Brasil agora tem experiência de vídeo “boa” no 3G e 4G, diz Opensignal

Opensignal diz que experiência de streaming de vídeo passou de razoável para boa; Brasil figura no 57º lugar entre 100 países

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Imagem: Pexels/Pixabay

A Opensignal divulgou um relatório sobre a experiência de streaming de vídeo utilizando internet móvel, e as redes brasileiras atingiram um resultado considerado “bom”: o país evoluiu 7,4 pontos em relação ao estudo anterior e atingiu pontuação de 57,4, figurando em 57º lugar no ranking. Em estudos anteriores, o Brasil estava na posição “razoável”. A Claro tem a melhor qualidade, seguida pela TIM, Vivo e Oi.

No ranking da Opensignal, o Brasil está atrás da Jordânia (56º), México (46º), África do Sul (42º) e Argentina (39º), mas aparece na frente de alguns territórios das Américas, como Chile (63º), Colômbia (62º), Peru (70º) e até mesmo os Estados Unidos (68º).

Até o ano passado, nenhum país havia conquistado a categoria “excelente”, que passa a contar com Noruega, República Tcheca, Áustria, Hungria e Holanda em 2019. Ainda assim, mesmo a Noruega, que alcançou o 1º lugar, ficou com a marca de 78,5 pontos na escala de 0 a 100.

Já os países com as piores experiências são Gana, Senegal, Uganda, Tanzânia, Algéria, Líbia, Afeganistão, Etiópia e Iraque, que estão do 92º ao 100º lugar.

Os dados foram coletados entre 1º de agosto e 30 de outubro de 2019, com 94 bilhões de medições em 37 milhões de dispositivos diferentes, incluindo redes 3G e 4G.

Claro possui melhor experiência de vídeo no Brasil

No relatório de experiências das redes móveis brasileiras divulgado em julho, a Claro era a operadora com o melhor resultado de experiência de vídeo com 56,9 pontos, seguida de TIM (54,3), Vivo (54,2) e Oi (45,5).

A Claro também ganhou o troféu nas categorias de velocidade de download e upload, enquanto a TIM ficou com a melhor disponibilidade de rede 4G e menor latência.

Com informações: Opensignal.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados