Início » Telecomunicações » Frequência de 700 MHz é liberada para 4G em todo o território brasileiro

Frequência de 700 MHz é liberada para 4G em todo o território brasileiro

4G de 700 MHz já está presente em 3.410 municípios brasileiros pelas operadoras Claro, TIM e Vivo

Lucas Braga Por

As operadoras Claro, TIM e Vivo finalmente estão liberadas para ativar rede 4G com frequência de 700 MHz em todo o território nacional. O motivo é que a EAD (Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV) completou o cronograma de remanejamento de emissoras de televisão que poderiam causar interferência.

O processo teve início no ano de 2016 e, no total, 1.034 canais de 347 radiodifusores tiveram suas frequências remanejadas. A EAD afirma que os trabalhos chegavam a mais de 500 cidades ao mesmo tempo, com 120 equipes técnicas em campo trabalhando simultaneamente, envolvendo a equipe de engenharia da entidade, a Anatel, radiodifusão, operadoras de telefonia, fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços.

De acordo com a Seja Digital, o sinal de 4G na frequência de 700 MHz já está ativado em 3.410 municípios; com a liberação da faixa, as operadoras podem ativar o serviço no restante do país. Das grandes empresas, a Oi é a única que ficou de fora, por não ter arrematado a frequência no leilão da Anatel. A operadora pretende comprar o direito de uso na próxima licitação, prevista para 2020.

A frequência de 700 MHz é importante para as operadoras: por ser uma frequência menor do que os tradicionais 1.800 MHz e 2.600 MHz, há maior penetração de sinal, permitindo cobrir melhor ambientes internos e áreas mais afastadas. Isso possibilita às empresas expandirem suas redes gastando menos. Apesar disso, a faixa não é adequada em locais com grande concentração de pessoas, uma vez que sua capacidade é menor.

Atualmente, a tecnologia 4G está presente em 4.647 municípios brasileiros. A TIM é a líder em cobertura, com 3.370 cidades atendidas, seguida por Vivo (3.190), Claro (2.686) e Oi (941).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raimundo Nonato

Eu fico pasmo em saber que em pleno 2019 existem pessoas que não sabem que compensa muito mais comprar celular no exterior...

Raimundo Nonato

Eu fico pasmo em saber que, em pleno 2019, existem pessoas que não sabem que comprar celular no exterior compensa muito mais...

Jota Silva

Achei que esses 700mhz ia fazer alguma diferença aqui na capital Paulista,pra mim Tim e oi é claro cada vez pior só a vivo tem melhor sinal, tudo bem que a Oi não tem os 700mhz, a cidade mais rica do país sinal de celular pior, tem uma tal de lei das antenas que nunca se resolve.

johndoe1981

VoLTE é a solução.

Maikon Jordan ✔️

A Tim já tem ligação pelo 4g, basta você ter um celular compatível com VoLte

Clovis Gomes Rodrigues

..na verdade ; existem equipamentos de diferentes concepções . A hierarquia construtiva começou errado com o "2G" . Era para o Brasil ter se iniciado com o sistema 3G" ; mas creio que a corrupção do setor influenciou os tais " Fornecedores :à empurrar sucata" para o Brasil . Pois também o país não tinha uma representação técnica para " barrar" o Lobby' dos fabricantes .

Clovis Gomes Rodrigues

melhor que nada.

Marcelopoli Poli

No meu município a vivo usou a b28 a pouco tempo e o sinal melhorou muito o 4g tá mais forte que o 3g

Daniel

Quando me referi as specs, pensei em lugares um pouco melhores, não shitholes, e por aqui é difícil mas em qualquer lugar é, como já dizia um conhecido meu, com dinheiro qualquer lugar é bom, aqui, no nordeste ou em outro país, tirando Libéria, Coréia do Norte, Haití, Somália etc...

Rogério Vignoli

Melhorar 3g em pleno 2019? Perda de tempo, o número de usuários 4g já passou o 3g a tempos!
Agora melhorar o 4g precisam bastante em algumas regiões, principalmente a Tim no quesito velocidade do 4g a nível Brasil
E a Claro corrigindo alguns buracos na cobertura 4g (acredito que após absorv

Rogério Vignoli

Da uma olhada no Cell Mapper, se possível baixa o aplicativo e ajuda você mesmo a mapear os dados de cobertura da sua região

Rogério Vignoli

Nextel não participou dos leilões devido a estar com problema de caixa a pelo menos uns 4 anos, agora que a Claro comprou a mesma ela será absorvida para prevalecer o nome Claro, então não faz nem sentido a Nextel investir em qualquer coisa atualmente

Wellington Gabriel de Borba

Não é esse 8 ou 80. Uma rede de 700 MHz pode ser tão rápida quanto uma de 2600 MHz, se abrigar menos usuários, que já é naturalmente menor nos 700 MHz. Porém isso em grandes cidades é economicamente inviável.

Miguel Martins

usa o app NetMonster no Android pra ver em qual frequência e rede tu tá conectado.

LekyChan

na verdade da para fazer isso sim, e isso já esta ativado pelas operadoras em varios municipios, porém a melhor solução continua sendo aumentar o numero de antenas de grande porte, no caso do 4G são as antenas de 2800MHz, o problema é que o alcance delas é bem inferioor as de 700MHz oque torna caro cobrir lugares mais afastados e com baixa população com elas.

Exibir mais comentários