Uber Comfort chega ao Brasil com opção de motorista que não puxa assunto

Uber Comfort tem preço 30% maior que UberX; categoria inclui apenas carros mais recentes e dá opção "prefiro viajar em silêncio"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber Comfort

O Uber Comfort vai substituir o Uber Select a partir desta segunda-feira (25) no Brasil: a nova categoria inclui apenas modelos mais recentes de carro, e permite que o passageiro configure preferências para temperatura e conversa, incluindo a opção “prefiro viajar em silêncio”. As viagens terão preço, em média, 30% maior do que no UberX.

A categoria Uber Comfort opera nos EUA e Canadá desde agosto. Ele tem três diferenciais em relação ao UberX: os carros são mais espaçosos e mais recentes — incluindo modelos a partir de 2012, 2013 ou 2015 dependendo da cidade. Além disso, os motoristas do Comfort deverão atender a alguns requisitos: mínimo de 100 viagens pela Uber e nota mínima de 4,85 (ou 4,80 em algumas cidades).

Além disso, o passageiro pode escolher a opção “prefiro viajar em silêncio” para que o motorista não puxe assunto — algo que levou a um debate sobre sociabilidade e sobre o tratamento dos parceiros da Uber e de outros apps de transporte. Há também as opções “prefiro conversar” e “sem preferência”. No caso da temperatura, você pode escolher entre “amena”, “ambiente”, “fria” ou “aquecedor”.

Uber Comfort

A Uber explica que os motoristas escolhem se receberão pedidos de usuários que querem (ou não) conversar. “Este produto vem como mais uma inovação da Uber para atender a demandas específicas que identificamos”, afirma Claudia Woods, diretora geral da empresa no Brasil, em comunicado.

É possível pagar por viagens do Uber Comfort em dinheiro, cartão de crédito, PayPal, débito via aplicativo ou Uber Cash.

As preferências de conversa e temperatura também estarão disponíveis no Uber Black; além disso, o passageiro poderá avisar ao motorista se estiver com bagagem. Esta categoria possui apenas modelos sedã ou SUV com bancos de couro, e está disponível em seis cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Curitiba).

Uber Comfort tem requisitos que dependem da cidade

O Uber Comfort, por sua vez, pode ser encontrado em cerca de 40 municípios. Os requisitos de nota e de veículo são diferentes dependendo do local:

Cidades Experiência Avaliação Idade veicular Ano de fabricação
Blumenau, Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Londrina e Porto Alegre mínimo de 100 viagens completas em qualquer categoria (exceto Eats) 4,80 ou superior até 27 de janeiro de 2020, e superior a 4,85 a partir dessa data até 5 anos 2015 ou superior
Bauru, Belo Horizonte, Cabo Frio, Campinas, Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Cuiabá, Goiânia, Macaé, Petrópolis, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Uberlândia e Volta Redonda mínimo de 100 viagens completas em qualquer categoria (exceto Eats) 4,80 ou superior até 27 de janeiro de 2020, e superior a 4,85 a partir dessa data até 7 anos 2013 ou superior
Aracaju, Belém, Feira de Santana, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Vitória mínimo de 100 viagens completas em qualquer categoria (exceto Eats) 4,80 ou superior até 8 anos 2012 ou superior

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados