Algumas plataformas e redes sociais já foram acusadas de praticar shadow banning com palavras, temas, hashtags e até usuários ou perfis de um determinado assunto. A prática é recente e, de acordo com as buscas do Google Trends, tem despertado um interesse crescente desde 2015. Parecido com um “mute” que estamos acostumados a dar em perfis de diversas redes sociais, o shadow ban pode ser definido como ato de bloquear um usuário, um tema ou uma hashtag de forma que não perceba o bloqueio.

Ao longo do texto, vamos ver que o shadow banning não é definido de maneira uniforme para todas as redes sociais — tampouco a grafia mais adequada do termo. Mas, em essência, é quando você publica conteúdo nas mídias sociais, mas o conteúdo não aparece nos feeds de seus seguidores. Seus seguidores podem ir diretamente ao seu perfil para encontrar o post, mas é mais difícil encontrá-lo. E, adicionalmente, nem você nem o seu seguidor é informado de que isso está acontecendo ou o porquê.

Shadow ban no Instagram

Alguns usuários já relataram sentir que seus posts passaram a receber menos curtidas e comentários (tiveram uma queda de engajamento) e/ou desapareceram do feed de determinadas hashtags, da Busca e do Explorar. Se isso ocorrer acompanhado de outros sinais, você pode ter sido “banido pela sombra”. É importante não confundir com mudanças no próprio algoritmo do Instagram. Por isso, tente observar um padrão.

O que é shadow ban? [segundo o Hubspot]

Shadowbanning é o ato de bloquear o conteúdo de um usuário de forma que ele não saiba que está acontecendo. Se você foi banido pela sombra no Instagram, seu conteúdo não aparecerá no feed de ninguém, a menos que a conta já siga a sua.

Embora o Instagram não tenha admitido que isso acontece, já reconheceu “erros” como os que bloquearam hashtags de pole dance. Ao Universa, do UOL, disse que uma operação deste tamanho não está imune a erros e jamais quis silenciar a comunidade.

Do ponto de vista do Instagram, o shadowbanning faz algum sentido. A prática permite que o Instagram filtre contas e assuntos que não cumpram seus termos como auto mutilação, violência e nudez. Além disso, algumas pessoas usam métodos pouco adequados para aumentar seu número seus seguidores no Instagram, como bots automatizados ou centenas de hashtags irrelevantes para o conteúdo mas que são usadas para ativar curtidas e follows em massa. Neste caso (e só neste caso), parece justo o Instagram bloquear contas e termos relacionados para manter a saúde do feed.

O Instagram chegou a citar indiretamente um problema que os usuários estavam tendo com o conteúdo não sendo exibido para determinadas hashtags e deu algumas “dicas”.

https://www.facebook.com/instagramforbusiness/posts/1046447858817451

Sombra no TikTok

Essa discussão sobrou também para o TikTok, antigo Musicy.ly. Documentos obtidos pelo The Guardian revelaram que o aplicativo chinês censurou tópicos considerados “politicamente sensíveis”. Alguns deles, como posts sobre os protestos de Hong Kong, pareciam ter sido totalmente excluídos. Outros, citando temas LGBTQ+ ou pró-Donald Trump, aparentam ter classificação inferior pelo algoritmo, para que os usuários não vissem o conteúdo no feed — bem parecido com já citado shadow ban do Instagram.

Sombra no Twitter

O Twitter já negou publicamente que utilize a técnica. No entanto, definiu o shadow ban de forma radical: “a melhor definição que encontramos é a seguinte: tornar deliberadamente o conteúdo de alguém inacessível a todos, exceto a pessoa que o postou”.

Ao longo do post, o Twitter diz que você sempre pode ver todos os tweets (embora você precise de fazer mais esforço para encontrá-los, como ir diretamente até o perfil em que foram publicados). Logo, se dá mais trabalho para encontrar, eles não recebem o mesmo tratamento. A dica para encontrá-los é navegar até a seção “Tweets e Respostas” do perfil de um usuário e vasculhar. O site shadowban.eu promete analisar perfis que possam estar passando por supostos problemas de banimento no Twitter.

Sombra no Facebook

O Facebook já foi acusado de várias coisas — entre elas shadow ban. A rede social chegou a patentear um método que oculta conteúdo impróprio da plataforma sem que o autor do post perceba. Isso torna comentários invisíveis para todos os usuários, menos para quem os escreveu. A patente tem como objetivo ajudar os moderadores de páginas, removendo “comentários extremamente negativos, racistas ou depreciativos”.

Como saber se estou sofrendo shadow ban no Instagram?

Você pode testar algumas coisas para ver se existe algum problema com a sua conta do Instagram, com as hashtags que você usa ou com o tema das suas fotos. Nada disso é uma ciência exata. Com as outras redes sociais, ainda não há um consenso sobre ajuste.

Poste uma imagem com uma hashtag suspeita de shadow ban (se você usar muitas será difícil identificar qual). Depois de postar, peça a algumas pessoas que não seguem sua conta para pesquisar a hashtag. Se nenhuma visualizar seu post nesses resultados de busca, você provavelmente está na sombra. O feed não mostra propositalmente.

Por que minha conta está na sombra?

  • Você usa bots ou outra ferramenta automatizada?
  • Você usa “hashtags quebradas”, invadidas por conteúdo inapropriado ou não relacionado com o que a hashtag está propondo, resultando em uma confusão?
  • A conta é frequentemente denunciada por conteúdo inapropriado e violação de uso?
  • Você postou, comentou ou seguiu muitas pessoas rapidamente (automação)?
sign-hashtag-donotdisturb-pixabay

O que são hashtags quebradas?

Quando uma hashtag estiver com problemas ou “quebrada”, o Instagram provavelmente exibirá uma mensagem como “Publicações recentes de #snapchat [!] estão ocultadas no momento porque a comunidade denunciou conteúdo que pode não estar em conformidade com as diretrizes da comunidade do Instagram. Saiba mais…”

No saiba mais, há a seguinte informação:

Por que as publicações mais relevantes ou as mais recentes não aparecem em uma página de hashtag do Instagram específica? Podemos remover as publicações mais relevantes ou mais recentes de páginas de uma hashtag se as pessoas usarem essa hashtag para publicar conteúdo que viole nossas Diretrizes de Comunidade.

Como consertar o seu Instagram e sair da sombra

A questão pode ser simples se você está cometendo alguns dos equívocos acima. No entanto, se você acredita que está sendo vítima de um erro do Instagram, como no caso do pole dance, o que resta é fazer barulho e reclamar com quem é de direito. A rede social também sugere reportar problemas no suporte da plataforma, até que a hashtag seja salva.

  1. Se você usa bots ou outro serviço automatizado, pare de usá-los e exclua-os imediatamente. Saiba como revogar acesso de aplicativos no Instagram;
  2. Não use hashtags que já foram banidas ou estão quebradas. Você pode consultar listas de hashtags problemáticas. Recomendo usar o site bannedhashtags.com para checar quais posts podem ser editados (premium) ou listas atualizadas por sites especializados de marketing digital lista de 2018, lista de 2019 e outras listas;
  3. Faça uma pausa de dois dias (48 horas). Há relatos de que é o tempo necessário para redefinir o perfil da sua conta e colocá-la de volta nos trilhos. Quase um detox;
  4. Respeite os Termos de uso e as Diretrizes da Comunidade do Instagram;
  5. Publique conteúdo autêntico e respeite as recomendações para ganhar seguidores.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados