Google Stadia responde à polêmica dos jogos “4K” que rodam em Full-HD

Google Stadia faz streaming de jogos em 4K, mas eles nem sempre rodam nessa resolução: Destiny 2 é "esticado" a partir do Full-HD

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Stadia na TV, notebook e celular

O Google Stadia foi lançado na semana passada, e quem testou o serviço de jogos na nuvem reparou que a qualidade de imagem não era tão boa quanto o prometido. É que alguns títulos são transmitidos em 4K, mas não rodam nessa resolução: Destiny 2 é “esticado” a partir de uma imagem Full-HD, por exemplo. O Google diz que cabe aos desenvolvedores renderizar os jogos em 4K.

“Damos aos desenvolvedores a liberdade de obter a melhor qualidade de imagem e taxa de quadros no Stadia”, explica o Google. “Esperamos que muitos desenvolvedores possam continuar melhorando seus jogos no Stadia, e na maioria dos casos isso irá acontecer; como o Stadia vive em nossos data centers, eles podem inovar rapidamente.”

No comunicado à imprensa, o Google também afirma que “o Stadia faz streaming em 4K a 60 quadros por segundo, e isso inclui todos os aspectos do nosso pipeline gráfico do jogo para a tela: GPU, codificador e Chromecast Ultra têm saída em 4K para TVs 4K se a conexão à internet for adequada”.

Ou seja, se um jogo não está rodando em 4K, isso é responsabilidade do desenvolvedor, não do Google. No entanto, a empresa deu a entender que todos os jogos sempre rodariam nessa resolução.

“Todos os jogos no lançamento têm suporte a 4K”, disse Phil Harrison, chefe do Stadia, no Twitter. “Projetamos o Stadia para permitir 4K a 60 fps (com TV e largura de banda compatíveis). Queremos que todos os jogos rodem a 4K/60; mas às vezes, por razões artísticas, um jogo é 4K/30, então o Stadia sempre vai transmiti-lo em 4K/60 por codificação 2x.”

Comparação de Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e no Xbox One X (via @Nitomatta, clique para ampliar):

Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e Xbox One X

Red Dead Redemption 2 no Google Stadia e Xbox One X

Red Dead Redemption 2 roda em 1440p no Google Stadia

A Bungie confirmou ao The Verge que Destiny 2 é renderizado em 1080p e passa por upsampling, aplicando “uma série de técnicas para aumentar a qualidade geral”. O jogo roda em configuração média, o que é algo decepcionante: o Google disse que o Stadia teria o poder de processamento gráfico do Xbox One X e PS4 Pro somados.

E o Digital Foundry, do Eurogamer, descobriu que Red Dead Redemption 2 roda a uma resolução de 1440p, sendo “esticado” para 4K durante o streaming. Além disso, ele sempre é transmitido a 30 quadros por segundo, menos que os 60 fps prometidos pelo Google.

A PC Gamer entrou em contato com as distribuidoras dos jogos atualmente à venda no Stadia, incluindo Ubisoft, Square Enix, Bethesda, Warner Bros e Rockstar. Só a Ubisoft respondeu.

Sobre Assassin’s Creed Odyssey, ela diz: “assim como ao renderizar em 4K no PC ou nos consoles de última geração, usamos resolução dinâmica com antialiasing temporal para manter uma taxa de quadros consistente”. Ou seja, a resolução não será 4K quando for necessário garantir que o jogo rode de forma fluida.

Quanto a Just Dance 2020, a Ubisoft afirma que o jogo “roda em 4K a 60 fps no Stadia; no Xbox One e PlayStation 4, estamos em 60 fps, mas não em 4K”. Ela explica que “os clipes de música não estão em 4K, mas a qualidade é a mesma no Stadia, X1 e PS4.”

Detalhe de Destiny 2 no Google Stadia (clique para ampliar):

Destiny 2 no Google Stadia

Detalhe de Destiny 2 no Xbox One X:

Destiny 2 no Xbox One X

Com informações: 9to5Google, PC Gamer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados