Início » Aplicativos e Software » Microsoft enfim corrige busca do Windows 10 para evitar alto uso de disco

Microsoft enfim corrige busca do Windows 10 para evitar alto uso de disco

Windows 10 pode ficar lento em computadores com disco rígido; indexação da busca poderá ser desativada durante alto uso de CPU

Felipe Ventura Por

Nos posts que publicamos sobre o Windows 10, notamos vários relatos de que o sistema pode ficar muito lento em computadores com disco rígido (em vez de SSD) por causa da indexação da busca. Bem, finalmente a Microsoft está fazendo algo a respeito: esse recurso do Windows Search poderá ser desativado se outros programas estiverem consumindo muita CPU, se a bateria estiver fraca, ou se a economia de energia estiver ativa.

Windows 10

Essas mudanças estão valendo desde a build 18945, disponível para participantes do programa Insider. Se tudo der certo, elas serão expandidas para todos os usuários do Windows 10 na atualização do primeiro semestre de 2020.

O indexador da busca perderá prioridade ou será interrompido em uma dessas situações:

  • o uso de CPU ultrapassa 80%;
  • o uso de disco ultrapassa 70%;
  • a carga da bateria é menor que 50%;
  • no momento em que o dispositivo é desconectado da tomada para funcionar na bateria (ou seja, quando passa de corrente alternada para corrente contínua);
  • o modo de economia de bateria está ativado;
  • o modo de espera conectada (connected standby) está ligado;
  • o Modo de Jogo está ativado;
  • no momento em que a tela for desligada;
  • o dispositivo está acordando depois de estar no modo de baixa energia ou após o login.

O indexador do Windows Search vasculha o nome e conteúdo de seus arquivos para reunir informações como palavras e metadados. Dessa forma, o Windows 10 consegue exibir resultados mais rápido na busca do Explorador de Arquivos, Outlook, Linha do Tempo (Win + Tab) e em aplicativos universais (UWPs).

Windows 10 usa novo algoritmo para desativar indexação

Em 2018, a Microsoft fez um experimento entre usuários do programa Insider. Sempre que alguém desativava o indexador, o sistema exibia uma notificação perguntando o motivo. As principais justificativas eram: uso excessivo de disco e CPU; problemas gerais de desempenho; e baixo valor percebido desse recurso de busca.

Então, em julho de 2019, o Windows 10 ganhou um novo algoritmo que diminui a atividade de indexação avaliando diversos sinais, como alto consumo de disco. O Windows Search também deixou de vasculhar repositórios como o Git, que geralmente têm seus próprios indexadores; e parou de acompanhar as pastas de projetos do Visual Studio.

Ainda assim, a indexação acaba sendo desligada em alguns PCs. Desde a build 18945, o principal motivo é: "feito sem a intenção do usuário". Ou seja, algum aplicativo desativou automaticamente esse recurso do Windows Search. "Nosso palpite é que, à medida que nossos parceiros descobrirem como o indexador evoluiu, desabilitá-lo pode não ser mais necessário", diz a Microsoft.

O segundo principal motivo é "proteger o SSD de desgaste", algo que a Microsoft não comenta. Ainda não existe um consenso sobre isso: os drives de estado sólido não são tão frágeis como antigamente, mas têm suas limitações. Um teste do Tech Report descobriu que eles podem escrever 300 terabytes ou mais antes de apresentarem falhas — é o bastante para gravar 100 GB todo dia por 8 anos.

Com informações: Microsoft.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adrian Dérick
Incrível, tenho um note com Celeron e HD e ele nunca apresentou lentidão na pesquisa, e eu não fiz nenhum ajuste no Windows.
Wesley
Por que linux não é solução
Wesley
Por que linux não é solução
Credulos
O software do meu Kingston é bem básico, é informativo apenas.
Baidu feat MC Brinquedo
NVMe é o acrônimo de “Non-Volatile Memory express” usado para designar um padrão desenvolvido por um grupo de trabalho criado especificamente para permitir a conexão direta de SSDs ao barramento PCI.Resumindo: É um novo tipo de SSD que costuma ser, em média, de 5 a 7 vezes mais rápido que um SD tradicional (SATA). E olha que o SATA já é rápido, mas os NVMEs da Samsung, por exemplo, são insanamente superiores.
José Renato De Souza
Inclusive por software do fabricante do SSD!
José Renato De Souza
E mesmo assim essa bosta acaba com a vida útil do SSD!
José Renato De Souza
🤣🤣🤣🤣
José Renato De Souza
Porque ele é complicado, tem problemas que nem quem criou resolve e não tem suporte a jogos e programas, só serve pra instalar e navegar!
Felipe Liʍa
Mas isso q o amigo reclamou. Mesmo ativado ele é lento na busca.
Credulos
Essa atualização é apenas para quem é Insiders (beta testes) se vc não se inscreveu então vc não recebeu essa update.
Marmota Marota
Depende. Pra trabalhar com dev eu prefiro muito mais um Linux.Mas em casa é steam e eventualmente alguma coisa d
Marmota Marota
Mas o G3 tem a opção de fábrica. Mas é mais caro.No meu caso, comprei sem pq já tinha. Eu agradeço não ter toda a linha de fabrica, mas te entendo.
Marmota Marota
Padrão de conexao para ssds. Procura "nvme ssd"
Andrey Victor
Meu windows atualizou hj, n sei se foi essa att ai, mas continua disco 100% ja fiz de tudo e isso persiste...
Felipe P.
Desculpe mas o que é NVMe?
Marco Antonio
eu por exemplo adoraria usar porém todos os programas que utilizo estão no windows.
Clint Moderno
Espero que corrija isso. Detesto ter que usar algo que não preciso.
Clint Moderno
Espero que corrija isso. Detesto ter que usar algo que não preciso.
Codorna
Peguei 2 notes NOVOS com win 10 e uma boa configuração, de fabricantes diferentes. Porém o uso do disco estava sempre alto, tornando-o muito lento, sempre disse que se tratava de um Bug do windows 10. Tive que colocar SSD em um deles, e o outro espero que com essa correção possa ser solucionado.
Credulos
Eu ja falei isso no passado e falo hoje, quem sai do Windows para Linux é simplesmente por demagogia (vai e quer levar todo mundo igual a um vegano)....A grande maioria dos usuários não querem alternativas, ter que reaprender, correr atrás de softwares alternativos para substituir um sistema que funciona.
Credulos
Trocentas que uma minoria de pessoas usam, é monopólio sim, visto a faixa de mercado que o Windows usa, a quantidade de usuários Linux é irrelevante (vc soma, Linux, Mac, Chrome OS) e compara com os números de usuários windows nota facilmente que nessa área a Microsoft não possui concorrentes.
Credulos
Eu concordei em partes, quesito uma empresa do tamanho da Microsoft demorar tanto para corrigir problemas, não concordei no aspecto de tudo ser de fácil solução.
Credulos
De fato sai caro mesmo, mas ainda é a melhor saída, pesquisa um bom custo x beneficio e ja pensa no upgrade da SSD no ato da compra, sai mais barato que vindo de fabrica.
Compulsivo
Grande solução, em vez de corrigir o problema, programa o desligamento do recurso. Isso não é solução, é gambiarra...
Wellington Gabriel de Borba
O que mata de raiva é que você só consegue comprar notebook novo com SSD a partir dos modelos que custam um rim e metade do fígado. Para mim já deveria ter versão do modelo de entrada com SSD. Pagar 2500 em uma máquina para assim que você pegar tirar aquele HD de 1 TB e colocar um SSD de 512 não rola.
Wellington Gabriel de Borba
Eu criticar sua resposta, mas pelo visto você concorda comigo, só não percebeu.
Wellington Gabriel de Borba
Eu uso um ChromeOS no segundo notebook e digo uma coisa, ele está a anos luz de distância de substituir o Windows.Linux e hackintosh, o problema é todo mundo pensar que a gente quer aprender programação para poder usar um computador. Às vezes a gente só quer editar uma apresentação de Power Point com tudo que tem direito sem precisar aprender linhas de comandos novas."Ah, mas Linux tem ambiente 100% gráfico"... Aham, vai lá procurar um tutorial na internet para ver se você consegue alguma coisa só clicando em ícones e janelas. Pode parecer errado, mas a maioria dos usuários só dão conta disso, só precisam disso e é isso que a Microsoft tão oferecendo melhor.
Wellington Gabriel de Borba
Eu não entendo nada de programação, mas duvido que algo que afete a experiência de uso dos clientes para pior e que ampla maioria sequer usa seja das coisas mais difícil de resolver no "poderoso e complexo" Windows. Lembre-se que este problema vem desde o Windows 8 pelo menos, se a Microsoft não resolveu antes foi porque é negligente mesmo.
Capitão Caverna
Geral tem que abrir chamado no site da Microsoft solicitando que a Ms coloque essas opções na instalação do Windows e no painel de controle de forma bem clara como fez com as opções de privacidade.
Capitão Caverna
Mas tu tinha que ser criticado mesmo pq falou josta 🤷🏾‍♂️
Genumano
Mas mesmo o serviço ativado quando o Windows liga e funcionando o tempo todo, quando faço uma pesquisa, tem horas que demora mais de 10 minutos procurando algo que tenho certeza que está no computador.
tuneman
Não véio...., Windows não possui concorrentes.Teve um tal de OS/2 muitos anos atrás, mas a má gestão da IBM matou o sistema.
Baidu feat MC Brinquedo
Teve um cara que evocou até o fundador do Baboo (fórum), já outro disse que eu não entendia nada de paginação no Windows 10...A galera não se liga que trata-se de um bug e não uma feature.
teo venier
Não é drama, eu tb fui muito criticado por ter falado q a MS deveria otimizar o w10 pra HDD e não pra SSD. já q HOJE ainda é padrão da indústria computadores com HDD e não SSD. Falar pra usuário comum trocar peça de computador não é solução pra uma empresa do porte da Microsoft
Marcos
Monopólio? Tem trocentas distribuições Linux que você pode escolher, pode fazer um hackintosh, usar Mac OS X, Chrome OS, etc.
Marcos
Se tu ativar o serviço quando acionar uma pesquisa, conforme tua sugestão, vai ter dois trabalhos: indexar e retornar os resultados. A indexação é feita justamente pra trazer resultados mais rápidos quanto tu precisar.
Guilherme Bluhm
algo de uma simples solução, por que não o linux ?
Guilherme Bluhm
algo de uma simples solução, por que não o linux ?
Credulos
Sim correção, são blocos mesmo, erro meu a usar a palavra trilhas....Não sabia que dava pra realinhar após o sistema instalado...Vivendo e aprendendo.
Credulos
Notebook nem se fala, HD de notebook ja eram pra esta aposentados faz tempo. Adquiri um Dell G3 recentemente e o HD gargalava de mais o uso do aparelho, o que me trouxe uma péssima primeira impressão, coloquei uma SSD e tudo mudou da água para o vinho....por SSD hoje em dia de fabrica evitaria essa péssima primeira impressão e daria bons pontos a fabricante.
Paulo Andador
Aqui nem alerta aparece...vou direto no serviço, paro o serviço e depois desativo ele definitivamente.
Genumano
Toda vez que tento desativar isso eu recebo um alerta de confirmação dizendo que se eu fizer isso o Windows ficará inutilizável. Então posso desativar tranquilamente?
Genumano
Achei que era só comigo.
Felipe Alexandre Ferreira
Pois é, o Windows (e muitos outros SO) usam memória RAM livre para fazer cache do disco. Isso é umas otimização que, além de acelerar algumas leituras, não tem quase efeito negativo, porque se precisar mesmo o sistema operacional entrega essa parte para uso dos programas. Não lembro no Windows, mas no Linux usando o comando free dá pra ver além da livre o total de memória disponível, que não é só a livre, mas também a parte usada como cache. Então a dica é não se preocupar com a memória livre e sim a total disponível.*Mas sim, claro que pouca ram pode causar lentidão, e acho ideal hoje em dia 16gb até para uso básico.
Paulo Andador
Aqui deixo o serviço desativado, mesmo usando SSD.
doorspaulo
Nunca vi ninguém defender a MS, quando se trata de W10 com HDD. Mas, é gritante demais a diferença.
Sandro
Pois é! Geralmente quando meu notebook está lento, é a leitura de disco. Nunca foi RAM.
Pereira
Velho, ia comentar isso agora. Essa josta de Windows Search fica comendo recursos e atrapalhando e na hora que se precisa fica eternamente buscando.Edit: E não acha. Aí você lembra onde salvou, vai manualmente e tá lá a porcaria do arquivo.
Pereira
Meu santo, SSD não tem trilha. Os dados são armazenados em blocos.Quando você clona um sistema de HD para SSD, o software de clonagem já alinhas as partições (e não trilhas) de forma otimizada (4K), o Windows já detecta o SSD e habilita o TRIM.Mesmo que as partições em um SSD, por algum motivo, não estejam alinhadas, é possível alinhá-las com o sistema já instalado, usando um software de particionamento.
Genumano
Afinal, pra quê serve esse indexador se quando precisamos fazer uma pesquisa no sistema ele demora uma eternidade? Por mim esse troço só deveria ser ativado quando a gente acionasse uma pesquisa.De toda forma acho que a Microsoft não consegue resolver este problema tão cedo.
Antony
Lembrei de um episódio de Atypical que vi ontem, onde uma moça dizia ao protagonista que faculdades não eram mais necessárias, hoje tem tudo no Youtube
Rafael
exatamente, só consegui melhorar usando SSD, apesar de que hoje em dia os ssds já estão bem mais baratos
Credulos
Mas o próprio Baboo explica sobre alinhamentos de trilhas cara....E mesmo assim tudo tem de ser balanceado e analisado, não leve tudo que o baboo fala ao pé da letra ele é bem extremista em alguns aspectos (mais sim é uma das melhores fontes de informação a respeito do windows que temos hoje).
Credulos
Os caras acham que tudo se resolve em um piscar de olhos...agora claro para o tamanho da Microsoft e mão de obra que ela pode dar de fato demora muito pra trazer soluções.
Credulos
Não a problema em alto consumo de RAM desde que a mesma seja alocada nos programas e recursos corretos e não cause lags, RAM não utilizada é RAM desperdiçada.
Fabio Santos
Respeito su colocação mais aprendi com o respeitado Baboo e depois que ele explica bem a fundo que o Windows tem uma forma bem distinta ao reconhecer um ssd mesmo numa clonagem, nunca mais formatei pc de familiares que fizeram a troca e a velocidade ficou bem melhor e não perco mais tempo com formatar.
Credulos
Sim de fato, mas isso vale para qualquer sistema, o uso em SSD é absurdamente superior, no windows só é ainda mais notável.
Credulos
O bom de formatar é que vc além de por um sistema limpo, vc põe as trilhas na ordem correta, oque nem sempre acontece ao passar o backup.
Credulos
Estava lendo a respeito disso no inside e na teoria é tudo muito lindo, quero ver na pratica se o algorítimo realmente vai aprender com o uso do usuário e desativar recursos e processos pra evitar uso 100% de disco...Ate agora a melhor solução para isso é uma SSD de fato.
VolksW4GNER
"É algo tão simples pra resolver"Fonte: Arial
Fabio Santos
O Windows age totalmente diferente quando se usa o ssd, até por isto aquele mito de ao trocar a hdd tradicional pra ssd ter que formatar não faz sentido algum.Talvez se Microsoft focasse em descobrir pelo telemetria os problemas e arrumar a indexação destes como faz nas ssd que funcionam ok, solucionava.
tuneman
Já notaram que desde o Win Vista (se não me engano) ele desfragmenta o disco no tempo ocioso do PC??Algo tão simples que também poderia ser aplicado ao indexador de arquivos e Windows Defender.
tuneman
Tenho a impressão que isso não é bug, é recurso.Mesmo com 8 ou 16GB de RAM o Windows ainda usa muito.
Krosna Terrestre
Monopólio é uma desgraça.
Capitão Caverna
É só remover o Chrome
Capitão Caverna
“Quase apanhei”Mas que drama
Cassio Luis Riboli
depois que instalo o Windows eu ja desativo o indexador, eu uso SSD e nao quero desperdiçar desempenho
Jedielson Almeida
Tá aí uma coisa que a Microsoft deveria aprender com a Apple, porque o Finder é uma maravilha pra indexar arquivos e pesquisá-los depois. Nunca notei travamento ou lentidão por conta disso.
Jedielson Almeida
Tá aí uma coisa que a Microsoft deveria aprender com a Apple, porque o Finder é uma maravilha pra indexar arquivos e pesquisá-los depois. Nunca notei travamento ou lentidão por conta disso.
Baidu feat MC Brinquedo
Da última vez que falei sobre esse bug quase apanhei.


Choveu de especialista defendendo a Microsoft.


Na minha humilde opnião, W10 só com SSD. Se seu PC/Notebook suportar NVMe, melhor ainda!
Baidu feat MC Brinquedo
Da última vez que falei sobre esse bug quase apanhei.Choveu de especialista defendendo a Microsoft.Na minha humilde opnião, W10 só com SSD. Se seu PC/Notebook suportar NVMe, melhor ainda!
Cazalbé
pelo jeito nunca
Rafael Moreira
Windows 10 com HD mecânico é sofrível, só um SSD para amenizar o impacto do alto uso do disco. Depois de anos os caras resolvem corrigir o problema.
Keaton
Vou usar o modo jogo pra tudo.... :IO maior problema era o uso de HD/SSD, porém isso nunca vai desativar em pcs que usam SSD ou NVMe...
Keaton
Vou usar o modo jogo pra tudo.... :I

O maior problema era o uso de HD/SSD, porém isso nunca vai desativar em pcs que usam SSD ou NVMe...
RODRIGO
E quando resolverá o problema da RAM ser excessivamente utilizada???
RODRIGO
E quando resolverá o problema da RAM ser excessivamente utilizada???
Wellington Gabriel de Borba
Antes tarde do que mais tarde ainda. É algo tão simples pra resolver que a Microsoft só não tomou providências antes porque não quis. Isso depõe contra a Marca.
Wellington Gabriel de Borba
Antes tarde do que mais tarde ainda. É algo tão simples pra resolver que a Microsoft só não tomou providências antes porque não quis. Isso depõe contra a Marca.