Início » Jogos » PlayStation entra para Guinness como marca de console mais vendida

PlayStation entra para Guinness como marca de console mais vendida

A Sony vendeu mais de 450 milhões de unidades desde o lançamento da linha, em 1994

Victor Hugo Silva Por

O PlayStation entrou para o Guinness ao atingir o recorde de linha de console mais vendida de todos os tempos. Desde o lançamento, as quatro gerações do video game da Sony venderam mais de 450 milhões de unidades pelo mundo.

Foto por InspiredImages/Pixabay

A marca registrada no livro dos recordes considera as vendas até 7 de novembro e foi anunciada no dia do aniversário de 25 anos da linha. O PlayStation foi lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e vendeu 100 mil unidades apenas no primeiro dia.

O video game mais vendido da história é o PS2, com 155 milhões de unidades. Em seguida, está o PS4, que, em outubro, chegou a 102,8 milhões de unidades vendidas. O console superou a primeira geração do PlayStation, que vendeu 102,5 milhões de unidades.

O PS3, por sua vez, vendeu 87,4 milhões. Os dados se referem ao balanço divulgado pela Sony no terceiro trimestre de 2019. Como o recorde abrange as vendas até novembro, os números para os consoles mais recentes são ainda maiores.

Para marcar os 25 anos do PlayStation, o iFixit desmontou a primeira versão do console, que foi vendida apenas no Japão. Os primeiros modelos chegariam aos outros países, incluindo o Brasil, somente em setembro de 1995.

O aparelho contava com uma estrutura bem simples, com CPU de 32 bits, 2 MB de RAM e portas para cartões de memória com 1 MB de armazenamento.

A linha deve aumentar suas vendas em breve. Não só pelas unidades que ainda estão sendo produzidas, mas pelo aguardado PlayStation 5. O novo console deverá ser lançado no final de 2020 com uma série de mudanças.

PlayStation (Foto: iFixit)

Foto: iFixit

Com informações: Sony, CNET, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .

meu filho,, ai nao vnede ps5 pro

zoiuduu .

sempre me admiro,,, snes foi lançado em 1991,, e o ps1 foi lançado em 1994,, é como se o ps5 fosse lançado em 2016 e o ps6 lançasse ano que vem

Mestre

As vendas dos consoles atuais já estão estagnando. Por isso eles já estão projetando a próxima geração.

Mestre

Gostei da fórmula kkk

johndoe1981

A Sony fez por merecer o sucesso da linha PlayStation. Espero que o Xbox Scarlett faça mais sucesso que o Xbox One para equilibrar melhor a disputa.

Love & Peace
A Sony merece muito isso, os poucos erros que ela tem, até a Nintendo está copiando, e piorando tbm...
Love

A Sony merece muito isso, os poucos erros que ela tem, até a Nintendo está copiando, e piorando tbm...

Love

Acho que eles já sacaram que a parcela do público que tem foco em 4K é mínima, por mais que tenham vendido razoavelmente bem o PS4 Pro, mas eu chuto que ele vendeu mais por causa do HD maior, e não por causa do 4K.

M3M

A equação é muito simples, acima de qualquer fanboyolismo: a marca teve mais acertos do que erros em sua história, e como o mercado é restrito a algumas poucas marcas, atualmente três, qualquer erro da concorrência faz uma delas disparar na frente. Simples assim.

Vamos ver se eu consigo montar a fórmula:

(Acertos - erros) x erros da concorrência = sucesso da marca

ochateador

Por um bom senso, não seria melhor lançar a nova geração apenas em 2022 ou 2023 ?
Ofereceria tempo para as TV de 4k e 8k entrarem no mercado, tempo para oferecer melhores conexões de internet, tempo para desenvolver e otimizar o hardware (rodar 4k ou 8k de forma nativa sem upscaling), além do principal que é montar desde já uma robusta infraestrutura em nuvem para as partidas online (e lojinha).