NET, Claro, Vivo e Sky enviarão alertas de desastres no Norte e Centro-Oeste

Defesa Civil e Cenad informam sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e granizo

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TV 4K LG UM7650

Usuários de TV por assinatura nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste receberão alertas da Defesa Civil e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) a partir desta segunda-feira (18). As mensagens aparecerão na tela para clientes das operadoras Claro (incluindo NET), Vivo, Oi, Sky e Nossa TV.

A novidade chega ao Distrito Federal e aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As mensagens informam sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

O recurso já está presente nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os demais estados da região Nordeste terão o recurso a partir de 16 de dezembro de 2019.

Não há necessidade de cadastro. As mensagens chegam de forma automática em um pop-up, com tempo de exposição de 10 segundos. É possível fechá-las manualmente, o que evita atrapalhar a cena decisiva do jogo de futebol do seu time favorito.

Defesa Civil envia alertas por SMS

A medida é complementar às notificações de desastres naturais enviadas por SMS. A Anatel informa que já foram enviadas mais de 700 milhões de mensagens entre fevereiro de 2017 e agosto de 2019 para 6,7 milhões de clientes de telefonia móvel de todo o país.

Para receber os alertas no celular, é necessário ser cliente da Claro, Vivo, TIM, Oi, Sercomtel, Algar ou Nextel e enviar uma mensagem contendo o CEP para o número 40199; é possível cadastrar vários CEPs.

Com informações: Anatel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados