Vivo vende 1,9 mil torres de celular por R$ 641 milhões

Telxius é uma empresa controlada indiretamente pela Telefónica da Espanha, dona da Vivo

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Vivo vendeu 1.909 torres de telefonia móvel para a Telxius, uma empresa de infraestrutura que gerencia torres para antenas de celular. O valor do negócio foi de R$ 641 milhões e precisa de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em comunicado ao mercado, a Vivo diz que a transação “tem como objetivo otimizar a alocação de capital da Companhia, gerando valor aos seus acionistas” e assegura a continuidade da prestação dos serviços de telefonia móvel. A Telxius passa a ser responsável por todos os alugueis e manutenções dos imóveis onde as torres estão localizadas.

O negócio foi firmado pouco tempo depois do anúncio do novo plano estratégico da Telefónica, que desistiu e venderá as operadoras dos países de língua espanhola da América Latina. A operadora espera arrecadar 2 bilhões de euros em receita adicional até 2022, e se concentrará nos negócios da Vivo no Brasil e das operadoras europeias, presentes na Alemanha, Espanha e Reino Unido.

A Telxius é uma empresa indiretamente controlada pela espanhola Telefónica, que também é dona da Vivo no Brasil. A companhia se posiciona como uma “fornecedora neutra”, permitindo que outras operadoras utilizem suas torres para colocar antenas. Em 2019, cerca de 50% das novas torres construídas pela empresa foram feitas para operadoras concorrentes da Vivo.

82% das torres adquiridas estão localizadas em áreas urbanas, sendo que 52% delas se concentram nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso permitirá que a Telxius tenha mais relevância no futuro, principalmente com a chegada da tecnologia 5G, que exige mais antenas.

Ao todo, a empresa já adquiriu mais de 3.000 torres apenas no ano de 2019, somando um parque de 20.000 unidades em seis países. Já são mais de 1.000 projetos de construção e a taxa de ocupação atual de cada ativo da empresa é de 1,1x.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados