Asus atualiza Zenfone 5Z para Android 10 com ZenUI 6

Asus distribui versão estável do Android 10 para Zenfone 5Z; celular recebe novidades do Google e remove recursos como ZeniMoji

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Asus Zenfone 5Z

A Asus está distribuindo a versão final do Android 10 para o Zenfone 5Z após uma fase beta: o celular ganha novidades do Google, como uma navegação diferente por gestos e suporte ao Project Mainline para receber atualizações de segurança através da Play Store. O update também remove recursos inúteis como ZeniMoji e Selfie Master.

No fórum ZenTalk, a Asus explica que o servidor envia o aviso de atualização para diferentes números de série em lotes, então pode demorar alguns dias até seu Zenfone 5Z receber o update.

Claro, se você quiser o Android 10 agora mesmo, vá em Configurações > Sistema > Atualizações do sistema para verificar se há um novo firmware disponível. Trata-se da versão 100.04.44.98 para o ZenFone 5Z (ZS620KL). A Asus recomenda fazer backup antes da instalação.

Estas são as principais mudanças da atualização:

  • o sistema roda a ZenUI 6 baseada no Android 10;
  • há suporte a atualizações de sistema através do Google Play;
  • Temas e Mobile Manager agora estão na lista de configurações avançadas;
  • foi removido o suporte a Twin Apps (que permite ter duas instalações de um mesmo aplicativo) para Arena of Valor, PUBG, Vainglory e Injustice 2;
  • foram removidos os seguintes recursos: Page Marker, ZeniMoji, Selfie Master, Beauty Live, Kids Mode, Easy Mode, configuração de animação do Tempo, carregamento IA, WebStorage e Go2Pay.

Asus Zenfone 5Z

A ZenUI 6 é bastante próxima da interface padrão do Android 10. A Asus removeu bloatware como o ZeniMoji (cópia do Animoji da Apple). E o Zenfone 5Z agora tem suporte ao Project Mainline: com ele, o Google consegue fornecer atualizações críticas de segurança através da Play Store, sem depender da fabricante para deixar o sistema mais protegido.

O Zenfone 5Z foi lançado com Android 8.0 Oreo e foi atualizado para o 9 Pie no início do ano. É bem provável que ele não receba novas versões do Android daqui para a frente.

O Zenfone 6 também foi atualizado para o Android 10, e o ROG Phone II deve ser o próximo.

Com informações: Asus, XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados