Alguns clientes do Nubank estão usando um truque para adiar o pagamento da fatura sem ficarem sujeitos a juros: eles recorrem a carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay para quitar o boleto da fatura com o próprio limite do cartão de crédito. Outros fazem isso para depositar dinheiro na NuConta. A fintech diz que isso pode ser considerado indevido e pode levar ao cancelamento do cartão.
- Itaú libera app de pagamentos Iti para todos no Android e iPhone
- O que é Ame Digital? [como funciona e lojas parceiras]
Carteiras digitais permitem que você cadastre um cartão de crédito para fazer recarga de celular ou cartão de transporte, realizar pagamentos via QR Code em lojas físicas, e quitar boletos — às vezes com benefícios como desconto ou cashback.
Elas também deixam cadastrar um cartão de crédito do Nubank para pagar a própria fatura do Nubank. Ao fazer o pagamento através de uma carteira digital, o usuário basicamente adia o valor para o mês seguinte sem incorrer em juros.
Há também quem use as carteiras digitais para depositar dinheiro do Nubank na NuConta, novamente através de boleto. O cliente faz o pagamento através de outro aplicativo usando o crédito do Nubank, e é feita a “transferência” para a NuConta — novamente sem pagamento de juros.
Nubank pode cancelar cartão de quem usa esses truques
Em comunicado, o Nubank avisa: “o uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”.
Os termos do Nubank estabelecem que o cartão pode ser cancelado se houver “utilização indevida que desrespeite qualquer condição presente neste Contrato”. A empresa também pode fazer o cancelamento “a qualquer momento e sem a necessidade de especificar o motivo”; neste caso, ela avisará o cliente por escrito com 5 dias de antecedência.
O Nubank não proíbe o uso de carteiras digitais, mas sugere que elas sejam utilizadas para outros fins, incluindo “pagamentos de contas de consumo como boletos de água, luz e telefone”.
Nubank cobra juros de até 14% no crédito rotativo
A fintech diz que emitiu esse alerta “pensando em evitar problemas e proteger o orçamento financeiro de nossos usuários”. Esses truques também comprometem o modelo de negócios da empresa: isso permite adiar a fatura sem pagar juros de crédito rotativo, que variam entre 2,75% e 14% ao mês dependendo do cliente.
Para algumas pessoas, a NuConta oferece empréstimo a uma taxa média de 4,13% ao mês. Ao pagar boletos de depósito da NuConta através de carteiras digitais, o usuário basicamente recebe um empréstimo a juro menor ou zero. Não tente fazer nada disso, ou seu cartão do Nubank pode ser cancelado.
Comentários da Comunidade
Envie uma perguntaOs mais notáveis