Início » Telecomunicações » Claro, Oi, TIM e Vivo deverão informar cobertura de celular para novos clientes

Claro, Oi, TIM e Vivo deverão informar cobertura de celular para novos clientes

Claro, Oi, TIM, Vivo, Nextel e Algar terão que mostrar cobertura de sinal 2G, 3G e 4G para novos clientes em todo canal de venda

Lucas Braga Por

Claro, Oi, TIM, Vivo, Nextel e Algar serão obrigadas pela Anatel a informar as condições de cobertura 2G, 3G e 4G para os clientes antes de qualquer venda. A ideia é evitar que mais pessoas se frustrem ao adquirir uma nova linha e ficar sem serviço em casa ou no trabalho, pois nem todos os lugares possuem sinal de celular das operadoras.

A obrigação vale tanto para a ativação de linhas pós-pagas como pré-pagas. Os clientes deverão ser informados sobre a cobertura em qualquer canal de venda, seja atendimento telefônico, lojas físicas, lojas virtuais, aplicativos, portabilidade, entre outros.

As operadoras deverão informar a área de cobertura por tecnologia (2G, 3G ou 4G) para assegurar que um consumidor adquira um smartphone ou um plano e consiga ser atendido da forma pretendida, sem ter problemas de cobertura ou de tecnologia inferior disponível nas áreas de interesse.

Anatel terá campanha para consumidores em 2020

Essa medida foi sugerida pelas próprias operadoras após fiscalização da Anatel. A agência identificou que os consumidores recebem informações sobre a cobertura, mas não em todos os canais de venda auditados e nem com a qualidade esperada. As empresas que não cumprirem essa determinação poderão sofrer sanções.

No início de 2020, a Anatel irá direcionar ações para educar os consumidores sobre seus direitos de receber informações adequadas sobre a área de cobertura de celular antes da compra.

Atualmente, as empresas já são obrigadas a disponibilizar um mapa de cobertura por tecnologia, que você pode conferir nos links abaixo:

Com informações: Anatel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Santos

Eu tenho vivo no corporativo e te digo o problema da vivo é ping parece que ao entrar numa página demora, num vídeo da lags iniciais mais quando entra tudo vai rápido.
No meu ver usando bem nos últimos tempos tim, claro e vivo no 3G a vivo é a única que se pode dizer funciona, quando minha linha pessoal da claro ou antes na tim entrava no 3G nem tentava navegar.

Fabio Santos

É sacana mesmo, quando não existia o 4G é apenas existia o 3G a velocidade era a mesma no que as operadoras chamavam de plus.
A tim nunca ligou muito pra minha região porque a vivo e claro são fortes concorrentes tanto que mudei pro claro Flex e não me arrependo, o único lugar de SP que posso dizer a tim é ótima é bairros de classe A e B por incrível que pareça a tim ganha muita grana em bairros como alto de pinheiros, vila Leopoldina, jardim França e nestes emprega boas posições de fibra e antena.

LekyChan

provavelmente pois o 4G da sua região é a banda 28(700MHz APT)

Jefferson Rodrigues

O site não abre.

Will

foi exatamente o que aconteceu comigo, era beta lab e passei pro vivo easy, moro no RJ e em relação a sinal troquei 6 por meia dúzia, pelo menos na capital, na parte metropolitana e interior a vivo é melhor, então quando viajar vai compensar, além do preço, é claro

Alisson Santos

Certa vez a Claro me ligou oferecendo um plano de internet 3G com modem. Aceitei. Quando o modem chegou, ativei e descobri que o sinal era péssimo, a ponto de não conseguir acessar nem mesmo a página do Google. Fiz valer meu direito de cancelar o pedido em até 7 dias sem ônus. A operadora resistiu, ameaçou com multa de fidelização. Reclamei no "consumidor.gov.br" e a operadora me ligou pedindo desculpas e efetivou o cancelamento. Nem fizeram questão que eu devolvesse o modem. Se eu soubesse como era a cobertura de antemão, teria economizado tempo.

Lucas

Tem até uma materia aqui no tecnoblog

https://tecnoblog.net/30531...

Lucas

Existe o app 'anatel serviço movel' um bom serviço para analisar o mapa de cobertura em sua cidade dividido em bairros, operadoras, e em 2G 3G 4G.

fica a dica usa esse até implementa o das operadoras.

Jacques

Eu prefiro ver nesse site aqui da anatel: http://gatewaysiec.anatel.g...

Ele mostra exatamente onde estão cada uma das ERBs, de qual operadora e qual tecnologia elas oferecem.

Usar o site da tim pra ver isso é terrível, é apenas uma faixa de 300px, navegação é horrorosa.

Sandro

Uma coisa TÃO BÁSICA que deveria existir desde a implementação do 3G, mas a Anatel só se mexeu em 2019. Vem nimim estado grande!!! (enfim... antes tarde que mais tarde)

Credulos

A melhor solução ainda é procurar amigos e conhecidos que usam X operadora, esses mapas são sempre desatualizados e não refletem em nada a realidade.

Fabio Santos

Não só cobertura mais velocidade, exemplo na minha região em sp a tim tem boa cobertura 4G, porém quando boa a velocidade não passa dos 8 megas

Jefferson Rodrigues

A NET já ligou pra me oferecer banda larga, porém não tem cobertura na minha rua.

Jefferson Rodrigues
A NET já ligou pra me oferecer banda larga, porém não tem cobertura na minha rua.
betacaroteno

Esses mapas de cobertura não dão garantia de nada, pois podem haver trechos de sombra, áreas internas onde o sinal não chega, enfim....

Exibir mais comentários