Início » Aplicativos e Software » Apple explica por que iPhone 11 sempre rastreia localização do usuário

Apple explica por que iPhone 11 sempre rastreia localização do usuário

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max monitoram local do usuário por causa do chip Apple U1, cuja tecnologia não é permitida em todo país

Felipe Ventura Por

A Apple diz que o iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max sempre monitoram o local do usuário, mesmo que esse recurso esteja desligado, por causa do chip U1: ele utiliza uma tecnologia de banda ultralarga que não é permitida em todos os países, e precisa ser desativada dependendo do lugar. Uma atualização futura do iOS terá a opção de desligar totalmente os serviços de localização.

Apple iPhone 11 - Review

Tudo começou quando o pesquisador de segurança Brian Krebs descobriu que o iPhone 11 Pro coleta o local do usuário mesmo quando o usuário desativa os Serviços de Localização nos ajustes. Há relatos no fórum de suporte da Apple desde setembro, comentando sobre o assunto como se fosse um bug.

O site KrebsOnSecurity recebeu uma resposta da Apple: a empresa disse apenas que isso era um “comportamento esperado” e que não havia implicações de segurança. Então, dois dias depois — e após muitas especulações — ela resolveu informar mais detalhes.

Apple precisa desligar chip U1 em alguns países

Esse “comportamento esperado” tem a ver com o chip U1, que faz reconhecimento espacial para encontrar outros iPhones ao redor com a mesma tecnologia. Isso serve atualmente para agilizar a transferência de arquivos via AirDrop, mas deve ser utilizado no futuro em Apple Tags para localizar objetos.

Essa tecnologia de banda ultra larga (ultra wideband) “está sujeita a requisitos regulatórios internacionais que exigem que seja desativada em determinados locais”, explica um porta-voz da Apple ao TechCrunch. “O iOS usa os Serviços de Localização para ajudar a determinar se o iPhone está nesses locais proibidos, a fim de desativar a banda ultra larga e cumprir os regulamentos.”

A Apple diz que não coleta o local do usuário; o reconhecimento é feito localmente no iPhone 11. Will Strafach, especialista em segurança do iOS, conta no Twitter que realizou uma análise e “não há evidências” de que quaisquer dados de localização sejam enviados para um servidor.

O iOS ganhará uma forma de desativar totalmente os serviços de localização — o que também vai desativar o chip U1, mesmo em países onde ele for permitido.

Com informações: TechCrunch, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

raphael_silva

Me diz uma coisa, o que te garante que quando tu desliga as coisas eles realmente desligam? :)

Sabe porque os especialistas em segurança digital usam aqueles celulares flip que dá pra tu tirar a bateria?

Para de se incomodar com isso ou se tu realmente se preocupa tira a sua foto do Disqus e deleta todas as suas redes sociais pra começar.

Antony

Mas quem disse que estou tranquilo com x ou y? Só estou dizendo que um recurso no celular, que tem opção de desligar, não desliga, simples. Por isso que celulares voltados à privacidade e segurança vem com hardware switch, pra não ter ativação "acidental" de um recurso que vc desligou.

raphael_silva

O recurso não vai pra fora, não sai do seu celular cara. Com tuas fotos no Google Images e no Facebook tu tá tranquilo rs

raphael_silva

Google Maps :D

Sim, o Google utiliza o Google maps para mapear redes wifi com o seu carro.

Quando o carro passa na rua ele vai pegando as redes wifi e anotando a localização onde aquela rede wifi fica disponível e depois quando o seu celular aparece as redes ele sabe exatamente onde tu tá.

Lembrando que o modo avião hoje nem desliga mais o wi-fi.

https://www.theguardian.com...

Felipe Carvalho Dal Piccolo

Cara, você precisa se preocupar com a identidade na web. Isso sim é preocupante.

Antony

Interessante você desabilitar um recurso e o recurso continuar ativo "porque é pro teu bem"

Wendel Schelhan

Mas como exatamente isso é possível? Pois eu só consigo pensar em duas possibilidades: ou o Modo Avião não desativa de fato os receptores de sinal ou existe algum outro sensor que eles utilizam.

Felipe Carvalho Dal Piccolo

O rastreio não deveria ser desativado nunca. Seria excelente, na minha opinião por questões de furto.

Credulos

Sim, Google, Microsoft e qualquer empresa americana faz isso e faz muito, Apple não seria diferente... Mas a noia maior mesmo é quando é os Chineses....Huawei e Xiaomi não podem. Questão que todos lhe rastreiam, o problema é você não poder escolher se deve ser rastreado ou não.

raphael_silva
Por alguém ficaria puto com algo que não sai do seu celular? Google rastreia você mesmo com localização off e modo avião e não vejo ninguém putinho.
raphael_silva

Por alguém ficaria puto com algo que não sai do seu celular?

Google rastreia você mesmo com localização off e modo avião e não vejo ninguém putinho.

Jairo ☠️
Como sempre o culpado é o usuário, sempre ele.
Jairo ☠️

Como sempre o culpado é o usuário, sempre ele.

Will F.

Ahhhh taaaa....

Filhos da Pvta !! so depois que alguem descobre !