Apple muda desenvolvimento do iOS 14 e macOS para reduzir bugs

Apple exige que recursos bugados do iOS 14 sejam desativados internamente; mudança vale para iPadOS, watchOS, macOS e tvOS

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple iPhone 11 Pro e 11 Pro Max - Review

Os primeiros reviews do iPhone 11 elogiaram a câmera e a duração da bateria, mas tinham uma reclamação em comum: o iOS 13 tinha muitos bugs. A Apple reconheceu isso internamente, a ponto de mudar o processo de desenvolvimento de todos os seus sistemas — incluindo iOS 14, macOS e iPadOS — para garantir que isso não aconteça de novo no ano que vem.

Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, as equipes de desenvolvimento da Apple terão que desativar, por padrão, recursos inacabados ou bugados nas versões de teste do iOS, iPadOS, watchOS, macOS e tvOS. Os usuários poderão ativar cada uma dessas funcionalidades se quiserem, através de um novo menu de configurações chamado Flags.

Essa nova estratégia já estaria sendo aplicada ao desenvolvimento do iOS 14 (codinome “Azul”). Além disso, parece que a Apple cogita adiar alguns de seus recursos para 2021, em uma atualização chamada internamente de “Azul +1” (que seria o iOS 15). Dessa forma, seria possível se concentrar mais no desempenho e estabilidade.

iOS 13 teve oito atualizações em dois meses

O iOS 13 tinha um bug que permitia ver seus contatos a partir da tela de bloqueio, mesmo com o iPhone bloqueado. A Apple corrigiu isso no iOS 13.1, e depois lançou o iOS 13.2 com outros problemas: apps no iPhone fechavam muito rápido quando iam para o segundo plano, e alguns HomePods deixaram de funcionar. Outro update foi liberado para abordar esses bugs.

A Apple está correndo para acabar com as falhas do iOS 13: o sistema recebeu oito atualizações em seus dois meses de disponibilidade ao público. Além disso, a empresa já testa o iOS 13.3 e prepara outro update para o ano que vem, antes do iOS 14.

De acordo com a Bloomberg, o iOS 13 é tão bugado porque algumas equipes de desenvolvimento adicionavam recursos todos os dias que não eram totalmente testados. As versões internas do sistema recebiam tantas mudanças ao mesmo tempo que deixavam o iPhone difícil de usar. A Apple classifica a qualidade de seu software usando uma escala de 1 a 100, e o iOS 13 teve nota mais baixa que o iOS 12.

Aparentemente, a Apple está em um ciclo de adicionar novos recursos (e bugs) em uma versão, e melhorar a estabilidade na versão seguinte. Por exemplo, o iOS 12 era focado em evitar as dores de cabeça do iOS 11, que tinha diversos problemas bizarros — o corretor automático trocava a letra “I” por “A [?]”, e deixava a Siri ler notificações em voz alta mesmo com a tela bloqueada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados