Início » Aplicativos e Software » Uber exige código de segurança antes da viagem para mais passageiros no Brasil

Uber exige código de segurança antes da viagem para mais passageiros no Brasil

Uber envia código de segurança por SMS ou pelo app; motorista só pode começar viagem após inserir os quatro dígitos corretos

Felipe Ventura Por

A Uber está expandindo um recurso de segurança no Brasil e em outros países da América Latina: é preciso informar um código de quatro dígitos ao motorista antes de iniciar a corrida. Esse PIN pode ser recebido via SMS ou diretamente no aplicativo. A empresa testa agilizar esse processo autorizando a viagem através de ultrassom.

Uber

Os relatos vêm se acumulando no Twitter ao longo das últimas 24 horas, vindos do Brasil, México, Argentina, Chile, Equador e Costa Rica. No geral, o código de segurança chega por SMS, em vez de aparecer no aplicativo.

“Os códigos garantem as informações corretas quando a sua localização exata não pode ser determinada pelo nosso sistema”, explica a Uber para uma usuária. “É enviado para o celular, inserido no app do motorista e a viagem poderá ser iniciada normalmente. Será solicitado em algumas viagens.”

Esse recurso vem sendo testado desde junho, e oficializado em um evento no início deste mês. “O usuário poderá optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo”, diz a empresa.

Uber envia código de segurança

Uber não informou usuários sobre código de segurança

No futuro, o código de segurança será transmitido por ultrassom ao celular do motorista: dessa forma, o processo de validação será automático, e o passageiro receberá uma confirmação no smartphone (como uma vibração).

Mas, por enquanto, o código de verificação vem pegando usuários de surpresa. O aplicativo não parece dar nenhum aviso prévio de que será necessário informar um PIN ao motorista: é um problema se o celular estiver sem bateria, ou se você pede o carro para outra pessoa.

Questionada pelo Tecnoblog sobre a mudança, a assessoria da Uber mencionou um release divulgado há duas semanas avisando que novos recursos de segurança “serão testados em algumas cidades”.

Além dessa novidade, a Uber vem testando um recurso para que o passageiro ou o motorista inicie uma gravação de áudio caso se sinta inseguro; isso poderá ser usado em investigações ou compartilhado com as autoridades.

E, com a verificação de viagem (Ride Check), o aplicativo da Uber usa os sensores do seu smartphone para detectar eventos inesperados durante a viagem, como paradas imprevistas ou acidentes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jorge Kangoo

Pra começar vagabundo é

Caleb Enyawbruce

Tranquilo mano, de boas. Vamo q vamo. Independente do entendimento sobre o q o dv47 disse, eu concordo com o ponto q vc levantou

Sid

Tem razão. Eu desisto. Por mais que eu explique parece que você não entende. Talvez eu não esteja conseguindo me expressar. Vai saber.
Só disse que o certo seria o usuário receber um código no app que forneceria para o motorista quando ele chegasse. Assim o motorista iria inserir esse código para começar a cobrança da viagem. Mas a UBER insiste em mandar por SMS. Será que não está claro o que eu quero dizer e o que o dv47 falou? Será que está faltando alguma coisa que eu não vi no texto dele ou no seu? Acho que não.

Caleb Enyawbruce

Curiosidade honesta: Como funcionaria isso na prática? Digo, na hora de confirmar que aquele chamado veio daquele passageiro.

Caleb Enyawbruce

Acho que vamos ficar rodando em círculos. Paro por aqui. Abs ;-)

Sid

Parece que você continua não entendendo o que lê. O dv47 está reclamando que precisou esperar mais 10 minutos depois que o motorista chegou, pois o código não aparecia, não chegava no SMS, o que atrasou a vida dele em 10 minutos. Não sei de onde você é, mas em algumas cidades 10 minutos é muito tempo e pode fazer você perder um negócio ou ser assaltado.
Seria muito simples resolver: quando você pede um motorista, aparece um código no aplicativo. Quando o motorista chega você fornece o código para ele dar início à viagem. Simples assim, mas querem mandar por SMS sendo que esse serviço é horrível no Brasil.

Mss ssa

Se faz necessário sim!!!!
É um item a mais de segurança evita que terceiros peguem o carro e cometam roubos como também evita que o motorista inicie a corrida sem o pax está no carro.
Referente a mensagem por sms é o de menos porque ela manda a mensagem na tela inicial do aplicativo a opção stop é apenas para voce não receber mais sms. E referente a mercado deixem de ser casquinha vcs fazem mercado com 400 a 1000 reais e querem ir de uber pagar R$ 4,50 e levar 1/2 tonelada em um carro que é de passeio NAO PEGO ninguém em mercado a não ser que a pessoa esteja com sacola de mão, tem variados carretos que cobram 20 reais pra levar suas compras.

CA Thais

N seria mais fácil exigir foto do passgeiro n?

Marcelo Costa

No Rio use a URBAN

Meninão Bobo

Usei em Portugal e por sorte não precisei do SMS mas chegando no Brasil usei UBER e pediu esse código o motorista nem sabia o que era isso... Bem inteliJente esse UBER

Caleb Enyawbruce

Vc só pode tá de brinks. Olha a frase:

“esse negócio de esperar o código só quando o motorista chegar”

SÓ QUANDO O MOTORISTA CHEGAR

Sid

Não foi isso que o dv47 falou. Ele esperou 10 minutos depois que o motorista chegou. E qual é o objetivo disso? Se é garantir que libere somente no momento que você entra no carro, por que o próprio aplicativo não gera o código?

Sid

Não sei se já chegou no Brasil, mas no México já começaram a pagar o cancelamento para o motorista apenas pelo Km rodado. Ou seja, o vagabundo que ficar parado esperando você cancelar vai se dar mal.

Sid

E quem está no exterior usando outro chip? Tem que ficar lembrando de trocar o número dentro do aplicativo? Por que não chega por WhatsApp? Quem foi o gênio que criou isso?

Mario Matto

Já desinstalei o aplicativo do Uber pois fui prejudicado várias vezes por motoristas que além de não irem ao local de partida ainda cobraram multa que obrigatoriamente eu teria que pagar na próxima viagem e não consegui cancelar a cobrança pois o aplicativo limita no máximo em 2 cancelamentos de cobrança e depois vc vira só uma vítima de motorista vagabundos que não querem atender supermercados, a Uber é uma cilada.

Exibir mais comentários