WhatsApp from Facebook: novo nome aparece no app para Android e iPhone

WhatsApp exibe mensagem "do Facebook" na tela de abertura e nas configurações; Instagram será o próximo no Android e iPhone

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp from Facebook no Android e iPhone

Diversos usuários do Brasil e de outros países repararam nos últimos dias que o WhatsApp agora exibe a mensagem “from Facebook” na tela de abertura e nas configurações. É uma mudança que vem sendo preparada em beta desde o mês passado, e que está sendo implementada na versão estável do aplicativo para Android e iPhone. O Instagram será o próximo.

O WhatsApp já exibia o aviso “do Facebook” desde agosto na versão beta, dentro das configurações. Então, em novembro, a empresa lançou uma nova identidade visual — FACEBOOK — que vem sendo adotada em todos os aplicativos.

Esse logotipo já aparecia na tela de início do WhatsApp e WhatsApp Business, na parte inferior, em suas versões beta; agora, ele também está na versão estável para Android (2.19.352) e para iOS.

O objetivo do Facebook é esclarecer qual é a empresa por trás do Instagram, WhatsApp, Oculus e outros serviços. Não é todo mundo que sabe disso, como mostram algumas mensagens de brasileiros no Twitter: “eu que só descobri q o Facebook é dono do WhatsApp hoje”; “Pera, Facebook comprou o Whatsapp???”; “o whats agora é do face, ou sempre foi?”.

WhatsApp e Facebook

Isso não é exclusividade do Brasil. Nos EUA, uma pesquisa do Pew Research Center perguntou se Instagram e WhatsApp faziam parte do Facebook: 22% das pessoas disseram “não” e 49% não tinham certeza. Alguns tweets em inglês ilustram isso, por exemplo: “toda vez que eu abro o WhatsApp ele diz ‘from Facebook’, o FB comprou o WhatsApp?! Eles são donos agora?”.

WhatsApp e Instagram pertencem ao Facebook há anos

O WhatsApp foi adquirido pelo Facebook em 2014 após um investimento total de US$ 22 bilhões. Seus cofundadores, Jan Koum e Brian Acton, deixaram a empresa após alguns anos: Acton, inclusive, apoia a campanha #DeleteFacebook.

O Instagram também faz parte do Facebook desde 2012, após ser comprado por US$ 1 bilhão. Seus cofundadores, Kevin Systrom e Mike Krieger, saíram da empresa no ano passado após uma disputa com o CEO Mark Zuckerberg. Alguns usuários já veem o logotipo “from FACEBOOK” na tela de início do app:

Instagram from Facebook no Android

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados