Início » Aplicativos e Software » Apple muda desenvolvimento do iOS 14 e macOS para reduzir bugs

Apple muda desenvolvimento do iOS 14 e macOS para reduzir bugs

Apple exige que recursos bugados do iOS 14 sejam desativados internamente; mudança vale para iPadOS, watchOS, macOS e tvOS

Felipe Ventura Por

Os primeiros reviews do iPhone 11 elogiaram a câmera e a duração da bateria, mas tinham uma reclamação em comum: o iOS 13 tinha muitos bugs. A Apple reconheceu isso internamente, a ponto de mudar o processo de desenvolvimento de todos os seus sistemas — incluindo iOS 14, macOS e iPadOS — para garantir que isso não aconteça de novo no ano que vem.

Apple iPhone 11 Pro e 11 Pro Max - Review

Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, as equipes de desenvolvimento da Apple terão que desativar, por padrão, recursos inacabados ou bugados nas versões de teste do iOS, iPadOS, watchOS, macOS e tvOS. Os usuários poderão ativar cada uma dessas funcionalidades se quiserem, através de um novo menu de configurações chamado Flags.

Essa nova estratégia já estaria sendo aplicada ao desenvolvimento do iOS 14 (codinome “Azul”). Além disso, parece que a Apple cogita adiar alguns de seus recursos para 2021, em uma atualização chamada internamente de “Azul +1” (que seria o iOS 15). Dessa forma, seria possível se concentrar mais no desempenho e estabilidade.

iOS 13 teve oito atualizações em dois meses

O iOS 13 tinha um bug que permitia ver seus contatos a partir da tela de bloqueio, mesmo com o iPhone bloqueado. A Apple corrigiu isso no iOS 13.1, e depois lançou o iOS 13.2 com outros problemas: apps no iPhone fechavam muito rápido quando iam para o segundo plano, e alguns HomePods deixaram de funcionar. Outro update foi liberado para abordar esses bugs.

A Apple está correndo para acabar com as falhas do iOS 13: o sistema recebeu oito atualizações em seus dois meses de disponibilidade ao público. Além disso, a empresa já testa o iOS 13.3 e prepara outro update para o ano que vem, antes do iOS 14.

De acordo com a Bloomberg, o iOS 13 é tão bugado porque algumas equipes de desenvolvimento adicionavam recursos todos os dias que não eram totalmente testados. As versões internas do sistema recebiam tantas mudanças ao mesmo tempo que deixavam o iPhone difícil de usar. A Apple classifica a qualidade de seu software usando uma escala de 1 a 100, e o iOS 13 teve nota mais baixa que o iOS 12.

Aparentemente, a Apple está em um ciclo de adicionar novos recursos (e bugs) em uma versão, e melhorar a estabilidade na versão seguinte. Por exemplo, o iOS 12 era focado em evitar as dores de cabeça do iOS 11, que tinha diversos problemas bizarros — o corretor automático trocava a letra “I” por “A [?]”, e deixava a Siri ler notificações em voz alta mesmo com a tela bloqueada.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Mobilon

Taboola aparece abaixo dos comentários. Só rola até ela quem quer, eu não vejo como isso pode ser tão incômodo. Se aparecesse acima (como todos os sites fazem) aí eu entenderia a reclamação.

Thiago Mobilon

Fala pessoal, tudo bem?

Seguinte, como já falamos várias vezes no twitter, no tecnocast e no tecnogrupo: a gente não permite a exibição desse tipo de publicidade. Eu também acho super invasivo e fico mega irritado quando elas aparecem.

O que acontece é que algumas redes infiltram código dentro dos formatos que temos na barra lateral, ou no topo, por ex. Essas redes estão conectadas com os principais provedores de publicidade, como Google, Rubicon, Smart, etc.

Pra gente é um trabalho de enxugar gelo, não podemos remover Google, precisamos esperar acontecer, pegar a URL do anúncio e ir lá na interface buscar pra tentar bloquear. Por isso precisamos que vocês nos avisem quando isso acontece. Vou agora mesmo tentar encontrar esse anúncio nas redes pra bloquear.

Há alguns meses eu descobri uma rede que *só fazia isso*. Consegui bloquear ela dentro do painel da Smart. Fazia alguns meses que esse tipo de anúncio não aparecia. Mas é isso, trabalho de gato e rato.

Obrigado por avisar!

Geraldo Lopes

O que é Taboola?

Cameron Poe

Me pergunto se ainda é sites de notícia ou pra ver séries online? porque olha... kkk (esse taboola me tira do sério legal)

Tiago Faustino

Eu tento deixar desabilitado. Mas volte e meia vem essas propagandas bizarras. Aí eu bloqueio de novo.

johndoe1981

Depois ficam choramingando quando o visitante usa adblocker.

disclaimer: não uso adblocker, nem no Android nem no PC, mas dá vontade bloquear ao menos os anúncios sem noção do Taboola.

Marcos Vinícius

hahahaha celoko

Sillas Góes

Caraca bixo ta rolando umas propagandas um tanto invasivas em, https://uploads.disquscdn.c... quase não deu pra ver o artigo

Edit: Aqui não uso nem vou usar Adblock, não tem almoço grátis nesse mundão. Foi mais um toque mesmo.
Inclusive eu clico em duas propagandas por página pra ajudar.