Como conectar seu fone de ouvido na TV [com ou sem fios]

Acompanhe em nosso guia detalhado como conectar seu fone de ouvido na TV, seja ele com ou sem fios e em diversos casos de uso

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Bokskapet / garoto com headphone na frente da TV / Pixabay / fone de ouvido tv

Conectar o fone de ouvido na TV pode parecer uma tarefa simples, mas ela varia bastante dependendo de uma série de fatores: se seu televisor é antigo ou recente, o tipo do seu fone (se com ou sem fios) e como você pretende usa-lo, se para assistir TV, jogar ou com set-top boxes e outros acessórios de streaming. Veja cada caso de uso.

Como conectar o fone de ouvido na TV

Há duas formas de conectar seu fone de ouvido na TV, dependendo do modelo ser com ou sem fios, e mesmo cada um dos métodos têm variações. Saiba como escolher.

1. Com fios

Fones de ouvido USB são em geral incompatíveis com TVs de qualquer tipo, mas os modelos com conectores P2 estéreo são aceitos sem cerimônia, independente de ser um modelo auricular baratinho ou um headphone circumaural de primeira linha. No entanto, é o televisor que vai determinar como você deve fazer para conectar o seu acessório.

Em modelos de TVs mais antigas, é possível encontrar um conector P2 dedicado a fones de ouvido como na foto abaixo, herança de seus ancestrais de tubo (CRT). Se este for o seu caso não tem segredo, é só espetar o fone com cabo longo e começar a ouvir.

Saída para fone de ouvido em TV antiga / fone de ouvido tv

Com o tempo, as TVs foram abandonando esse conector, mas você pode usar uma solução intermediária, que são as portas RCA para áudio em dispositivos externos.

Na foto acima, são os dois conectores circulares da ponta direita, sendo o vermelho o áudio do lado direito e o branco o do lado esquerdo (em dispositivos de áudio mono antigos, apenas o branco era usado).

No entanto, para usar essas portas você vai precisar de um cabo com duas pontas RCA macho e um conector P2 fêmea (abaixo) ou um adaptador com as mesmas conexões. Com um deles em mãos, você só precisa conectar o fone na porta P2 e ligar o cabo/adaptador nas portas de áudio da TV.

Cabo P2 fêmea/2x RCA macho / fone de ouvido tv

No entanto, há chances de que você tenha uma TV recente e, nesse caso, as portas RCA podem não estar presentes. Resta usar a saída de áudio digital, esta sim presente em todos os aparelhos modernos. Na primeira imagem, trata-se do conector quadrado ao lado da porta P2.

Assim como no caso das portas RCA, você vai precisar de um acessório adicional, no caso um DAC (Digital-to-Analog Converter), um conversor para transformar o sinal digital que sai da sua TV em um sinal analógico, que seu fone de ouvido pode reproduzir (abaixo).

DAC / fone de ouvido tv

Para usar o DAC, basta conecta-no na rede elétrica, o cabo digital saindo da TV em uma ponta e o fone de ouvido na outra (alguns modelos não trazem a porta P2, mas acompanham um cabo P2 fêmea/2x RCA macho).

Por fim, você pode usar dispositivos conectados à sua TV que permitam usar fones de ouvido com fio em seus acessórios, como:

  1. Set-top boxes: Os controles remotos do nVidia Shield e do Roku Ultra, bem como o gamepad do Amazon Fire TV possuem portas P2 (vale conferir o da operadora de TV a cabo);
  2. Consoles de videogame: Os controles do PS4 e do Xbox One também possuem a entrada, enquanto o Nintendo Switch traz o conector P2 no topo do console. Fones USB também funcionam, bastando liga-los diretamente às respectivas portas nos três consoles (no Nintendo Switch, em uma porta USB do dock).

2. Sem fios

Sony WH-XB900N

Aqui as coisas complicam um pouco, novamente dependendo do modelo da sua TV. As mais recentes estão saindo de fábrica com Bluetooth, o que facilita bastante as coisas para fones compatíveis, basta parear e usar normalmente.

Se a sua TV não possui Bluetooth, será preciso usar outros métodos:

  1. Bluetooth via adaptadores: Um adaptador Bluetooth USB resolverá a maioria dos seus problemas. Existem diversos modelos compatíveis com TVs, e basta conecta-lo a uma porta USB disponível e configura-lo. Feito isso, é só parear o fone com o adaptador e pronto;
  2. Bluetooth via set-top box: Se você possui um set-top box que suporte streaming de áudio via Bluetooth, basta parear ambos acessórios e usar a caixinha com os fones;
  3. Bluetooth via consoles de videogame: Em geral, você vai precisar de um adaptador Bluetooth USB compatível com seu PS4, Xbox One ou Nintendo Switch, para só então parear o fone. Certos modelos podem ser conectados sem precisar do adaptador, como os produzidos especificamente para consoles, mas esses fones são mais raros e caros;
Seinheiser RS120
Sennheiser RS 120 II: transmissão via infravermelho
  1. Bluetooth via soundbar: Alguns modelos de soundbar oferecem conexão Bluetooth para outros dispositivos, no caso de estar conectado a uma TV via cabo óptico. Neste caso, você pode parear o seu fone com o dispositivo e o som será retransmitido. Verifique nas especificações da soundbar se ela oferece tal facilidade;
  2. Infravermelho: Certos modelos de fone de ouvido, como o Sennheiser RS 120 II acima, possuem transmissão de áudio sem fio via infravermelho, mas para isso eles vêm acompanhados de um transmissor, que deve ser conectado à TV nas portas óptica, RCA ou P2, dependendo do modelo. No entanto, estes fones são bem incomuns.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Fones de Ouvido na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados