Início » Jogos » Google Stadia responde à polêmica dos jogos “4K” que rodam em Full-HD

Google Stadia responde à polêmica dos jogos “4K” que rodam em Full-HD

Google Stadia faz streaming de jogos em 4K, mas eles nem sempre rodam nessa resolução: Destiny 2 é "esticado" a partir do Full-HD

Felipe Ventura Por

O Google Stadia foi lançado na semana passada, e quem testou o serviço de jogos na nuvem reparou que a qualidade de imagem não era tão boa quanto o prometido. É que alguns títulos são transmitidos em 4K, mas não rodam nessa resolução: Destiny 2 é “esticado” a partir de uma imagem Full-HD, por exemplo. O Google diz que cabe aos desenvolvedores renderizar os jogos em 4K.

Google Stadia na TV, notebook e celular

“Damos aos desenvolvedores a liberdade de obter a melhor qualidade de imagem e taxa de quadros no Stadia”, explica o Google. “Esperamos que muitos desenvolvedores possam continuar melhorando seus jogos no Stadia, e na maioria dos casos isso irá acontecer; como o Stadia vive em nossos data centers, eles podem inovar rapidamente.”

No comunicado à imprensa, o Google também afirma que “o Stadia faz streaming em 4K a 60 quadros por segundo, e isso inclui todos os aspectos do nosso pipeline gráfico do jogo para a tela: GPU, codificador e Chromecast Ultra têm saída em 4K para TVs 4K se a conexão à internet for adequada”.

Ou seja, se um jogo não está rodando em 4K, isso é responsabilidade do desenvolvedor, não do Google. No entanto, a empresa deu a entender que todos os jogos sempre rodariam nessa resolução.

“Todos os jogos no lançamento têm suporte a 4K”, disse Phil Harrison, chefe do Stadia, no Twitter. “Projetamos o Stadia para permitir 4K a 60 fps (com TV e largura de banda compatíveis). Queremos que todos os jogos rodem a 4K/60; mas às vezes, por razões artísticas, um jogo é 4K/30, então o Stadia sempre vai transmiti-lo em 4K/60 por codificação 2x.”

Comparação de Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e no Xbox One X (via @Nitomatta, clique para ampliar):

Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e Xbox One X

Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e Xbox One X

Red Dead Redemption 2 roda em 1440p no Google Stadia

A Bungie confirmou ao The Verge que Destiny 2 é renderizado em 1080p e passa por upsampling, aplicando “uma série de técnicas para aumentar a qualidade geral”. O jogo roda em configuração média, o que é algo decepcionante: o Google disse que o Stadia teria o poder de processamento gráfico do Xbox One X e PS4 Pro somados.

E o Digital Foundry, do Eurogamer, descobriu que Red Dead Redemption 2 roda a uma resolução de 1440p, sendo “esticado” para 4K durante o streaming. Além disso, ele sempre é transmitido a 30 quadros por segundo, menos que os 60 fps prometidos pelo Google.

A PC Gamer entrou em contato com as distribuidoras dos jogos atualmente à venda no Stadia, incluindo Ubisoft, Square Enix, Bethesda, Warner Bros e Rockstar. Só a Ubisoft respondeu.

Sobre Assassin’s Creed Odyssey, ela diz: “assim como ao renderizar em 4K no PC ou nos consoles de última geração, usamos resolução dinâmica com antialiasing temporal para manter uma taxa de quadros consistente”. Ou seja, a resolução não será 4K quando for necessário garantir que o jogo rode de forma fluida.

Quanto a Just Dance 2020, a Ubisoft afirma que o jogo “roda em 4K a 60 fps no Stadia; no Xbox One e PlayStation 4, estamos em 60 fps, mas não em 4K”. Ela explica que “os clipes de música não estão em 4K, mas a qualidade é a mesma no Stadia, X1 e PS4.”

Detalhe de Destiny 2 no Google Stadia (clique para ampliar):

Destiny 2 no Google Stadia

Detalhe de Destiny 2 no Xbox One X:

Destiny 2 no Xbox One X

Com informações: 9to5Google, PC Gamer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

phsodre

A prova de que esses jogos todos rodam usando upscaling, mesmo qnd dizem estar em 4k e mesmo que o console tenha o padrão nativo. Provavelmente o trabalho de upscaling dos consoles só é melhor que o do Stadia, mas não significa que seja 4k puro!

leoleonardo85

"Parece ser um caso de falta de testes concretos entre os devs e o Google."

O que é total culpa do Google, imagina se a Microsoft, Sony ou Nintendo não fizesse testes antes com desenvolvedores de lançar seus Hardwares.

E sim, o Harrison não é a pessoa mais confiável pra lançar um console ahaha

doorspaulo

Não estou dizendo que o Google é inocente.
Parece ser um caso de falta de testes concretos entre os devs e o Google.

Btw, não da pra confiar no Phil Harrison.

leoleonardo85

Todos os jogos no lançamento têm suporte a 4K", disse Phil Harrison, chefe do Stadia

Como ele ia cumprir isso limitando processamento? É a palavra dele, contra as ações dele.

Mateus Mou Gui
console já é meio bosta, console com game via stream fica mais bosta ainda...credo. fez foi piorar kkkk
Mateus Mou Gui

console já é meio bosta, console com game via stream fica mais bosta ainda...credo.
fez foi piorar kkkk

Jorge Luis

Pelo que entendo o preço inicial é esse porque vem com chromecast certo? Quando isso cair, o preço baixar e chegar no Br eu devo comprar provavelmente. Pelo pouco que vi ele roda liso e a neurose com a imagem eu não tenho, só quero mesmo me divertir. E esse deve ser o sentimento geral de quem não é gamer, se estiver significativamente mais barato que o xbox e o Ps, o pessoal vai comprar.

doorspaulo

Isso tem que ser conversado entre eles, mas a minha suspeita é essa.
No mínimo o Google falou "ó, tem 10TF pra cada instância", e os devs falaram que isso ia rodar tudo no talo do talo tranquilo, mas não consideraram o esforço em portar o jogo pra um sistema distribuído assim.

Isso claro, é apenas especulação.

Carlos Barbosa

Podem jogar a pá de cal, a comunidade gamer quando toma birra de um negocio não existe nada que tire a má impressão.

leoleonardo85

Se fosse isso o Google teria falado e não teria jogado a culpa nos desenvolvedores, desenvolvedor não tem nada a ver com isso.

doorspaulo

O médico cortou seu piu-piu ao invés da amígdala?
Não critique, faça melhor.

doorspaulo

A questão é que, cada instância, pode usar uma quantidade X de processamento.
Aí tem que balancear a qualidade para rodar naquele X.

Geral acha que, porque tá na nuvem, o jogo dele vai ter processamento infinito, mas não é assim que funciona.

doorspaulo

Calma mano

leoleonardo85

Ninguém capa um jogo sem querer, se tem um motivo pra isso, mas o motivo nunca vem do desenvolvedor.

leoleonardo85

Mas ai é por conta de clara limitação dos consoles.
Mas o Stadia tem Hardware na nuvem pra rodar tudo no Ultra sem engasgo.

Exibir mais comentários