Início » Internet » Por que você deveria usar 'espaço' nas suas senhas

Por que você deveria usar 'espaço' nas suas senhas

Por que você deveria usar 'espaço' nas suas senhas e como criar senhas mais longas e difíceis de serem descobertas

Melissa Cruz Cossetti Por

Se sua senha é formada por apenas uma palavra, a melhor opção para torná-la mais segura pode ser aumentá-la —  é hora de atualizar para uma "senha de várias palavras" ou "frase senha". Com mais palavras em jogo, por que não, usar a barra de espaço?

haidan-soendawy-espaco-teclado-unsplash

Por que usar a barra de espaço nas senhas?

Kiersten Todt, diretor do Cyber Readiness Institute e ex-consultor de segurança cibernética do governo Obama, disse ao Business Insider que "Password é uma palavra um pouco equivocada. O que você realmente deveria usar é uma passphrase".

Errado ele não está.

Ainda de acordo com Todt, torne a sua frase secreta a mais longa e difícil possível. Usando de três a quatro palavras para serem seguras e cinco já são muito seguras.

Seguindo o raciocínio de usar várias palavras, não há problema em usar espaços para separar palavras na sua "frase senha". Nem todas as plataformas aceitam o uso da barra de espaço, mas muitos sites importantes, como Google e Facebook, o aceitam como caractere de senha válido. O Google apenas pede que a senha não comece ou termine com um espaço em branco. No meio, ele é aceito como todo caracter ASCII é.

O espaço nos ajuda a lembrar da senha como uma frase comum, que você escreve todos os dias e atua como mais um caractere aleatório no meio da senha completa.

Uma "passphrase" é mais forte que uma "password" porque, sendo maior, aumenta a entropia ou a quantidade de aleatoriedade, dificultando a adivinhação por bots.

Diferentemente das senhas complexas de uma só palavra, mas com muitos caracteres especiais, é fácil lembrar as senhas frasais. Os criadores do ProtonMail, um serviço de "e-mail seguro", dizem que as senhas com várias palavras são uma solução para o problema de que nós, humanos, somos ruins em criar boas senhas e depois lembrar.

O que é uma passphrase?

Recapitulando, uma passprhase é quando uma senha que usa uma série de palavras, separadas por espaços ou não. Embora passwords geralmente contenham mais caracteres do que as passphrases, as "frases senhas: contêm menos "componentes" (quatro palavras fáceis de lembrar em vez de, digamos, 12 caracteres aleatórios). Isso torna mais fácil para os humanos lembrarem como "CavaloAzul na CasaQueVoa" ou "desafina e cante errado comigo". Seja criativo.

Passprhase é mais seguro?

ProtonMail-password-vs-passphrase

Passwords e passphrases (com ou sem espaço) podem ser seguras se você estiver usando um gerenciador de senhas. No entanto, se você estiver criando uma nova senha que deve ser lembrada de cabeça, é mais recomendado usar uma "frase secreta".

Como criar uma boa passphrase?

  1. Quatro palavras devem ser suficientes;
  2. Não escolha frases populares ou provérbios;
  3. As palavras devem ser o mais aleatórias possível;
  4. Use uma senha única para cada conta que você possui. 

Google dá mais dicas

"Para você, uma senha forte pode ser algo fácil de memorizar, mas, para outra pessoa, ela precisa ser quase impossível de adivinhar". Precisam ter no mínimo 8 caracteres.

No Gmail, não use uma senha que:

  • seja particularmente fraca, por exemplo, "senha123";
  • já tenha sido usada na sua conta anteriormente;
  • comece ou termine com um espaço em branco;

Como criar senhas longas no Gmail

As senhas longas são mais fortes. Tente usar uma série de palavras significativas para você ou uma abreviação usando a primeira letra de cada palavra da frase escolhida.

Não use palavras e padrões comuns

Também tente evitar:

  • palavras e frases óbvias como "senha" ou "deixemeentrar";
  • sequências como "abcd" ou "1234";
  • Padrões de teclado, como "qwerty" ou "qazwsx".

Com informações: Protonmail, BI e Google

Mais sobre: