As operadoras Claro, TIM e Vivo finalmente estão liberadas para ativar rede 4G com frequência de 700 MHz em todo o território nacional. O motivo é que a EAD (Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV) completou o cronograma de remanejamento de emissoras de televisão que poderiam causar interferência.
- O que o 4G de 700 MHz muda na sua vida
- iPhone 11, 11 Pro e Pro Max dos EUA não funcionam no 4G de 700 MHz do Brasil
O processo teve início no ano de 2016 e, no total, 1.034 canais de 347 radiodifusores tiveram suas frequências remanejadas. A EAD afirma que os trabalhos chegavam a mais de 500 cidades ao mesmo tempo, com 120 equipes técnicas em campo trabalhando simultaneamente, envolvendo a equipe de engenharia da entidade, a Anatel, radiodifusão, operadoras de telefonia, fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços.
De acordo com a Seja Digital, o sinal de 4G na frequência de 700 MHz já está ativado em 3.410 municípios; com a liberação da faixa, as operadoras podem ativar o serviço no restante do país. Das grandes empresas, a Oi é a única que ficou de fora, por não ter arrematado a frequência no leilão da Anatel. A operadora pretende comprar o direito de uso na próxima licitação, prevista para 2020.
Atualmente, a tecnologia 4G está presente em 4.647 municípios brasileiros. A TIM é a líder em cobertura, com 3.370 cidades atendidas, seguida por Vivo (3.190), Claro (2.686) e Oi (941).
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Eu fico pasmo em saber que, em pleno 2019, existem pessoas que não sabem que comprar celular no exterior compensa muito mais...
Achei que esses 700mhz ia fazer alguma diferença aqui na capital Paulista,pra mim Tim e oi é claro cada vez pior só a vivo tem melhor sinal, tudo bem que a Oi não tem os 700mhz, a cidade mais rica do país sinal de celular pior, tem uma tal de lei das antenas que nunca se resolve.
VoLTE é a solução.
A Tim já tem ligação pelo 4g, basta você ter um celular compatível com VoLte
..na verdade ; existem equipamentos de diferentes concepções . A hierarquia construtiva começou errado com o "2G" . Era para o Brasil ter se iniciado com o sistema 3G" ; mas creio que a corrupção do setor influenciou os tais " Fornecedores :à empurrar sucata" para o Brasil . Pois também o país não tinha uma representação técnica para " barrar" o Lobby' dos fabricantes .
melhor que nada.
No meu município a vivo usou a b28 a pouco tempo e o sinal melhorou muito o 4g tá mais forte que o 3g
Quando me referi as specs, pensei em lugares um pouco melhores, não shitholes, e por aqui é difícil mas em qualquer lugar é, como já dizia um conhecido meu, com dinheiro qualquer lugar é bom, aqui, no nordeste ou em outro país, tirando Libéria, Coréia do Norte, Haití, Somália etc...
Melhorar 3g em pleno 2019? Perda de tempo, o número de usuários 4g já passou o 3g a tempos!
Agora melhorar o 4g precisam bastante em algumas regiões, principalmente a Tim no quesito velocidade do 4g a nível Brasil
E a Claro corrigindo alguns buracos na cobertura 4g (acredito que após absorv
Da uma olhada no Cell Mapper, se possível baixa o aplicativo e ajuda você mesmo a mapear os dados de cobertura da sua região
Nextel não participou dos leilões devido a estar com problema de caixa a pelo menos uns 4 anos, agora que a Claro comprou a mesma ela será absorvida para prevalecer o nome Claro, então não faz nem sentido a Nextel investir em qualquer coisa atualmente
Não é esse 8 ou 80. Uma rede de 700 MHz pode ser tão rápida quanto uma de 2600 MHz, se abrigar menos usuários, que já é naturalmente menor nos 700 MHz. Porém isso em grandes cidades é economicamente inviável.
usa o app NetMonster no Android pra ver em qual frequência e rede tu tá conectado.
na verdade da para fazer isso sim, e isso já esta ativado pelas operadoras em varios municipios, porém a melhor solução continua sendo aumentar o numero de antenas de grande porte, no caso do 4G são as antenas de 2800MHz, o problema é que o alcance delas é bem inferioor as de 700MHz oque torna caro cobrir lugares mais afastados e com baixa população com elas.
Como faz para oferecer uma boa velocidade com uma boa cobertura? Dá pra fazer o smartphone usar 700mhz + outra frequência ao mesmo tempo? Kkkkk
Também falaram que o meu K10 Power não funciona no 4.5g, mas é falta de informação dos atendentes.
Baixei o APP, mas não consigo identificar qual a frequência. Onde fica essa informação?
O meu é a versão TV. Acabei de baixar um app pra ver, em tempo real, qual frequência o meu aparelho está usando.
Moro em Brasília e fiz portabilidade para a Vivo. Na Tim eu sempre tinha 700mhz. Na Vivo não. Alguém sabe se ela já ativou os 700 aqui?
É só baixar o app LTE Discovery na Play Store que você irá ver em tempo real as bandas de frequência que seu aparelho está funcionando em tempo real.
E tá errado?
Exato. Quando estou em capitais, o 4G é “ok” mas indo para o interior 4G se torna escasso e 3G, o básico. Ter um aparelho caro para usar rede de menor capacidade não dá. Por isso vou casar com meu Xs esperando a 5G.
Tem dois modelos desse celular, o M320TV e o M320DSN, de acordo com o Frequency Check, o M320TV tem suporte à banda 28 e o M320DSN não: https://uploads.disquscdn.c...
https://uploads.disquscdn.c...
Não mostra se tem esse suporte.
Depende oque se busca, se for apenas preço talvez compense se der sorte de não ser taxado, se for custo beneficio é melhor pegar um importado já dentro do país, os ML da vida... Agora o que não compensa de verdade é pagar muito caro por um celular meia boca, caso da maioria dos que são vendidos oficialmente, até mesmo versões conceituadas vendidas oficialmente por aqui são capadas e inferiores aos vendidos la fora, assim como quase tudo que vem para o Huezil
Muitos aparelhos com android também não tem suporte a banda 28, e alguns usados tem desde o J2 532mt por exemplo, ou moto G4play, muitos novos não tem banda 28, pra quem mora longe de centros é bom pesquisar antes.
mesmo assim, só procurar pelo modelo no gsm arena, lá na aba de conexões tem que ter suporte a banda 28 como o Fast disse, se não tiver é 4G também mas não terá uma cobertura tão boa.
Iphone por exemplo fora custa la fora com impostos 1076 dolares. Dentro do Brasil mantendo o valor eme dolar o mesmo aparelho custa em torno de 1475,00 dolares. Se isso não é uma diferença gritante pra vc, então você é rico. Todos os aparelhos que vejo fora do brasil é bemmmmmm mais barato la fora.
A velocidade aqui fez foi diminuir, a única operadora que usa 2.600MHZ aqui é a que tem velocidade melhor.
Lula Livre comprando iPhone na Europa, é disso que eu gosto kkkk
Eu fico pasmo com youtuber indicando celular chinês sem banda 28, dizendo que o 4g vai funcionar "perfeitamente".
K10 Power. Aparece o símbolo do 4G+.
Só comprar iPhone europeu, cara pálida.
Fico pasmo com sua pasmice.
Quem tem Android vai se beneficiar. Quem tem iPhone dos states, vai se lascar
até compensa, desde que vc leia as especificações
o 700mhz aumenta apenas alcance, em questão de velocidade ele fica devendo.
Vai ver seu aparelho não tem suporte a banda 28.
É esperar para ver se aproveita algum vínculo da Claro.
Tomara que melhore em algo…
Melhorou o sinal dentro da minha casa, porém velocidade da conexão para mim tá na mesma.
Não só!
Ela não fez parte de nenhum leilão e portanto não arrematou o direito de usar os 700 MHz.
E a Nextel, fica de fora dessa?
Não. A frequencia de 700MHz usada para o 4G compreende a faixa de canais 52 a 69 de canais de TV.
A TIM diz que, na minha cidade, já tem essa frequência, mas acredito que não está disponível para o meu endereço, pois o sinal é meio fraco.
Na minha cidade ainda funciona a TV analógica. Uma vez que a frequência foi liberada em todo o Brasil, ela (tv analógica) não deveria ter parado de funcionar?
O iPhone 11, 11 Pro, Pro Max, XS, XS Max e XR vendidos nos EUA não têm suporte à frequência de 700 MHz usada no Brasil: https://tecnoblog.net/30654...
essa não é aquela frequencia dos iPhones do eua que não funcionavam no br?