Claro, Oi, TIM e Vivo deverão informar cobertura de celular para novos clientes

Claro, Oi, TIM, Vivo, Nextel e Algar terão que mostrar cobertura de sinal 2G, 3G e 4G para novos clientes em todo canal de venda

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Claro, Oi, TIM, Vivo, Nextel e Algar serão obrigadas pela Anatel a informar as condições de cobertura 2G, 3G e 4G para os clientes antes de qualquer venda. A ideia é evitar que mais pessoas se frustrem ao adquirir uma nova linha e ficar sem serviço em casa ou no trabalho, pois nem todos os lugares possuem sinal de celular das operadoras.

A obrigação vale tanto para a ativação de linhas pós-pagas como pré-pagas. Os clientes deverão ser informados sobre a cobertura em qualquer canal de venda, seja atendimento telefônico, lojas físicas, lojas virtuais, aplicativos, portabilidade, entre outros.

As operadoras deverão informar a área de cobertura por tecnologia (2G, 3G ou 4G) para assegurar que um consumidor adquira um smartphone ou um plano e consiga ser atendido da forma pretendida, sem ter problemas de cobertura ou de tecnologia inferior disponível nas áreas de interesse.

Anatel terá campanha para consumidores em 2020

Essa medida foi sugerida pelas próprias operadoras após fiscalização da Anatel. A agência identificou que os consumidores recebem informações sobre a cobertura, mas não em todos os canais de venda auditados e nem com a qualidade esperada. As empresas que não cumprirem essa determinação poderão sofrer sanções.

No início de 2020, a Anatel irá direcionar ações para educar os consumidores sobre seus direitos de receber informações adequadas sobre a área de cobertura de celular antes da compra.

Atualmente, as empresas já são obrigadas a disponibilizar um mapa de cobertura por tecnologia, que você pode conferir nos links abaixo:

Com informações: Anatel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados