Início » Internet » Twitter suspende plano de remover contas inativas

Twitter suspende plano de remover contas inativas

O motivo? O Twitter precisa encontrar um jeito de manter perfis de usuários falecidos

Emerson Alecrim Por

Na quarta-feira (27), veio à tona a informação de que Twitter decidiu apagar contas inativas na sua plataforma. O procedimento poderia liberar nomes de perfis para usuários ativos e combater bots, por exemplo. Mas há um problema: o Twitter não sabe ao certo o que fazer com contas de pessoas falecidas. É por isso que a limpeza foi adiada.

O plano original consistia em eliminar contas que não são acessadas há mais de seis meses e, claro, notificar os usuários com alguma antecedência — a condição para o perfil não ser apagado era acessar a conta até 11 de dezembro, quando a limpeza iria ser iniciada.

Foto via Pixabay | Twitter

Pouco tempo depois, o próprio Twitter avisou que a medida valeria apenas para contas baseadas na União Europeia, destacando que a plataforma sempre teve uma política para contas inativas, mas que só agora ela começaria ser aplicada de forma consistente para o cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR).

Agora, nem isso. A empresa já estava sendo questionada sobre o que aconteceria com perfis de pessoas falecidas e indicou que essas contas não seriam removidas. Em vez disso, elas deveriam ser transformadas em uma espécie de memorial, tal como no Facebook.

Mas não é um processo simples identificar contas de usuários falecidos com precisão. É por isso que o Twitter decidiu adiar o plano: "nós não vamos remover contas inativas até criarmos um jeito de as pessoas memorizarem contas [criarem memoriais para perfis de falecidos]".

Questionado sobre quando isso aconteceria, o Twitter respondeu apenas que, por ora, não tem mais nenhuma informação para compartilhar sobre o assunto.

Com informações: The Next Web.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pattricia
Existem contas inativas lá do tempo do MSN, que as pessoas perderam o acesso, e não conseguem deletar
When it's done
Eu odeio essa coisa de memorial. É piegas e usa a imagem de pessoas sem autorizacao.por mim deveria ter uma lei proibindo esse tipo de coisa.
Felipe
Só pedir para o usuário fazer uma validação rápida do óbito
Keaton
Depende do perfil. Depende do conteúdo. Tem alguns muito bons. hahaha
P. Herrera
O perfil icônico do Eduardo Cunha tá salvo! UFA! Rs
João
As forças do preso político Eduardo Cunha foram suficientes para impedir essa atrocidade!!1!
Kazz
Ao contrário do Facebook, o Twitter é uma rede social de "small talk", pra jogar conversa fora, falar de coisas do momento que expiram em horas ou dias. Na maioria das vezes as coisas ditas lá não são diferentes de papo de bar, e geralmente os tweets envelhecem muito mal. Não vejo utilidade nenhuma em transformar um perfil nessa rede em "memorial".
Ramon
Tá parece um governo aí da política do volta atrás
X-Tudãoᴳᴼᵀ
E os presidiários também.