Em abril, a Intel desistiu de produzir modems 5G para celulares — essa divisão acabou sendo comprada pela Apple por US$ 1 bilhão —, mas isso não significa que o assunto morreu para a companhia: agora, o plano é levar redes do tipo a notebooks e desktops. Só que, para alcançar esse objetivo, a Intel decidiu unir forças com a MediaTek.
A parceria vai funcionar assim: a Intel irá definir especificações de 5G para implementação em PCs e a MediaTek irá desenvolver um modem para redes do tipo com base nesses parâmetros. Posteriormente, a Intel analisará o chip resultante para validá-lo e, se for o caso, otimizá-lo.
Também caberá à Intel usar a sua influência no mercado para convencer fabricantes de PCs a adotarem o modem 5G e atuar junto a essas empresas para garantir que o novo hardware funcione bem nos equipamentos. Isso significa que a Intel também responderá pelo fornecimento dos drivers do modem.
Essa trabalha não começará do zero. Na verdade, Intel e MediaTek basearão o projeto no modem Helio M70 5G, que foi desenvolvido originalmente para implementação em smartphones.
Na primeira olhada, a parceria deve trazer benefícios para as duas companhias (como tem que ser): a Intel fica livre para se focar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de sua plataforma de 10 nanômetros, por exemplo, enquanto a MediaTek ganha mais força em 5G, especialmente no mercado americano.
A escolha da MediaTek é um tanto óbvia para a Intel. As outras companhias que poderiam fechar esse tipo de parceria são Samsung, Huawei e Qualcomm. No entanto, as duas primeiras estão focadas em chips 5G para os seus próprios dispositivos. Já a parceria com a Qualcomm seria improvável por conta da sua rivalidade com a Intel.
Os primeiros notebooks e desktops baseados no novo modem 5G devem ser lançados em 2021.
Com informações: Ars Technica.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Um decisão extremamente acertada da Intel. Fica livre para suas atividades. Usa uma fabricante que apesar dos apesares, conseguiu fazer milagre para driblar os royaltes da concorrente e fazer um produto estável e barato. E ainda ajuda um player com menos participação de mercado a crescer, ganhar qualidade e desestabilizar o monopólio Qualcomm.
Tomara que aconteça o mesmo com as placas de rede para PC, tendo Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1 e chip eSIM 5G!!