Início » Jogos » Mapas CS GO: aprenda os nomes das posições

Mapas CS GO: aprenda os nomes das posições

Aprenda os nomes das posições nos mapas de CS GO, e aprenda a coordenar as suas partidas competitivas com mais facilidade

Ronaldo Gogoni Por

Os mapas de CS GO possuem uma série de nomes de posição, muito úteis para coordenar a comunicação entre os times. Esses nomes foram adotados pela comunidade e são os mais usados em partidas competitivas; é importante conhecê-los.

Valve / Counter-Strike: Global Offensive / mapas cs go

Nomes das posições em mapas de CS GO

Cada região dos mapas de CS GO possuem nomes ou callouts, que são dados pelos jogadores e podem ou não se tornarem populares com o passar do tempo. Para quem joga de forma competitiva, é importante conhecer esses nomes como forma de se coordenar em time ou de saber do que os narradores estão falando numa transmissão.

A seguir, você confere os mapas de CS GO e os nomes descritos de cada uma de suas regiões. Lembre-se apenas que eles são os mais usados no match making e não são regra, podendo variar.

1. Cache

Valve / Counter-Strike: Global Offensive / mapas cs go

Cache foi um dos mapas mais novos, tendo sido criado pela comunidade para o CS: Source e estreou em CS GO em 2013, durante a Operação Bravo. É um dos mapas mais populares, mas foi removido do competitivo na atualização de março de 2019, dando lugar ao mapa Vertigo.

2. Cobblestone

Valve / Counter-Strike: Global Offensive / mapas CS GO

O mapa Cobblestone é um dos mais antigos da franquia, tendo sido criado em 1999, e por muito tempo foi um dos mais usados nas partidas online. Com texturas que lembram um castelo, ele foi substituído pelo mapa Dust2 no modo competitivo em abril de 2018.

3. Dust2

Valve / Counter-Strike: Global Offensive / mapas cs go

O mapa Dust2 é uma versão revista do clássico Dust, presente desde CS 1.6 e considerado o mapa mais famoso do jogo. Incluído em CS GO em 2017, passou para o modo competitivo em abril de 2018, tomando o lugar do mapa Cobblestone. Curiosamente, a posição "Coqueiro" faz referência a uma árvore que existia ali na versão do CS: Source, mas foi removida depois. O nome, porém, ficou.

4. Inferno

Valve / Counter-Strike: Global Offensive / mapas cs go

O mapa Inferno, também bastante antigo, é um dos que detém os nomes mais curiosos. A posição "Banana", por exemplo, é chamada assim porque em CS: Source, o corredor era levemente curvo (como uma banana) e pintado de amarelo. Já a "Carro" tinha um carro mesmo, que foi depois removido, tal qual a "Coqueiro" em Dust2. Por fim, a região "NIP" é uma referência a uma tática famosa do time Ninjas em Pyjamas (NiP), no CS 1.6.

5. Mirage

Valve / Counter-Strike: Global Offensive

O mapa Mirage é um dos que foram criados exclusivamente para CS GO, mas não é totalmente original: trata-se de uma adaptação do mapa de_cpl_strike, desenvolvido pela comunidade. Ele originalmente usava diversas texturas do Dust2, mas foi retrabalhado e ganhou um novo visual.

6. Nuke

Valve / Counter-Strike: Global Offensive

O mapa Nuke, que também é bem antigo, passou por diversas atualizações desde que foi incluído em CS GO, incluindo mudanças nas posições. Presente desde a versão original de Counter-Strike, ele continua bastante popular.

7. Overpass

Valve / Counter-Strike: Global Offensive

Assim como Mirage, Overpass é outro mapa incluído pela primeira vez em CS GO, mas diferente do primeiro, é totalmente original. Por ser o mapa mais novo, ele traz uma série de nomes comuns, embora já tenha sido palco de alguns acontecimentos interessantes em torneios, referenciados por grafites.

8. Train

Valve / Counter-Strike: Global Offensive

Outro mapa presente desde a primeira versão de Counter-Strike, Train também passou por alterações ao longo dos anos, como por exemplo a região abaixo da posição "Vagão 5", conhecida como "Bomb Antigo". Isso acontece porque ali era a posição original da bomba A, em CS 1.6 e CS: Source.

9. Vertigo

Valve / Counter-Strike: Global Offensive

O mapa Vertigo é outro entre os mapas antigos, presente desde CS e integrado a CS GO em 2012. Em março de 2019, ele entrou para o competitivo no lugar do mapa Cache. Entre as curiosidades, vale citar o helicóptero que fica pairando o mapa e se afasta se você atirar nele, e a posição "Sanduíche", que recebe esse nome por causa da disposição dos geradores, que pode encurralar quem tenta entrar em "Bomb B".