Início » Brasil » Nova Carteira Digital de Trânsito avisa sobre recall e vencimento da CNH

Nova Carteira Digital de Trânsito avisa sobre recall e vencimento da CNH

Além da CNH Digital e CRLV, nova CDT traz interface renovada e mais alertas

Emerson Alecrim Por

Pegando carona no Salão Duas Rodas, o Ministério de Infraestrutura iniciou a semana com o anúncio da nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo para Android e iPhone que concentra as funções de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Gratuito e desenvolvido pelo Serpro, o aplicativo é uma espécie de evolução da CNH Digital. A novidade traz modificações na interface e, além de dar acesso aos documentos do motorista e do veículo (CNH e CRLV, respectivamente), disponibiliza serviços complementares.

Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo pode enviar ao condutor, por exemplo, aviso de vencimento da CNH e, como destaque desta atualização, notificações de recall do veículo com orientações sobre o problema (como os riscos se o reparo não for efetuado e formas de contato com o fabricante) e as providências que devem ser tomadas para resolução.

Marcello Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres, destaca que essa é a terceira evolução do aplicativo. A primeira foi o lançamento do app, em outubro de 2017; a segunda, ocorrida em agosto de 2018, foi a inclusão do CRLV à ferramenta.

Está prevista para 2020 a possibilidade de pagamentos de multas diretamente na CDT. O aplicativo já fornece informações sobre infrações e, quando possibilitar o pagamento delas, poderá oferecer descontos de até 40%.

Vale lembrar que as versões digitais da CNH e do CRLV funcionam mesmo sem acesso à internet e têm o mesmo valor legal de suas versões em papel.

Para quem já tem a Carteira Digital de Trânsito, basta aguardar pela atualização automática do aplicativo. Para quem não tem, é possível encontrar orientações para a obtenção da CDT no site do Serpro.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Menos mal então, porém não vejo motivo pra não aceitarem a CNH digital como documento de identificação.

Ticano

Não sei da onde tirou essa informação, mostro para tudo a digital, inclusive na polícia civil quando fui fazer uma nova identidade... zero problemas com aceitação e, até hoje, 100% de disponibilidade da informação, só precisa de acesso a internet.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Certeza.

Mateus Silva

O pior é que antes tinha essa opção. Era só digitar o Renavam e o número do CRV que poderia cadastrar qualquer veículo, não sei por que removeram.

Mickão

Você pode exibir, por força de Lei, que eles aceitem o documento. A Versão digital tem a mesma validade da física, os órgãos não tem prerrogativa para recusar.

Mickão

Acompanhando.

Alguma noticia para o CRLV de SP no aplicativo?
SP ainda nao disponibilizou o CRLC no app e pelo que li o prazo era julho de 2019

FastSloth87

Abre a CRLV, clica nos três pontinhos no canto superior direito, vai abrir um menu com a opção "Compartilhamentos".

Byte

E como faz isso?? Nunca vi essa opção!!

lucas.lop

Não, ainda não tive problema com órgãos públicos, e no cartório que fui aceitou normal.

tuneman

Pra quem vai viajar eu ainda recomendo levar os documentos físicos...., vai que ocorre algum problema....

Fabio Santos

Olá Ana o que gostaria de fazer hoje? Infrações kkkk

Thiago Sabaia

O unico problema é não permitir adicionar carros manualmente(outro documento).

Meu carro está no CNPJ da minha empresa, então o aplicativo não reconhece que eu tenho carro, pois ele não está em meu CPF e não existe a opção de adicionar o documento manualmente.

johndoe1981

Mesmo órgãos públicos?

johndoe1981

Ué, eu consegui compartilhar o CRLV com minha mãe sem maiores dificuldades, mesmo o carro estando no meu nome.

Exibir mais comentários