Início » Aplicativos e Software » Google Assistente ganha integração com Nubank, Banco do Brasil, iFood e Rappi

Google Assistente ganha integração com Nubank, Banco do Brasil, iFood e Rappi

Google Assistente para Android permite ver saldo e realizar transferências na NuConta do Nubank e no Banco do Brasil

Felipe Ventura Por

O Google Assistente para Android está ganhando mais recursos em português: você poderá usar o comando “OK Google” para ver seu saldo e realizar transferências na NuConta do Nubank e no Banco do Brasil; além de pedir delivery e acompanhar seu pedido no iFood e Rappi. A Amazon Alexa também oferece integração com alguns serviços no Brasil.

Google Assistente

Para usar o Google Assistente com o Nubank, basta ter o aplicativo instalado no Android e estar logado. Então, é possível dizer comandos como “Ok Google, transferir 20 reais para o João no Nubank” ou “quero ver o saldo no Nubank”. Você pode fazer o mesmo com o Banco do Brasil.

Como exemplo, o Google menciona o comando “pagar a fatura do meu cartão Nubank”. Isso abre o app do Nubank diretamente na tela que permite fazer isso, sem ter que navegar pela interface até chegar a ela.

Google Assistente e Nubank

Com Nubank e Banco do Brasil, é possível solicitar transferências bancárias, consultas de saldos de conta, consulta de faturas de cartão de crédito, e pagamentos de contas. No caso do iFood e Rappi, você pode dizer “acompanhar meu pedido” ou “pedir pizza”; neste último caso, ele abre a busca do aplicativo correspondente.

Eu testei esses comandos em um Moto Z com Android 9 Pie e versões atualizadas dos apps Google, iFood e Nubank, mas os comandos do Assistente não funcionaram: em vez disso, eles me levaram para a busca na web. Imagino que isso esteja sendo distribuído aos poucos para os usuários.

Google Assistente e iFood

iFood tinha integração com Amazon Alexa antes do Google

Essa integração com o iFood foi prometida em julho de 2018 para “os próximos meses”, mas acabou demorando. Na época, o Google também disse que seria possível usar o Assistente para chamar um carro pela 99 ou comprar uma entrada de cinema pelo Ingresso.com — mas isso ainda não está disponível.

Walquiria Saad, líder de parcerias de produto para o Google Assistente no Brasil, diz em comunicado que esse tipo de integração “é uma tecnologia aberta, que qualquer desenvolvedor de aplicativos no sistema Android poderá implementar em seus serviços”.

Desde outubro, o iFood tem integração com a assistente Amazon Alexa em alto-falantes Echo. É possível dizer “Alexa, falar com o iFood” e realizar um pedido ou acompanhar o status da entrega. No Brasil, a Alexa também oferece skills para o Spotify, Deezer, Uber, Cinemark e Sky.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Porto Velho

Seria útil se ela falasse o saldo ou desse pra pedir comida diretamente por comando de voz, mas são só atalhos pras áreas dos aplicativos.

johndoe1981
Eu testei esses comandos em um Moto Z com Android 9 Pie e versões atualizadas dos apps Google, iFood e Nubank, mas os comandos do Assistente não funcionaram: em vez disso, eles me levaram para a busca na web.

Basicamente é sempre assim com a Cortana.

Higo

Tô aqui imaginando a equipe do Google Home correndo para recuperar o terreno perdido para a Amazon Alexa. Enquanto isso, já tenho 3 echos espalhadas pela casa. E não pretendo migrar para o Home e desperdiçar o investimento.

Otávio

Testei aqui e não funcionou. No assistente do celular por voz também não funciona, pois estou no mesmo cômodo do Home Mini e ele dá preferência para o Home e interrompe o assistente do celular. Digitando o comando por texto no celular funcionou.

Bri Fonseca

Eu testei agora em um LG K10 Pro e funcionou o Nubank, abriu direto no saldo.

richardsonvix

Inútil para nubank pelo menos, você tem a etapa de autenticação, dá na mesma dizer abrir o aplicativo nubank.

Lucas Carvalho
você pode dizer "acompanhar meu pedido" ou "pedir pizza"; neste último caso, ele abre a busca do aplicativo correspondente


No meu caso funcionou quando eu disse "Pedir pizza pelo iFood"
e sobre a Nubank só funcionou o saldo.

Francisco

Nenhum funcionando. No caso do iFood como citado na matéria, ele abre a busca no app. Nubank abre o app e Uber mostra resultado da web. Diz pra Sra. Walquiria Saad pra conversar com o pessoal do Deezer e fazer ele funcionar no Assistente. Nesse ponto o Alexa tá dando de 1000, lá faz tudo. No Assistente só funciona "TOCAR MUSICA NO DEEZER", mas se pedir alguma lista ou cantor específico, a assistente diz que não faz isso, etc. Com o lançamento da ALEXA aqui a Google tá correndo atrás do atraso, pois tudo é bem lento nessas implementações e a interpretação dos pedidos bem falha. Run, Google, Run!!!

Byte

No Google home não rolou!

LekyChan

apenas abre o app

LekyChan

provavelmente não, pois ele simplesmente abre os apps na tela correspondente.

LekyChan

no meu Redmi Note 4X já esta funcionando, acabei de testar
Uma pena que ele apenas abre o app, seria melhor se o assistente mostrasse sem abrir o app

Leumas Ninguem

Será que funciona no Google Home Mini?

Lucas Klain
Mas as respostas vem direto na tela do app ou ele apenas abre o app na função já correspondente ?
Lucas Klain

Mas as respostas vem direto na tela do app ou ele apenas abre o app na função já correspondente ?

Exibir mais comentários