Início » Telecomunicações » Brasil agora tem experiência de vídeo "boa" no 3G e 4G, diz Opensignal

Brasil agora tem experiência de vídeo "boa" no 3G e 4G, diz Opensignal

Opensignal diz que experiência de streaming de vídeo passou de razoável para boa; Brasil figura no 57º lugar entre 100 países

Lucas Braga Por

A Opensignal divulgou um relatório sobre a experiência de streaming de vídeo utilizando internet móvel, e as redes brasileiras atingiram um resultado considerado "bom": o país evoluiu 7,4 pontos em relação ao estudo anterior e atingiu pontuação de 57,4, figurando em 57º lugar no ranking. Em estudos anteriores, o Brasil estava na posição "razoável". A Claro tem a melhor qualidade, seguida pela TIM, Vivo e Oi.

Imagem: Pexels/Pixabay

No ranking da Opensignal, o Brasil está atrás da Jordânia (56º), México (46º), África do Sul (42º) e Argentina (39º), mas aparece na frente de alguns territórios das Américas, como Chile (63º), Colômbia (62º), Peru (70º) e até mesmo os Estados Unidos (68º).

Até o ano passado, nenhum país havia conquistado a categoria "excelente", que passa a contar com Noruega, República Tcheca, Áustria, Hungria e Holanda em 2019. Ainda assim, mesmo a Noruega, que alcançou o 1º lugar, ficou com a marca de 78,5 pontos na escala de 0 a 100.

Já os países com as piores experiências são Gana, Senegal, Uganda, Tanzânia, Algéria, Líbia, Afeganistão, Etiópia e Iraque, que estão do 92º ao 100º lugar.

Os dados foram coletados entre 1º de agosto e 30 de outubro de 2019, com 94 bilhões de medições em 37 milhões de dispositivos diferentes, incluindo redes 3G e 4G.

Claro possui melhor experiência de vídeo no Brasil

No relatório de experiências das redes móveis brasileiras divulgado em julho, a Claro era a operadora com o melhor resultado de experiência de vídeo com 56,9 pontos, seguida de TIM (54,3), Vivo (54,2) e Oi (45,5).

A Claro também ganhou o troféu nas categorias de velocidade de download e upload, enquanto a TIM ficou com a melhor disponibilidade de rede 4G e menor latência.

Com informações: Opensignal.

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva
EUA estão pior que o Brasil no ranking, estamos em 57 e EUA em 68, ou seja, liberar muitos GBs aos clientes piora a qualidade da internet.
Hemerson Silva
só aí que precisa colocar em modo avião, aqui a troca entre 3g e 4g flui normalmente.
Credulos
Ta bom va falar isso para Verizon e AT&T
Felipe Silva
Não tem como manter a velocidade alta e liberar muitos GBs barato, é um ou outro, eu prefiro velocidade pros momentos que preciso.
Jedielson Almeida
Nem fale, em pleno 2019 tendo que ficar trocando pro 3G pra fazer ligação e depois ter que entrar em modo avião pra poder voltar pra 4G é dose.
johndoe1981
Antes fosse só experiência pessoal. Sempre leio relatos aqui e nos fóruns diversos que a cobertura 4G da Tim, na média, não é tão boa quanto a da Claro e Vivo.
Alessandro
A minha também não está agradável, o sinal aqui na minha cidade, interior de Pernambuco, já era ok, mas agora em alguns lugares onde antes so pegava 3g agora nem 2g. E já tem 15 dias essa situação.
Mauricio Antunes
O problema da Claro para mim é a demora em liberar o VoLTE para os clientes.
Mauricio Antunes
O problema da Claro para mim é a demora em liberar o VoLTE para os clientes.
Rodolpho Camargo
Sua experiência pessoal não tem significância estatística.
RODRIGO
Se viesse de forma voraz e ampla o Google Station seria outra história!!!
André Vergílio
Uma pequena correção: Em português o correto é dizer Argélia em vez de Algeria.
wuhkuh
Mano a Claro que dominar tudo na América Latina, se brincar ela tem antena até dentro do Atlântico kkk
Credulos
Claro que sim, mas não é em todos os lugares ou em todas as situações que temos wifi disponível....
Fabio Santos
Tá tirando upload bom na claro é o pior que já vi e meu uso é bem pesado com envios de dados.
Antonio Júnior
Não tenho o que reclamar do 4G da Vivo. Pra mim é o melhor, principalmente no interior de São Paulo.Larguei a claro por ela, porque não dava certo. A claro pode até ter velocidade maior, porém disponibilidade de rede, péssima. Na vivo não vejo mais o celular em 3G, a não ser em ligações. Já na claro, entrou em lugar fechado, cai pra 3G facinho.
Antonio Júnior
Não tenho o que reclamar do 4G da Vivo. Pra mim é o melhor, principalmente no interior de São Paulo.
Larguei a claro por ela, porque não dava certo.
A claro pode até ter velocidade maior, porém disponibilidade de rede, péssima.
Na vivo não vejo mais o celular em 3G, a não ser em ligações. Já na claro, entrou em lugar fechado, cai pra 3G facinho.
Jefferson Rodrigues
A TIM me oferece cerca de 10MB, no 4G+. Não me canso de escrever isso. Kkkk
Jefferson Rodrigues
A TIM me oferece cerca de 10MB, no 4G+. Não me canso de escrever isso. Kkkk
Jefferson Rodrigues
Você não tem acesso ao Wi-Fi?
johndoe1981
TIM tem a melhor disponibilidade de 4G? Me engana que eu (não) gosto. Em Fortaleza às vezes peno pra conseguir abrir algum app de internet banking ou de pagamento, quanto mais assistir vídeo no YouTube. Difícil conseguir sinal em locais fechados também, como shoppings e supermercados.
Porto Velho
No 4G roda em 2,5K (meu celular não tem tela 4K) numa boa.
Credulos
Para mim o problema nunca foi velocidade do 4G, aqui a Vivo e TIM sempre se saíram muito bem nesse quesito, o problema são o preço dos GBs, pacotes minúsculos....Hoje uso o Vivo easy e quando quero aproveitar um serviço como Youtube compro a diária, melhor maneira de aproveitar o serviço sem meus GBs irem embora com o piscar dos olhos.