Início » Internet » Twitter vai remover contas inativas na União Europeia [atualizado]

Twitter vai remover contas inativas na União Europeia [atualizado]

O Twitter afirma que adotará a medida para mostrar informações "mais precisas e confiáveis"

Victor Hugo Silva Por

O Twitter pretende remover de seus sistemas as contas que não são usadas há muito tempo e começará a fazer isso em 11 de dezembro. Os usuários que não fizeram login na plataforma nos últimos seis meses receberam e-mails com alertas de que, a partir desta data, suas contas poderão ser removidas.

Atualização: na tarde desta quarta-feira (27), o Twitter informou que, por enquanto, a medida vale somente para a União Europeia. "Estamos começando com a UE em parte devido a regulações de privacidade locais (por exemplo, GDPR)".

A empresa também tratou dos questionamentos sobre contas de pessoas falecidas e garantiu que não removerá nenhum perfil até ter uma forma de transformá-los em um memorial. "Pedimos desculpas pela confusão e pelas preocupações que causamos", afirmou o Twitter. O texto original segue abaixo.

Twitter

As mensagens indicam que, para evitar a exclusão dos perfis, os usuários precisam acessar suas contas no Twitter antes de 11 de dezembro. O aviso também aponta que, para seguir utilizando a rede social, é preciso concordar com a nova versão de seus termos de uso.

"Estamos trabalhando para limpar contas inativas para mostrar informações mais precisas e confiáveis nas quais as pessoas possam confiar. Parte desse esforço é incentivar as pessoas a efetuarem login ativamente e usarem o Twitter quando registrarem uma conta", afirmou a empresa ao The Verge.

A plataforma afirmou que a remoção "ocorrerá durante muitos meses – e não apenas em um único dia", mas não revelou se os nomes de usuários das contas que serão removidas poderão ser adotadas por outras pessoas no futuro.

Além dos usuários que optaram por não seguir no Twitter, a medida interfere nas contas de pessoas falecidas. Hoje, a rede social não possui meios de tranformar o perfil de alguém que morreu em um memorial, como permite o Facebook.

"A equipe está pensando em maneiras de fazer isso", sinalizou o Twitter, ainda ao The Verge. Enquanto a solução não é liberada, as pessoas se movimentam para salvar os tweets de quem faleceu. Uma das iniciativas nesse sentido é a Twittering Dead, promovida por Jason Scott, do Internet Archive.

Em seu perfil no Twitter, ele convidou usuários a preencherem um formulário caso queiram criar um backup da conta de uma pessoa próxima. O projeto deverá ajudar a manter diversos perfis acessíveis mesmo após sua exclusão.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel P B
Oq não falta na internet é lista de cadastros vazados com todos os dados das pessoas.
Michael dos Santos
Robôs do Bolsonaro não curtiram isso.
Adrian Dérick
Os CPF's gerados não funcionam, pois quando se tenta criar algo que pede o CPF, ele pede junto a data de nascimento e outros dados.
Marmota Marota
Google: gerador de cpf
Jefferson Rodrigues
Eu sei.
Adrian Dérick
Se no Brasil fosse pedido o CPF para criar uma conta no Facebook, será que a quantidade de perfis falsos cairiam para zero?
Zé Colmedia
Não sei quanto as contas inativas mas referente as contas falsas já foram mais de 3,2 BILHÕES de contas desativadasTalvez ela queira dar uma de 'preocupada com a sociedade e propagadora do bem e da paz global'. kkkkkkkkkMe engana que eu gosto.
Adrian Dérick
Que o Facebook faça o mesmo.
Trovalds
A conta do Google vale pra todos os serviços, inclusive o YT.
Jeffersom
Esse perfil perfil deveria ser tombado como patrimônio da humanidade, ele ja preveu tudo que vai acontecer na terra por pelo menos uns 2000 anos
Zé Colmedia
O mesmo comigo, tem anos que não acesso um email e já foi cancelado faz vários anos, porém nunca mais consegui recriar com o mesmo endereço. Sempre diz que está indisponível.
João
Não podemos perder o Twitter do Dudu, o grande Príncipe Suíço!
Stark
O problema é que o Gmail não libera endereço deletado. Um ex-username meu que apaguei 13 anos atrás até hoje está indisponível.Por mais que eu odeie isso, tem uma certa lógica. O Outlook/Hotmail permite reaproveitar endereços. Minha namorada tinha um email antigo lá que não lembrava a senha e uma das opções de recuperação era enviar para outro email que havia sido colocado por ela na época.Pois bem, eis que o Outlook exibe o endereço de recuperação e ao tentar entrar no mesmo, era inexistente. Então, foi só criar outra conta com o mesmo endereço. Assim, ao solicitar a recuperação da senha, ele enviou para o endereço recriado e foi possível com a nova senha entrar no email que ela queria.
pedrowillyam
Eu lembro que mil anos atrás se eu passasse 1 mês sem usar Hotmail ele já cancelava a conta.
Jefferson Rodrigues
Principalmente, no YouTube.
Fábio
Verdade. Uma limpa dessas liberaria muitos users inativos no Gmail, por exemplo.
Zé Colmedia
Toda empresa deveria seguir esse exemplo, né Dona Google? kkkkkkkkkkkAcho que alguns youtubers perderiam alguns milhares/milhões de bots. rsrs
FastSloth87
ATENÇÃO MEU BRASIL!Precisamos salvar esse patrimônio histórico, aparentemente a conta não é usada faz mais de 1 ano. Não podemos viver sem os "tweets pra qualquer situação" do nosso querido Cunha! https://uploads.disquscdn.c...
VolksW4GNER
Que limpa que vão fazer então..