Início » Jogos » Google Stadia responde à polêmica dos jogos "4K" que rodam em Full-HD

Google Stadia responde à polêmica dos jogos "4K" que rodam em Full-HD

Google Stadia faz streaming de jogos em 4K, mas eles nem sempre rodam nessa resolução: Destiny 2 é "esticado" a partir do Full-HD

Felipe Ventura Por

O Google Stadia foi lançado na semana passada, e quem testou o serviço de jogos na nuvem reparou que a qualidade de imagem não era tão boa quanto o prometido. É que alguns títulos são transmitidos em 4K, mas não rodam nessa resolução: Destiny 2 é "esticado" a partir de uma imagem Full-HD, por exemplo. O Google diz que cabe aos desenvolvedores renderizar os jogos em 4K.

Google Stadia na TV, notebook e celular

"Damos aos desenvolvedores a liberdade de obter a melhor qualidade de imagem e taxa de quadros no Stadia", explica o Google. "Esperamos que muitos desenvolvedores possam continuar melhorando seus jogos no Stadia, e na maioria dos casos isso irá acontecer; como o Stadia vive em nossos data centers, eles podem inovar rapidamente."

No comunicado à imprensa, o Google também afirma que "o Stadia faz streaming em 4K a 60 quadros por segundo, e isso inclui todos os aspectos do nosso pipeline gráfico do jogo para a tela: GPU, codificador e Chromecast Ultra têm saída em 4K para TVs 4K se a conexão à internet for adequada".

Ou seja, se um jogo não está rodando em 4K, isso é responsabilidade do desenvolvedor, não do Google. No entanto, a empresa deu a entender que todos os jogos sempre rodariam nessa resolução.

"Todos os jogos no lançamento têm suporte a 4K", disse Phil Harrison, chefe do Stadia, no Twitter. "Projetamos o Stadia para permitir 4K a 60 fps (com TV e largura de banda compatíveis). Queremos que todos os jogos rodem a 4K/60; mas às vezes, por razões artísticas, um jogo é 4K/30, então o Stadia sempre vai transmiti-lo em 4K/60 por codificação 2x."

Comparação de Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e no Xbox One X (via @Nitomatta, clique para ampliar):

Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e Xbox One X

Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e Xbox One X

Red Dead Redemption 2 roda em 1440p no Google Stadia

A Bungie confirmou ao The Verge que Destiny 2 é renderizado em 1080p e passa por upsampling, aplicando "uma série de técnicas para aumentar a qualidade geral". O jogo roda em configuração média, o que é algo decepcionante: o Google disse que o Stadia teria o poder de processamento gráfico do Xbox One X e PS4 Pro somados.

E o Digital Foundry, do Eurogamer, descobriu que Red Dead Redemption 2 roda a uma resolução de 1440p, sendo "esticado" para 4K durante o streaming. Além disso, ele sempre é transmitido a 30 quadros por segundo, menos que os 60 fps prometidos pelo Google.

A PC Gamer entrou em contato com as distribuidoras dos jogos atualmente à venda no Stadia, incluindo Ubisoft, Square Enix, Bethesda, Warner Bros e Rockstar. Só a Ubisoft respondeu.

Sobre Assassin's Creed Odyssey, ela diz: "assim como ao renderizar em 4K no PC ou nos consoles de última geração, usamos resolução dinâmica com antialiasing temporal para manter uma taxa de quadros consistente". Ou seja, a resolução não será 4K quando for necessário garantir que o jogo rode de forma fluida.

Quanto a Just Dance 2020, a Ubisoft afirma que o jogo "roda em 4K a 60 fps no Stadia; no Xbox One e PlayStation 4, estamos em 60 fps, mas não em 4K". Ela explica que "os clipes de música não estão em 4K, mas a qualidade é a mesma no Stadia, X1 e PS4."

Detalhe de Destiny 2 no Google Stadia (clique para ampliar):

Destiny 2 no Google Stadia

Detalhe de Destiny 2 no Xbox One X:

Destiny 2 no Xbox One X

Com informações: 9to5Google, PC Gamer.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

phsodre
A prova de que esses jogos todos rodam usando upscaling, mesmo qnd dizem estar em 4k e mesmo que o console tenha o padrão nativo. Provavelmente o trabalho de upscaling dos consoles só é melhor que o do Stadia, mas não significa que seja 4k puro!
leoleonardo85
"Parece ser um caso de falta de testes concretos entre os devs e o Google."O que é total culpa do Google, imagina se a Microsoft, Sony ou Nintendo não fizesse testes antes com desenvolvedores de lançar seus Hardwares.E sim, o Harrison não é a pessoa mais confiável pra lançar um console ahaha
doorspaulo
Não estou dizendo que o Google é inocente. Parece ser um caso de falta de testes concretos entre os devs e o Google.Btw, não da pra confiar no Phil Harrison.
leoleonardo85
Todos os jogos no lançamento têm suporte a 4K", disse Phil Harrison, chefe do StadiaComo ele ia cumprir isso limitando processamento? É a palavra dele, contra as ações dele.
Mateus Mou Gui
console já é meio bosta, console com game via stream fica mais bosta ainda...credo.
fez foi piorar kkkk
Mateus Mou Gui
console já é meio bosta, console com game via stream fica mais bosta ainda...credo.fez foi piorar kkkk
Jorge Luis
Pelo que entendo o preço inicial é esse porque vem com chromecast certo? Quando isso cair, o preço baixar e chegar no Br eu devo comprar provavelmente. Pelo pouco que vi ele roda liso e a neurose com a imagem eu não tenho, só quero mesmo me divertir. E esse deve ser o sentimento geral de quem não é gamer, se estiver significativamente mais barato que o xbox e o Ps, o pessoal vai comprar.
doorspaulo
Isso tem que ser conversado entre eles, mas a minha suspeita é essa. No mínimo o Google falou "ó, tem 10TF pra cada instância", e os devs falaram que isso ia rodar tudo no talo do talo tranquilo, mas não consideraram o esforço em portar o jogo pra um sistema distribuído assim.Isso claro, é apenas especulação.
Carlos Barbosa
Podem jogar a pá de cal, a comunidade gamer quando toma birra de um negocio não existe nada que tire a má impressão.
leoleonardo85
Se fosse isso o Google teria falado e não teria jogado a culpa nos desenvolvedores, desenvolvedor não tem nada a ver com isso.
doorspaulo
O médico cortou seu piu-piu ao invés da amígdala? Não critique, faça melhor.
doorspaulo
A questão é que, cada instância, pode usar uma quantidade X de processamento.Aí tem que balancear a qualidade para rodar naquele X.Geral acha que, porque tá na nuvem, o jogo dele vai ter processamento infinito, mas não é assim que funciona.
doorspaulo
Calma mano
leoleonardo85
Ninguém capa um jogo sem querer, se tem um motivo pra isso, mas o motivo nunca vem do desenvolvedor.
leoleonardo85
Mas ai é por conta de clara limitação dos consoles.Mas o Stadia tem Hardware na nuvem pra rodar tudo no Ultra sem engasgo.
Andre Kittler
Cara, não sei se sarcasmo ou não... mas eu achei a melhor ideia dos últimos anos. Apenas uma implementação além de podre. Ótima ideia, tomara que de certo.
Will F.
A IDEIA É UMA B0SSTA !!! isso NAO TEM COMO DAR CERTO !!Imagina um cara jogando ha 40 minutos.... AI a internet para ! PARA PQ SEMPRE VAI PARAR, SEMPRE VAI TER ESSE RISCOENTAO.. COM O TEMPO, AS PESSOAS VAO FICAR REVOLTADAS COm eSSAS INTerrupcoes, e ai ... FLOP FLOPSE temos banda para streaming, melhor fazer o download do jogo ! Se custa 120 para brincar nessa porcaria e ter uma "EXPERIENCIA PREMIU" É SO VER OS CONSOLES SENDO VENDIDOS a 150PARA GOOGLE... VOCES SAO MESTRES EM INVENTAR M3RDA E DEPOIS EXTINGUIR O SERVICO
Will F.
A IDEIA É UMA B0SSTA !!! isso NAO TEM COMO DAR CERTO !!Imagina um cara jogando ha 40 minutos.... AI a internet para ! PARA PQ SEMPRE VAI PARAR, SEMPRE VAI TER ESSE RISCOENTAO.. COM O TEMPO, AS PESSOAS VAO FICAR REVOLTADAS COm eSSAS INTerrupcoes, e ai ... FLOP FLOP
Daniel
Engraçado, é o mesmo problema no Android, fazem até que um bom trabalho com o S.O. mas dão tamanha liberdade aos desenvolvedores (com seus aplicativos mal feitos, rodando diversas porcarias em background) que isso consequentemente acaba afetando o desempenho do sistema e outros aplicativos. Porém, ao usuário comum isso pouco importa, o serviço como um todo será mal avaliado porque ele não está tendo uma boa experiência, e eu concordo.
Magnosama
Tem muita reclamação de lag,muita...
João
Essa de rodar com qualidade 4k e resolução Full hd não é bem assim, se você aumentar a escala para ficar equivalente a 4k o jogo vai ficar pesado como se estivesse nessa resolução, vai consumir mais dados igual.
João
Não se pode mais criticar algo? Se eu for criticar algum carro por ter n problemas isso significa que eu tenho que conseguir fazer melhor?
Andre Kittler
Vai lá e faz melhor que o NES, Se não sabe não vem reclamar de qualquer console dos últimos 30 anos, todos te atendem perfeitamente.Pensando bem, tu achou a solução Compra um SNES, te atende e é barato. Deixa esse lugar aqui para os sabichões.
Norrin Radd
Vai lá e faz melhor, sabidão
Thiago
Você acha que else caparam sem querer?
BlankStatement
sei lá, os caras lançam o jogo pra console mesmo sabendo que vão ter que capar o gráfico pra fazer rodar num FPS aceitável, vai saber
Felipe Fernandes
Marketing todo errado, se tivessem prometido o básico que conseguiam entregar, o cenário seria totalmente diferente. Qual o sentido de prometer meio mundo quando não se tem concorrente pra se destacar com essas promessas e ainda fazer um lançamento tão precoce? Depois não vinga e ela encerra o projeto. Os entusiastas que lutem.
leoleonardo85
Sim, os caras deixam o jogo no médio de proposito, foi isso mesmo Google, eles gostam do jogo deles mais feio do que realmente é.
Jhonatan Paiva
Mas no Destiny 2, pelo menos no PC, tem aquela opção de escala de resolução, você consegue rodar o jogo com qualidade 4k, mas mantendo a resolução no Full HD, mas não sei se no Destiny 2 do Stadia tem essa opção.
Jacques
Saiu um video bom esses dias sobre isso:https://www.youtube.com/wat...Tem uns 80ms pra mais em bastante jogos, em alguns isso dá pra relevar, em outros isso dai faz ficar bem chato de jogar.É tipo tentar jogar CS em servers gringos, com 120ms de ping, simplesmente não rola.
Andre Kittler
Eles podiam ter feito um lançamento pior? Tudo, em tudo eles erraram!* Esse console está oficialmente lançado para todos... os participantes de um grupo seleto. Hoje quem tem o stadia, francamente, tem qualquer outro console e naturalmente vai comparar.* Não existe UM motivo real atualmente para justificar a existencia dele* é um aparente beta que não está com essa observação* caro. E vindo de uma empresa do tamanho do google, que poderia simplesmente arcar com alguns bilhões por 1 ou 2 anos para fazer isso vingar... resolveram cobrar caro. Porque??* ah mas os problemas técnicos não são deles. São dos outros. Tipo tudo que ocorre no Android.* podiam esperar um pouco, fazer uma tal de "biblioteca de jogos" aparecer. Mas não, vamos fazer correndo.* muitos reports de Chromecast desligar por aquecimento. Mas para ver isso alguem dentro do google teria de testar... pra que né? Tem um monte de testes pronto para comprar assim que possível. O que pode dar errado, afinal... ?e deve ter maisPARABÉNS
Fabio Santos
Na época o povo discutia mais jogava de boa hoje perdem tempo entrando em configuração mexendo, vendo fps e quando vão ver perderam horas preciosas de jogatina.Eu era da turma do super Ness e ainda tenho meu console zoava o povo do mega Drive mais entre zoeiras o povo ligava e jogava.
tuneman
sempre houve disputa pra ver qual console tinha melhores gráficos.essa briga insuportável não é recente.
brunocabral
Teve um teste simulando banda menor. Pelo que parece o ping mais do que a banda será o vilão
Baidu feat MC Brinquedo
https://youtu.be/o6pf988yFS..."Launcher tested Google Stadia on a high-speed Internet Connection"Provável que tenha sido numa conexão fibrada de 1/1Giga (Conforme teste do speedtest).
Fabio Santos
O mimi da época do super Ness não deixava as pessoas horas configurando games como vejo meus primos mais novos.A molecada está toda doida pra achar o gráfico ideal.
Jefferson Rodrigues
Prefiro 1000x os graficos atuais.
tuneman
sempre houve mimimi por causa de gráficos!
Uriel Dos Santos Souza
Não vi ninguém reclamar de lags nos jogos, comandos que demoram a responder.
Só da imagem.
Jogos mais simples sem apelo a imagem vão de dar muito bem.
Uriel Dos Santos Souza
Não vi ninguém reclamar de lags nos jogos, comandos que demoram a responder. Só da imagem. Jogos mais simples sem apelo a imagem vão de dar muito bem.
Guilherme Bluhm
sim, esta bem abaixo das expectativas e olha que isso em condições ideias e com uma largura de banda fodida, mas convenhamos, reproduzir isso no navegador mesmo nesta situação e do caralho.
Guilherme Bluhm
sim, esta bem abaixo das expectativas e olha que isso em condições ideias e com uma largura de banda fodida, mas convenhamos, reproduzir isso no navegador mesmo nesta situação e do caralho.
Fabio Santos
Vídeo era bom no tempo do super ness, mega Drive os jogos eraM divertidos ninguém de fato ficava neste mimimi de gráfico aonde se perde de tempo com isto deixam de se divertir.
Fabio Santos
Vídeo era bom no tempo do super ness, mega Drive os jogos eraM divertidos ninguém de fato ficava neste mimimi de gráfico aonde se perde de tempo com isto deixam de se divertir.
Adriano Garcez
Achei que o problema da imagem que vi em alguns vídeos era por ser upada para o YouTube 2x no fim das contas: o streaming e depois o YouTube propriamente dito. Pelo visto o Stadia é isso mesmo: imagem lavada e com baixa definição.
Cortana ✔
P. Herrera
Sério, eu ñ estou surpreso com nada disso. 🤣🤷‍♂️Em quanto tempo o Google mata esse projeto?