu acho que tecnicamente você é leigo e não tá sabendo o que você tá comprando.

Ian Santos

A Intel não é superior a AMD nem em jogos hoje em dia. Superioridade não se mede só com maiores fps ou clocks mais altos (apesar de que até nisso a Intel já está bem próxima de ser alcançada).

Ian Santos

A Intel domina o mercado porque todo mundo já usa Intel, mas hoje em dia se você for comprar um processador você não tem motivos lógicos pra escolher Intel. O custo benefício da AMD é ótimo, o desempenho é ótimo, os coolers são ótimos, simplesmente você só escolhe Intel se for leigo ou quiser rasgar dinheiro, o que acredito que seja a última coisa que uma empresa quer fazer, já que são elas que normalmente utilizam os Xeons.

Sobre performance, a AMD já domina a Intel.
Sobre confiança, parece que você esqueceu das recentes falhas Meltdown e Spectre que atingiram principalmente a Intel.
Sobre durabilidade, sinceramente nunca vi ninguém reclamando da durabilidade de um processador, todos eles duram até você decidir comprar outro.

Sim, eu sou maluco.

joaoserpa

Claro que clock não é comparação, tanto que hoje os processadores Intel operam no limite para tentar entregar desempenho que bata de frente com a concorrência. O problema é que isso acarreta em temperatura mais altas, diminuindo a vida útil do equipamento. Nos jogos, que a grande maioria não faz uso de multicore, ela consegue resultados um pouco melhores que a AMD. Agora, para quem precisa de processamento bruto e utiliza os núcleos a mais presentes nos Ryzen, não tem nem como recomendar Intel. Os Ryzen, além de serem melhores, são mais baratos. AMD na época dos FX, até concordo com as tuas colocações, mas de 03 anos para cá muita coisa mudou. Até nos servidores onde a Intel sempre reinou, diversas empresas estão escolhendo produtos AMD.

A concorrência com certeza é o melhor para o consumidor, pois resulta em produtos melhores e preços mais atraentes. Abraço.

Tux

Falei q apenas clock não é base para comparação, existem diversos fatores. Pq entre intermediários em alguns casos, vc encontra AMD com clock superior em relação a intel. Empresas q investem com hardwares com o foco de durabilidade e desempenho optam por Intel. Vou te dizer q trabalhei com poucos AMD até hoje, também já tive pc pessoal com amd, nada a reclamar, porem na época era notável a diferença. Claro q eu não sirvo como base, mas na minha opinião e estudos, sempre optei por Intel sem pensar. Pra qm usa pc apenas pra navegar na web, qqr cpu suporta, mas quando realemente precisa de algo robusto, confiavel e de durabilidade, optam por intel.
Quando vou recomendar hardware pra alguem sempre digo: "quanto vc ta disposto a pagar? Se o problema não for dinheiro, pega intel, agora se tu quer economizar, pega amd. Diferença de desempenho é pouca, mas se tu quer gastar e ter algo com melhor qualidade, vai de intel."

Espero q amd cresça ainda mais do que já eh grande, de coração, gera maior concorrência, inovação, qualidade e nós só temos a ganhar com isso. abraço

Keaton

Isso também, mas enviar um cooler "digratis" seria mais em conta, acho. hahaha

joaoserpa

Não sei se é do seu conhecimento, mas os clocks mais altos pertencem aos processadores da Intel, então Você também está afirmando que a AMD possui um produto melhor.. Intel ainda é líder de mercado, mas desde o lançamento dos Ryzen vem perdendo bastante marketshare. Só compra Intel hoje em dia quem vai utilizar o PC somente para jogos, pois é o único setor onde ela é superior, mesmo sendo por uma pequena margem.

Tux

Acho q vc está enganado fera, intel ainda domina, tanto no segmento corporativo quanto pessoal, a diferença eh q a AMD evoluiu muito e tem um ótimo custo e benefício, e isso acaba sendo bom, pois quem sabe assim a intel mude seu conceito. Mas questão de confiança, durabilidade e performance, intel não deixa nada a desejar.

Se vc fizer uma pesquisa bem a fundo, vai ver q o maluco eh vc de achar isso, lembrando que processador não é só comparado pelo clock...

Ian Santos

É só uma questão de usar a cabeça pra investir melhor o dinheiro, a Intel foi destroçada pela AMD em todos os seguimentos, fanboy é quem não viu isso ainda.

Macgyver Freitas

Vergonha colocar um cooler desses num CPU de $330 dólares

Exibir mais comentários