O Kali Linux, distribuição voltada para pesquisadores de segurança, foi atualizado recentemente com dois recursos bem bacanas: um deles imita a interface do Windows 10 para não chamar a atenção das pessoas ao redor. O sistema também ganhou compatibilidade com saída HDMI, teclado e mouse Bluetooth ao rodar a partir de um celular Android.
- Por que o Google quer adotar o kernel Linux “puro” no Android?
- Afinal, a distro SUSE Linux é paga ou gratuita?
A versão mais recente do Kali Linux (2019.4) trocou o ambiente de desktop: em vez do Gnome, ele traz o Xfce por padrão, que consome menos recursos. A equipe de desenvolvimento aproveitou para criar um novo tema mais moderno e para “fazer algo divertido”.
Trata-se do modo “Undercover”: ele muda a barra de tarefas para a parte inferior, altera a aparência das janelas, e adota os ícones do Windows 10 para que o sistema fique bastante parecido com o da Microsoft.
Por que fazer isso? O blog oficial explica que isso pode ser útil para quem trabalha em locais públicos e não quer chamar a atenção das pessoas ao redor. “Talvez você não queira que o distinto dragão Kali seja visto por todos, nem que perguntem o que você está fazendo. Então, criamos um pequeno script que mudará seu tema Kali para parecer uma instalação padrão do Windows.”
O modo Undercover pode ser ativado através do terminal, com o comando “kali-undercover”; ou buscando pela opção “Kali Undercover Mode” no menu principal.
Vale lembrar que o Windows 10 permite instalar distribuições do Linux para facilitar o trabalho de desenvolvedores: isso é feito através da Microsoft Store para o Ubuntu, OpenSUSE, SLES (SUSE Linux Enterprise Server), Debian e Kali.
Kali Linux roda em celulares com Android
O Kali Linux 2019.4 também ganhou outra novidade: o NetHunter Kex permite conectar o dispositivo Android a uma saída HDMI, teclado sem fio e mouse Bluetooth para obter uma experiência de desktop.
“Com um celular potente o bastante, isso é como usar um bom desktop ARM portátil com recursos completos e que cabe no seu bolso”, diz o blog oficial. Já era possível instalar o Kali em dispositivos Android há muitos anos, mas agora ele se aproxima do “modo PC” que o Ubuntu planejava para smartphones (o projeto foi cancelado).
Para instalar o Kali no Android, é necessário baixar uma ROM seguindo as instruções neste link.
O Kali Linux é um projeto de código aberto que é mantido e financiado pela Offensive Security, empresa que trabalha com “hacking ético” — ou seja, com ciberataques simulados para testar a segurança de um sistema.
Com informações: Bleeping Computer.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Já eu uso Windows 10 com interface do Kali pra assustar o pessoal.
Aí perde a graça, pô. O da hora é tocar o terror com o wallpaper mostrando o logo da distrito bem grande.
Finalmente não vou mais precisar ficar explicando que eu estou invadindo o servidor da empresa para roubar dados de negociações fraudulentas e tentativas de evasões fiscais, agora eles vão continuar achando que eu estou trabalhando no Windows e ninguém mais aqui do congresso nacional vã desconfiar de nada!
"minha mãe ficou brava pra krl.". heuahueaheuHEUHAUHUEHAU.
Nessas horas a gente percebe como o Windows é feio.
Vc ter um sistema altamente customizável e escolher justamente um tema feio desse é complicado
Ficou muito bem feito o tema, de longe um dos temas mas parecidos com o Windows 10, poderia outras distros também usarem desse mesmo recurso afim de ajudar quem está acostumado com o Windows a migrar para o Linux com mais facilidade.
Nesse caso você teria todos os recursos necessários para hackear em testes internos sem precisar carregar um notebook por exemplo, a ideia é para quem usa de forma profissional e não uso doméstico e por esse motivo parece estranho para você mas possuí grades utilidades.
São zumbis mortadela...
Não imita o Windows 10 só nisso, aliás.
Testes de invasão a partir do computador a smartphones e vice-versa.
Por que alguém iria querer rodar um linux em cima do android? O que poderia ser feito no primeiro que não pode no segundo?
Sem dúvida a distro preferida diz muito sobre a pessoa
Pessoal ultimamente tá chato mesmo, não entendi o downvote só por citar Mr. Robot
Quem lembrou de Mr Robot de salve ae!
Como dizia Raul Seixas: Tente outra vez.. Bom já é a distro linux com melhor visual da atualidade.
Deixei o Elementary OS num pc meio lerdo em casa e o povo amou, quando fiz upgrade e botei o windows(pra jogar) minha mãe ficou brava pra krl.
Mint e Elementary realmente são excepcionais pra usuários leigos ou que não vão fuçar tanto no sistema
Já testei diversas distro as duas melhores Mint e elementary Os, na minha opinião.