Frequência de 700 MHz é liberada para 4G em todo o território brasileiro

4G de 700 MHz já está presente em 3.410 municípios brasileiros pelas operadoras Claro, TIM e Vivo

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 4 meses

As operadoras Claro, TIM e Vivo finalmente estão liberadas para ativar rede 4G com frequência de 700 MHz em todo o território nacional. O motivo é que a EAD (Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV) completou o cronograma de remanejamento de emissoras de televisão que poderiam causar interferência.

O processo teve início no ano de 2016 e, no total, 1.034 canais de 347 radiodifusores tiveram suas frequências remanejadas. A EAD afirma que os trabalhos chegavam a mais de 500 cidades ao mesmo tempo, com 120 equipes técnicas em campo trabalhando simultaneamente, envolvendo a equipe de engenharia da entidade, a Anatel, radiodifusão, operadoras de telefonia, fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços.

De acordo com a Seja Digital, o sinal de 4G na frequência de 700 MHz já está ativado em 3.410 municípios; com a liberação da faixa, as operadoras podem ativar o serviço no restante do país. Das grandes empresas, a Oi é a única que ficou de fora, por não ter arrematado a frequência no leilão da Anatel. A operadora pretende comprar o direito de uso na próxima licitação, prevista para 2020.

A frequência de 700 MHz é importante para as operadoras: por ser uma frequência menor do que os tradicionais 1.800 MHz e 2.600 MHz, há maior penetração de sinal, permitindo cobrir melhor ambientes internos e áreas mais afastadas. Isso possibilita às empresas expandirem suas redes gastando menos. Apesar disso, a faixa não é adequada em locais com grande concentração de pessoas, uma vez que sua capacidade é menor.

Atualmente, a tecnologia 4G está presente em 4.647 municípios brasileiros. A TIM é a líder em cobertura, com 3.370 cidades atendidas, seguida por Vivo (3.190), Claro (2.686) e Oi (941).

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados