LG G8X ThinQ: dobrável sem tela dobrável

Celular dobrável da LG usa duas telas separadas em vez de uma única tela flexível; preço sugerido é de R$ 5.999

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês
LG G8X ThinQ

A LG também tem seu próprio celular dobrável. Ou quase isso. O G8X ThinQ é um smartphone premium cujo principal chamariz é o acessório Dual Screen: ele adiciona uma tela extra ao aparelho, com o mesmo painel OLED de 6,4 polegadas, para mostrar um segundo aplicativo, um teclado virtual ou até um controle para games. Faz sentido? Eu fui dar uma olhada de perto nele e conto minhas primeiras impressões a seguir.

Hands-on do LG G8X ThinQ em vídeo

Duas telas, não uma tela dobrável

O G8X ThinQ tem a mesma combinação de processador e memórias do G8S ThinQ: ele é equipado com um Qualcomm Snapdragon 855 octa-core, 6 GB de RAM e 128 GB de espaço. Então, podemos esperar o mesmo desempenho consistente do irmão mais velho, que não foi tão bem no review, mas que certamente não deixou dúvidas quanto ao seu poder de fogo.

LG G8X ThinQ

Ainda assim, existem algumas mudanças. A bateria é maior, com capacidade de 4.000 mAh; o leitor de impressões digitais fica sob a tela; e a câmera frontal tem resolução maior, de 32 megapixels, podendo gravar até em 4K. Na traseira, a lente com zoom óptico de 2x foi eliminada, deixando apenas a câmera principal de 12 megapixels (f/1,8) com estabilização óptica de imagem e uma ultrawide de 13 megapixels (f/2,4) com campo de visão de 136 graus.

LG G8X ThinQ

Como o G8X ThinQ já tem um diferencial interessante, a LG não precisou promover aqueles gestos bizarros no ar que não funcionam direito: ele nem traz o sensor de tempo de voo na frente e, consequentemente, o notch é bem menor. (Por algum motivo estranho, a LG resolveu colocar o mesmo entalhe na tela secundária, mesmo sem adicionar uma câmera ali.) Também não existe mais o desbloqueio pela palma da mão, mas tudo bem, porque esse recurso era lento e ineficiente no G8S ThinQ.

LG G8X ThinQ

De qualquer forma, o que interessa mesmo é o Dual Screen. Apesar de não gerar todo o hype dos smartphones com telas dobráveis, essa foi uma forma simples e mais barata de oferecer uma área de exibição maior em um celular. O acessório envolve todo o corpo do smartphone e tem uma dobradiça que gira 360 graus, podendo ficar em posições fixas. E, na verdade, ele poderia até se chamar Tri Screen, porque a traseira do acessório tem um pequeno display OLED monocromático de 2,1 polegadas para mostrar o relógio e as notificações.

LG G8X ThinQ

Mas para que serve uma tela extra? No caso do G8X ThinQ, a LG parece estar focando em dois pontos: produtividade e games. Como o aparelho pode ficar dobrado como uma espécie de “mini notebook”, você pode usar a segunda tela para digitar no teclado virtual, enquanto a principal fica para o aplicativo em uso (como um cliente de e-mail ou editor de texto). E, nos jogos, dá para mostrar um gamepad virtual: a LG até incluiu um recurso que permite criar um gamepad personalizado, com os botões que você quiser.

LG G8X ThinQ
LG G8X ThinQ

E, claro, você pode estender um único aplicativo para as duas telas (só que a dobradiça no meio é uma grande distração) ou então usar dois aplicativos ao mesmo tempo, caso realmente ache que é uma pessoa multitarefa. Além disso, uma vantagem é que a tela secundária pode ser destacada nos momentos em que ela não é necessária — na praia, no bar ou quando estiver correndo, por exemplo.

LG G8X ThinQ

O G8X ThinQ me parece um smartphone experimental: é mais um “vamos lançar e ver o que acontece” do que um “olha que negócio incrivelmente útil para o seu dia a dia”. Ainda assim, é uma aposta válida em um novo formato de smartphone que pode ser um dos caminhos para o futuro.

Resta saber se os desenvolvedores vão aproveitar bem essa segunda tela, e se os consumidores querem pagar o preço: ele custa R$ 5.999, o que certamente é mais barato que os celulares com tela dobrável que devem chegar ao país nos próximos meses, mas ainda bem acima do que o brasileiro médio pode gastar.

LG G8X ThinQ – ficha técnica:

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 855;
  • Telas: OLED FullVision de 6,4 polegadas com resolução Full HD+ (2340×1080 pixels);
  • RAM: 6 GB;
  • Armazenamento: 128 GB (com expansão por microSD);
  • Cameras traseiras:
    • 16 megapixels (ultrawide, f/2,4, campo de visão de 136 graus);
    • 12 megapixels (padrão, f/1,8, campo de visão de 78 graus);
  • Câmera frontal: 32 megapixels (f/1,9);
  • Sistema operacional: Android 9.0 Pie;
  • Dimensões: 159,3 x 75,8 x 8,4 mm;
  • Peso: 192 gramas (Dual Screen: 134 gramas);
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, NFC, USB-C (3.1);
  • Outros: Hi-Fi Quad DAC de 32 bits, certificação IP68, padrão militar MIL-STD 810G, rádio FM.

Receba mais sobre LG na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados