Início » Jogos » Google Stadia responde à polêmica dos jogos "4K" que rodam em Full-HD

Google Stadia responde à polêmica dos jogos "4K" que rodam em Full-HD

Google Stadia faz streaming de jogos em 4K, mas eles nem sempre rodam nessa resolução: Destiny 2 é "esticado" a partir do Full-HD

Felipe Ventura Por

O Google Stadia foi lançado na semana passada, e quem testou o serviço de jogos na nuvem reparou que a qualidade de imagem não era tão boa quanto o prometido. É que alguns títulos são transmitidos em 4K, mas não rodam nessa resolução: Destiny 2 é "esticado" a partir de uma imagem Full-HD, por exemplo. O Google diz que cabe aos desenvolvedores renderizar os jogos em 4K.

Google Stadia na TV, notebook e celular

"Damos aos desenvolvedores a liberdade de obter a melhor qualidade de imagem e taxa de quadros no Stadia", explica o Google. "Esperamos que muitos desenvolvedores possam continuar melhorando seus jogos no Stadia, e na maioria dos casos isso irá acontecer; como o Stadia vive em nossos data centers, eles podem inovar rapidamente."

No comunicado à imprensa, o Google também afirma que "o Stadia faz streaming em 4K a 60 quadros por segundo, e isso inclui todos os aspectos do nosso pipeline gráfico do jogo para a tela: GPU, codificador e Chromecast Ultra têm saída em 4K para TVs 4K se a conexão à internet for adequada".

Ou seja, se um jogo não está rodando em 4K, isso é responsabilidade do desenvolvedor, não do Google. No entanto, a empresa deu a entender que todos os jogos sempre rodariam nessa resolução.

"Todos os jogos no lançamento têm suporte a 4K", disse Phil Harrison, chefe do Stadia, no Twitter. "Projetamos o Stadia para permitir 4K a 60 fps (com TV e largura de banda compatíveis). Queremos que todos os jogos rodem a 4K/60; mas às vezes, por razões artísticas, um jogo é 4K/30, então o Stadia sempre vai transmiti-lo em 4K/60 por codificação 2x."

Comparação de Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e no Xbox One X (via @Nitomatta, clique para ampliar):

Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e Xbox One X

Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e Xbox One X

Red Dead Redemption 2 roda em 1440p no Google Stadia

A Bungie confirmou ao The Verge que Destiny 2 é renderizado em 1080p e passa por upsampling, aplicando "uma série de técnicas para aumentar a qualidade geral". O jogo roda em configuração média, o que é algo decepcionante: o Google disse que o Stadia teria o poder de processamento gráfico do Xbox One X e PS4 Pro somados.

E o Digital Foundry, do Eurogamer, descobriu que Red Dead Redemption 2 roda a uma resolução de 1440p, sendo "esticado" para 4K durante o streaming. Além disso, ele sempre é transmitido a 30 quadros por segundo, menos que os 60 fps prometidos pelo Google.

A PC Gamer entrou em contato com as distribuidoras dos jogos atualmente à venda no Stadia, incluindo Ubisoft, Square Enix, Bethesda, Warner Bros e Rockstar. Só a Ubisoft respondeu.

Sobre Assassin's Creed Odyssey, ela diz: "assim como ao renderizar em 4K no PC ou nos consoles de última geração, usamos resolução dinâmica com antialiasing temporal para manter uma taxa de quadros consistente". Ou seja, a resolução não será 4K quando for necessário garantir que o jogo rode de forma fluida.

Quanto a Just Dance 2020, a Ubisoft afirma que o jogo "roda em 4K a 60 fps no Stadia; no Xbox One e PlayStation 4, estamos em 60 fps, mas não em 4K". Ela explica que "os clipes de música não estão em 4K, mas a qualidade é a mesma no Stadia, X1 e PS4."

Detalhe de Destiny 2 no Google Stadia (clique para ampliar):

Destiny 2 no Google Stadia

Detalhe de Destiny 2 no Xbox One X:

Destiny 2 no Xbox One X

Com informações: 9to5Google, PC Gamer.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mateus Mou Gui
console já é meio bosta, console com game via stream fica mais bosta ainda...credo. fez foi piorar kkkk
Uriel Dos Santos Souza
Não vi ninguém reclamar de lags nos jogos, comandos que demoram a responder. Só da imagem. Jogos mais simples sem apelo a imagem vão de dar muito bem.
Guilherme Bluhm
sim, esta bem abaixo das expectativas e olha que isso em condições ideias e com uma largura de banda fodida, mas convenhamos, reproduzir isso no navegador mesmo nesta situação e do caralho.
Fabio Santos
Vídeo era bom no tempo do super ness, mega Drive os jogos eraM divertidos ninguém de fato ficava neste mimimi de gráfico aonde se perde de tempo com isto deixam de se divertir.