Início » Aplicativos e Software » Microsoft revela detalhes sobre apps para Surface Neo e Duo com tela dupla

Microsoft revela detalhes sobre apps para Surface Neo e Duo com tela dupla

Microsoft Surface Duo é celular com Android, e Surface Neo roda Windows 10X; desenvolvedores poderão usar as duas telas

Felipe Ventura Por

Em outubro, a Microsoft revelou a existência de dois dispositivos com tela dupla: o celular Surface Duo com Android, e o Surface Neo com Windows 10X. Agora, a empresa menciona os primeiros detalhes para desenvolvedores que quiserem aproveitar os dois displays: os apps atuais funcionarão em ambos os dispositivos, e haverá APIs específicas para utilizar a dobradiça de 360 graus.

Microsoft Surface Neo

Microsoft Surface Neo

Kevin Gallo, da Microsoft, explica no blog oficial que todos os aplicativos para Android na Play Store são compatíveis com o Surface Duo, e todos os programas para Windows podem rodar no Surface Neo. Além disso, todos os sites carregam normalmente nesses dispositivos. No entanto, os apps e as páginas da web poderão usar apenas uma das telas de cada vez.

“Seu código é importante e você não precisará começar novamente nesses dispositivos”, diz Gallo. “Nosso objetivo é facilitar ao máximo o funcionamento dos sites e aplicativos existentes em dispositivos de tela dupla.”

Claro, o desenvolvedor poderá aproveitar as duas telas se assim desejar. A Microsoft vai desenvolver um modelo comum que funcione nas ferramentas e frameworks já existentes no Windows e no Android.

“Estamos identificando as principais posturas e layouts em PCs dobráveis ou com tela dupla, para que você possa tirar proveito de ambos”, afirma Gallo. “Por exemplo, você poderá usar APIs para aprimorar seus aplicativos e usar recursos de tela dupla, como a dobradiça de 360 ​​graus.”

As APIs poderão ser usadas em aplicativos da Play Store, no caso do Surface Duo com Android; e programas UWP ou Win32 no Surface Neo com Windows 10X.

E quanto aos sites? Neste caso, a Microsoft se compromete a criar padrões e APIs para a web. Vale lembrar que a empresa utiliza o Chromium na versão mais recente do navegador Edge, e contribui para o projeto de código aberto do Google.

Por enquanto, o suporte a duas telas ainda se encontra em um estágio inicial. A Microsoft promete compartilhar mais detalhes com os desenvolvedores no início de 2020. Provavelmente teremos mais detalhes sobre o Windows 10X, que estará presente em notebooks e terá um novo menu Iniciar.

O Surface Neo e Duo estão previstos para serem lançados no final do ano que vem.

Microsoft Surface Duo

Microsoft Surface Duo

Com informações: Microsoft.

Tecnocast 130 – Os dobráveis chegaram

Eles estão entre nós! Os celulares dobráveis finalmente desembarcaram no Brasil. Nós já colocamos as mãos em todos eles e nesse episódio falamos sobre as nossas impressões. Será que vale a pena comprar um?

No segundo bloco falamos sobre a dificuldade em fazer reparos em aparelhos, devido ao alto custo das peças de troca. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Pra mim, o único problema do Android são as guiidelines de design, fora isso o sistema é ótimo para smartphones.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Perfeito, é isso mesmo. Surface Duo disputará mercado com o Galaxy Note: aparelhos com recursos focados em produtividade, seja por conta de uma caneta inteligente, seja por conta de duas telas que exibem cada uma um app diferente.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Acho o Razr bem bacana, também. Essa é a idéia: telas que dobrem para dentro.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Também gostei muito, mesmo que a solução para a tela seja uma "honesta" ao invés de uma "disruptiva", "inovadora" mas que teria problemas, como é o caso do Galaxy Fold, que tem uma tela muito sensível e frágil. Eu compraria tranquilamente esse Surface Duo.

Trovalds

Não é só você. Infelizmente o mercado se polarizou demais pra entrar um terceiro concorrente com peso suficiente pra vingar.

Uma pena. Adoraria ver um novo player...

Baio-kun

Ja vi gente colocando W10 completo no Lumia 950 XL. E impressionantemente rodou bem em um aparelho já defasado.

Marvin Humorado

cara, esses cujo a tela é uma so, da uma forte impressao de que vai estragar rapido. vai dar aquela sensação de nao ficar abrindo muito pra polpar a dobra. sem falar a grossura do negocio. o surface parece ter as medidas ideias e a solução da divisao não incomoda, inclusive da mais seguraça ao meu ver.

Trovalds

Certamente vai ser algo próximo ao que o mercado tem hoje. O Edge vai rodar com o "motor" do Chromium, então dificilmente vão criar algo proprietário.

Trovalds

Nokia Lumia? Ele chegou a ter builds do W10 mas como a própria MS fez as gentilezas que fez duvido muito que um dia eles voltem atrás e resgatem o projeto.

tuneman

já sonharam demais. pare de iludir-se.

Henrique Picanço

Não depois do Razr.

Luís Felipe
Rindo... quando descobrirem que não será preciso ter uma conta Google vinculada no aparelho para baixar os apps.
Luís Felipe

Rindo... quando descobrirem que não será preciso ter uma conta Google vinculada no aparelho para baixar os apps.

Sonhar de mais para que um dia a Microsoft coloque o Windows 10 em um celular?
(extremamente capado, é claro, pra nao estuprar bateria/processador)

Exibir mais comentários