Início » Telecomunicações » NET, Claro, Vivo e Sky enviarão alertas de desastres no Norte e Centro-Oeste

NET, Claro, Vivo e Sky enviarão alertas de desastres no Norte e Centro-Oeste

Defesa Civil e Cenad informam sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e granizo

Lucas Braga Por

Usuários de TV por assinatura nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste receberão alertas da Defesa Civil e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) a partir desta segunda-feira (18). As mensagens aparecerão na tela para clientes das operadoras Claro (incluindo NET), Vivo, Oi, Sky e Nossa TV.

TV 4K LG UM7650

A novidade chega ao Distrito Federal e aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As mensagens informam sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

O recurso já está presente nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os demais estados da região Nordeste terão o recurso a partir de 16 de dezembro de 2019.

Não há necessidade de cadastro. As mensagens chegam de forma automática em um pop-up, com tempo de exposição de 10 segundos. É possível fechá-las manualmente, o que evita atrapalhar a cena decisiva do jogo de futebol do seu time favorito.

Defesa Civil envia alertas por SMS

A medida é complementar às notificações de desastres naturais enviadas por SMS. A Anatel informa que já foram enviadas mais de 700 milhões de mensagens entre fevereiro de 2017 e agosto de 2019 para 6,7 milhões de clientes de telefonia móvel de todo o país.

Para receber os alertas no celular, é necessário ser cliente da Claro, Vivo, TIM, Oi, Sercomtel, Algar ou Nextel e enviar uma mensagem contendo o CEP para o número 40199; é possível cadastrar vários CEPs.

Com informações: Anatel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Michael Loeps™

Genumano, é um aviso de emergência, cujo propósito é te alertar de algo rapidamente, notificação de emergência não invasiva velho? Os alertas de tsunami, furacão, desgraças em geral deveriam trocar as sirenes de um milhão de decibéis para um carteiro batendo de porta em porta avisando as pessoas?

Genumano

Uma simples notificação não invasiva na barra de status já é suficiente. Ah, eu não tenho interesse em receber notificação de séries ou filmes também.

Michael Loeps™

Velho, é um aviso de emergência, não uma chamada pra série que vai passar em dois minutos.

Genumano

No meu não aparece pop-up nenhum, pois abomino essa coisa e desativo este tipo de notificação. Basta um ícone de notificação na barra de status para eu ver quando quiser, se quiser.