Início » Aplicativos e Software » 10 aplicativos com modo noturno [modo escuro, dark mode]

10 aplicativos com modo noturno [modo escuro, dark mode]

Instagram, Messenger, WhatsApp Web: confira a lista dos principais aplicativos do dia a dia que já têm suporte ao modo noturno

Lucas Lima Por
21/11/2019 às 15h55

Não há dúvidas que modo noturno foi um dos assuntos mais comentados de 2019. Ainda que não esteja disponível na maioria dos aplicativos, a grande parte daqueles usados no dia a dia já oferecem suporte ao dark mode, alguns ainda dependem do sistema operacional do celular e outros não.

Samsung One UI 2.0 com modo noturno

Modo noturno não é só estética. Além de proporcionar um ar de interface nova ao usuário, também permite o descanso dos olhos, principalmente para quem usa o celular à noite e até mesmo na cama, antes de dormir (o que não é recomendado). Confira a lista de apps com o dark mode, para apagar a luz de vez.

1. Instagram

instagram modo noturno

O Instagram é um dos poucos que não permite a configuração manual do modo noturno, sendo necessário acompanhar as configurações do sistema operacional, seja no Android ou o iOS (iPhone).

2. Messenger

Se você tem uma conta no Facebook, dificilmente não usa o Messenger para conversar com os amigos da rede social e, diferente do Instagram, o app permite ativar o modo noturno manualmente, sem precisar respeitar as configurações do sistema.

3. WhatsApp Web

WhatsApp web com modo noturno ativado via extensão

O WhatsApp vem testando o recurso do modo escuro no app principal, portanto ainda não está disponível de forma nativa no mensageiro. Mas, se você sua o WhatsApp Web no Google Chrome ou Firefox, uma extensão permite ativar o dark mode por lá.

4. Twitter

Twitter foi uma das primeiras redes sociais a trazer um modo escuro, fosse na interface web ou mesmo nos aplicativos para Android e iOS. Ainda oferece duas opções de cores: um tom de azul escuro e um com o fundo totalmente preto.

Para ativar, basta abrir o painel lateral esquerdo e tocar no ícone da lâmpada

5. Gmail

O Google já lançou o modo noturno no Gmail, mas a novidade, tanto no Android quanto no iOS, começou a ser liberada aos poucos. Alguns usuários já podem fazer a mudança nas configurações do aplicativo, se ele já não se ajustar automaticamente com o sistema.

6. Outlook

Outro app de e-mail popular é o Outlook, assim como todos os outros aplicativos do Office 365 (Word, PowerPoint e Excel). O dark mode funciona tanto nos aplicativos móveis de Android e iOS quanto nas versões de desktop.

7. YouTube

youtube modo escuro

O modo escuro do YouTube também chegou há um bom tempo, podendo ser mudado nas configurações do app, independente do ajuste do sistema. Faz mais sentido para uma plataforma de vídeos e streaming, assim como é na Netflix e Amazon Prime Video (não que estas duas últimas tenham um modo claro).

8. Google Chrome

navegador mais popular de toda internet. Ainda que quem tenha um iPhone possa usar o Safari, alguns preferem o Chrome pela sincronização das preferências e favoritos com o computador, especialmente se tem o Windows como desktop. O modo escuro do Chrome está disponível em todas as plataformas.

Como ativar o modo noturno no Google Chrome [Android, iOS, Windows, Mac]

dark mode no google chrome

9. Telegram

Diferente do WhatsApp, o Telegram já trouxe o dark mode para seus apps nativos e ainda oferece a opção de ativar o recurso automaticamente nas configurações do aplicativo, de acordo com a luminosidade do ambiente.

10. Simplenote

É possível que você não conheça o Simplenote, mas para quem quer encontrar um app de notas rápidas com sincronização em nuvem — para permitir acessá-las em outro dispositivo, por exemplo — fica a dica.