Google Assistente ganha integração com Nubank, Banco do Brasil, iFood e Rappi

Google Assistente para Android permite ver saldo e realizar transferências na NuConta do Nubank e no Banco do Brasil

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Assistente

O Google Assistente para Android está ganhando mais recursos em português: você poderá usar o comando “OK Google” para ver seu saldo e realizar transferências na NuConta do Nubank e no Banco do Brasil; além de pedir delivery e acompanhar seu pedido no iFood e Rappi. A Amazon Alexa também oferece integração com alguns serviços no Brasil.

Para usar o Google Assistente com o Nubank, basta ter o aplicativo instalado no Android e estar logado. Então, é possível dizer comandos como “Ok Google, transferir 20 reais para o João no Nubank” ou “quero ver o saldo no Nubank”. Você pode fazer o mesmo com o Banco do Brasil.

Como exemplo, o Google menciona o comando “pagar a fatura do meu cartão Nubank”. Isso abre o app do Nubank diretamente na tela que permite fazer isso, sem ter que navegar pela interface até chegar a ela.

Google Assistente e Nubank

Com Nubank e Banco do Brasil, é possível solicitar transferências bancárias, consultas de saldos de conta, consulta de faturas de cartão de crédito, e pagamentos de contas. No caso do iFood e Rappi, você pode dizer “acompanhar meu pedido” ou “pedir pizza”; neste último caso, ele abre a busca do aplicativo correspondente.

Eu testei esses comandos em um Moto Z com Android 9 Pie e versões atualizadas dos apps Google, iFood e Nubank, mas os comandos do Assistente não funcionaram: em vez disso, eles me levaram para a busca na web. Imagino que isso esteja sendo distribuído aos poucos para os usuários.

Google Assistente e iFood

iFood tinha integração com Amazon Alexa antes do Google

Essa integração com o iFood foi prometida em julho de 2018 para “os próximos meses”, mas acabou demorando. Na época, o Google também disse que seria possível usar o Assistente para chamar um carro pela 99 ou comprar uma entrada de cinema pelo Ingresso.com — mas isso ainda não está disponível.

Walquiria Saad, líder de parcerias de produto para o Google Assistente no Brasil, diz em comunicado que esse tipo de integração “é uma tecnologia aberta, que qualquer desenvolvedor de aplicativos no sistema Android poderá implementar em seus serviços”.

Desde outubro, o iFood tem integração com a assistente Amazon Alexa em alto-falantes Echo. É possível dizer “Alexa, falar com o iFood” e realizar um pedido ou acompanhar o status da entrega. No Brasil, a Alexa também oferece skills para o Spotify, Deezer, Uber, Cinemark e Sky.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados